Cadeia de valor: o que é, benefícios e como implementar na sua empresa

Veja como a cadeia de valor pode agregar mais qualidade aos produtos e serviços do seu negócio, gerando mais valor ao consumidor.
Tayrane
20/12/2022 | 8 min
cadeia de valor

Todo gestor pensa em como fazer seus produtos ou serviços se destacarem e ainda gerar lucro. Esse é o sonho de todas as empresas.

Embora seja fácil de pensar, não é tão fácil de realizar. Então, o que separa as empresas que chegam ao topo daquelas que quebram? 

As empresas são bem-sucedidas ou falham por vários motivos, mas um dos motivos mais poderosos é sua vantagem competitiva.

Nesse sentido, uma cadeia de valor é um modelo que ajuda as empresas a determinar sua vantagem competitiva e refinar suas práticas de negócios para operar com máxima eficiência e as maiores margens de lucro possíveis.

Continue a leitura para descobrir mais sobre a cadeia de valor, vantagens e como implantar na sua empresa.

O que é cadeia de valor?

A cadeia de valor é um modelo de negócios usado para analisar todas as atividades de uma empresa envolvidas no processo de criação de um produto ou serviço. Ou seja, desde a ideia inicial até chegar ao produto final a ser vendido. 

Sendo assim, as empresas podem usar o modelo de cadeia de valor para fortalecer sua proposta de valor e ampliar sua margem de lucro com mais eficiência e menos custos.

O conceito de cadeia de valor foi descrito pela primeira vez em 1985 pelo professor da Harvard Business School Michael Porter, em seu livro “Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior”.

Porter divide a análise da cadeia de valor em cinco atividades primárias e quatro atividades secundárias. Essas análises juntas criam um valor maior do que o custo de realizar essas atividades individualmente. 

De maneira geral, existem duas maneiras de melhorar o valor em uma cadeia de valor. São eles: 

  • Aumentar o valor social de uma empresa e produtos por meio da qualidade e da credibilidade da marca para que os consumidores comprem mais;
  • Diminuir os custos de um produto e produção para incentivar os clientes a comprar mais e ampliar as margens de lucro.

Também é possível usar a análise da cadeia de valor para ajudar a aumentar o lucro, buscando melhorias em atividades específicas nas linhas de vendas e produção.

Ao aumentar o valor ou diminuir os custos com base na cadeia de valor de uma empresa, cria-se uma vantagem competitiva no mercado e aprimora as estratégias de vendas.

Levando em conta a rapidez com que as tendências mudam no mundo dos negócios, o fato do conceito da cadeia de valor criado por Porter há décadas atrás ainda ser usado, mostra como ele funciona e o quanto beneficiou as empresas ao longo dos anos.

Como a cadeia de valor funciona?

A estrutura da cadeia de valor ajuda as empresas a identificar e agrupar suas próprias funções em atividades primárias e secundárias.

Analisar essas atividades e subatividades, além dos relacionamentos entre elas, ajuda as organizações a entendê-las como um sistema de funções relacionadas. 

Também é possível analisar individualmente cada uma para avaliar se o resultado de cada atividade ou subatividade pode ser melhorado em relação ao custo, tempo e esforço exigidos.

Confira como funciona as atividades primárias e secundárias da cadeia de valor: 

Atividades primárias

As atividades primárias contribuem para a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas atividades incluem o seguinte:

  • Operações de entrada: é o gerenciamento interno de recursos que vem de fontes externas, como fornecedores externos e outras fontes da cadeia de suprimentos. Esses recursos externos que entram são chamados de “insumos” e podem incluir também matérias-primas;
  • Operações de saída: atividades e processos que transformam entradas em saídas, ou seja, o produto ou serviço vendido pela empresa que é entregue para os clientes;
  • Logística: é a entrega das saídas para os clientes. Esses processos podem envolver sistemas de armazenamento, coleta e distribuição aos clientes. Isso inclui o gerenciamento de sistemas internos, por exemplo;
  • Marketing e vendas: atividades como publicidade e construção de marca, que buscam aumentar a visibilidade, atingir um público maior e comunicar por que um consumidor deve comprar um produto ou serviço;
  • Serviço: atividades como atendimento ao cliente e suporte, que reforçam um relacionamento de longo prazo com os clientes.

Como os problemas de gerenciamento costumam ser relativamente fáceis de identificar aqui, as atividades primárias bem gerenciadas costumam ser a vantagem de custo de uma empresa. Isso significa que a empresa pode produzir um produto ou serviço a um custo menor do que seus concorrentes.

Atividades secundárias

As seguintes atividades secundárias contemplam as várias atividades primárias, sendo:

  • Aquisição e compras: encontrar novos fornecedores, manter relacionamentos com fornecedores, negociar preços e outras atividades relacionadas a trazer os materiais e recursos necessários para construir um produto ou serviço;
  • Gestão de Recursos Humanos: a gestão de pessoas inclui funções como contratação, treinamento, construção e manutenção de uma cultura organizacional, além de manter relacionamentos positivos com os funcionários;
  • Desenvolvimento de tecnologia: atividades como pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de TI e segurança que constroem e fomentam o uso da tecnologia por uma empresa;
  • Infraestrutura da empresa: atividades necessárias da empresa, como jurídico, gerenciamento geral, administrativo, contábil, financeiro, relações públicas e garantia de qualidade.

Quais os benefícios da cadeia de valor?

A estrutura da cadeia de valor permite que as empresas entendam e analisem onde a eficiência de custo é boa ou ruim dentro da organização. 

Embora possa parecer muito trabalhoso revisar todas as atividades da empresa para determinar sua vantagem competitiva, essa percepção faz a diferença. Assim como KPIs e relatórios informam suas operações e estratégias de vendas, uma análise mais abrangente da cadeia de valor traz muitos benefícios, sendo: 

  • Melhora a tomada de decisão para várias atividades do negócio;
  • Permite diagnosticar pontos de ineficácia para pensar em ações de correção;
  • Possibilita compreender as ligações e dependências entre as diferentes atividades e áreas do negócio;
  • Torna possível otimizar as atividades para maximizar a produção e minimizar as despesas organizacionais;
  • Potencialmente criar uma vantagem de custo sobre os concorrentes.

Como implementar a cadeia de valor?

Implementar a análise da cadeia de valor ajuda a empresa a identificar os fatores que criam ou prejudicam a eficiência de custos em seu modelo de negócios.

Ao passar por uma análise da cadeia de valor, as empresas devem considerar a estrutura como um ponto de partida, e não como um processo completo do início ao fim.

Confira alguns dos passos que as empresas podem seguir para entender suas cadeias de valor:

1. Identifique as subatividades de cada uma de suas atividades primárias

Como vimos anteriormente, as atividades diretas são atividades que criam valor por conta própria. Por exemplo, observe a atividade principal da logística. Uma atividade direta pode ser buscar fornecedores de novas matérias-primas.

Já as atividades indiretas dão suporte às atividades diretas e permitem que elas funcionem sem problemas. 

Olhando novamente para a atividade direta  (buscar novos fornecedores de matérias-primas) a atividade indireta para apoiá-la pode ser manter um registro atualizado das informações de contato do fornecedor.

2. Identifique as subatividades de cada uma de suas atividades secundárias

Ao revisar as atividades secundárias, tente encontrar subatividades que também complementam as atividades principais.

Lembre-se: o objetivo das atividades secundárias é dar suporte às atividades primárias, portanto, quando estiver procurando por subatividades, elas devem se encaixar no suporte às primárias.

3. Encontre links entre todas as atividades

A maioria, senão todas, as ações que uma empresa realiza impactam outros setores. É preciso identificar esses links para que aproveitá-los.

Por exemplo, se uma empresa está escolhendo um fornecedor, vários fatores podem afetar o processo, então é preciso se fazer perguntas como:

  • Você já trabalhou com eles antes?
  • O que eles estão cobrando?
  • Onde eles estão localizados?
  • Quão rápido eles podem entregar as matérias-primas?

Responder a essas perguntas ajudará você a evitar ir com o fornecedor errado. Por exemplo, você não gostaria de escolher um fornecedor com uma distância de transporte ou trânsito mais longa. Isso impactaria negativamente a taxa de produção, o que influencia o preço do produto. Isso, por sua vez, afeta o público-alvo, o que impacta as vendas em geral.

4. Descubra oportunidades para aumentar o valor ou diminuir os custos

Depois de estabelecer uma lista abrangente de links e atividades, tente encontrar oportunidades para aumentar o valor para o cliente ou diminuir os custos da empresa. 

Este também é o momento de procurar atividades que não agregam valor significativo, como um software desatualizado que ainda está sendo pago.

Também avalie os relacionamentos e veja quais ainda fazem sentido. Nem todas as relações de negócios são feitas para durar, então use sua equipe de desenvolvimento de negócios para cortar os laços que já não trazem vantagem. 

Conclusão

Dicas de otimização podem ser úteis para colocar a estratégia em prática, mas o segredo para gerenciar sua cadeia de valor está em utilizar um CRM.

Embora as cadeias de valor sejam úteis, elas exigem a análise e o rastreamento de uma grande quantidade de dados em toda a empresa.

Por isso, com um software de CRM, é possível rastrear dados e comunicações automaticamente, o que torna o processo de cadeia de valor muito mais eficiente. 

Com o Ploomes, maior empresa de CRM da América Latina, você consegue organizar todos os processos da empresa com muito mais controle e entender seus processos com muito mais profundidade. Conheça o Ploomes.

Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.