Taxa de retenção de clientes: o que é e como calcular?

A taxa de retenção mostra quantos clientes sua empresa reteve em um período de tempo. Saiba como calculá-la!
Tayrane
26/09/2023 | 7 min

A taxa de retenção de clientes é um dos principais indicadores para o sucesso de qualquer negócio. Ela não apenas reflete a capacidade da sua empresa em atrair clientes para vendas, mas também de mantê-los engajados e satisfeitos a longo prazo. 

Conquistar um novo cliente é apenas o primeiro passo, mantê-lo fiel à sua marca é o desafio real. Pensando nisso, a Ploomes preparou este conteúdo para explicar de uma vez por todas o conceito de taxa de retenção de clientes.

O que é a taxa de retenção de clientes?

A taxa de retenção de clientes é uma métrica que mede a capacidade de uma organização manter seus clientes ao longo do tempo. No B2B, ela representa a porcentagem de contratos que continuam ativos durante um período específico, em comparação com o número total de clientes no início. 

Ela não apenas reflete a qualidade do produto ou serviço oferecido, mas também a experiência geral do cliente, incluindo atendimento ao cliente, suporte pós-venda e a capacidade da empresa em antecipar e atender às necessidades em evolução do cliente.

Qual a importância da taxa de retenção de clientes?

Uma alta taxa de retenção indica a satisfação dos clientes, lealdade e a eficácia das estratégias de fidelização. Manter esse indicador saudável é fundamental para o crescimento sustentável da empresa, pois consumidores fiéis tendem a gastar mais, recomendar a marca e contribuir para o sucesso a longo prazo.

A manutenção desses clientes é mais rentável do que a busca por novos. Além disso, monitorar e melhorar constantemente essa métrica ajuda as empresas a fortalecer sua posição no mercado.

Como calcular a taxa de retenção de clientes?

Calcular a sua taxa de retenção é simples. Basta seguir o passo a passo descrito abaixo:

1- Escolha o período de tempo

Decida qual é o período que deseja analisar. Geralmente, isso pode ser mensal, trimestral ou anual, dependendo do ciclo de negócios da sua empresa.

2- Identifique o número de clientes no início do período

Comece contando quantos clientes você tinha no início do período escolhido. Vamos usar um exemplo: digamos que no início do ano, você tinha 500 clientes.

3- Identifique quantos clientes foram mantidos

No final do período, conte quantos desses clientes iniciais ainda estão fazendo negócios com você. Digamos que, ao final do ano, você ainda tenha 450 desses 500 clientes.

4- Calcule a taxa de retenção

Use a fórmula:

Taxa de retenção = clientes mantidos/clientes iniciais x 100

No exemplo descrito nos passos anteriores, a conta ficaria assim:

  • 450/500 x 100 = 90%.

Ou seja, houve uma retenção de 90% dos clientes no período analisado. Esse é um ótimo número.

Como aumentar a taxa de retenção de clientes?

Agora que você sabe o que é a taxa de retenção de clientes, qual sua importância e viu como é simples calcular, chegou o momento de entender como aumentá-la.

Veja as dicas que separamos para ajudar você com isso:

1- Entenda os seus clientes

Antes de implementar qualquer estratégia, é fundamental compreender quem são seus clientes, as necessidades deles, desejos e comportamentos de compra. Realize pesquisas de mercado, colete feedback regularmente e analise os dados para obter informações valiosas e que vão ser úteis na sua estratégia.

2- Ofereça um ótimo atendimento

O atendimento excepcional ao cliente é uma das chaves para a retenção, afinal, ninguém gosta de ser tratado com desrespeito ou falta de interesse. Treine sua equipe para ser prestativa, ágil e cortês. Resolva problemas e reclamações rapidamente e certifique-se de que o seu público se sinta valorizado.

3- Personalize a jornada de compra

Utilize dados para personalizar a experiência do cliente. Recomende produtos ou serviços com base em seus históricos de compra, envie comunicações personalizadas e relevantes, como e-mails de aniversário ou ofertas exclusivas.

4- Invista em uma comunicação ativa

Mantenha seus clientes informados sobre atualizações, ofertas especiais e notícias relevantes por meio de diferentes canais de comunicação, como e-mail, mídias sociais e mensagens de texto. A comunicação regular ajuda a manter a marca na mente do público.

5- Crie programas de fidelidade

Crie programas de fidelidade que recompensem os clientes por fazerem negócios com você de forma consistente. Isso pode incluir descontos, brindes ou acesso a eventos exclusivos.

6- Melhore a qualidade do seu produto ou serviço

Certifique-se de que seu produto ou serviço atenda ou exceda as expectativas dos clientes. Esteja aberto a feedback e faça melhorias contínuas com base nas sugestões recebidas por quem usa suas soluções.

7- Simplifique o processo de compra

Facilite ao máximo o processo de compra. Elimine obstáculos, como formulários complicados ou etapas demoradas de checkout em seu site.

8- Faça pesquisas de satisfação

Utilize pesquisas de satisfação do cliente para coletar feedback regularmente. Isso ajudará a identificar áreas de melhoria e a medir o impacto de suas iniciativas de retenção.

9- Ofereça incentivos 

Além dos programas de fidelidade, crie campanhas de reativação para clientes inativos. Ofereça descontos especiais ou benefícios exclusivos para incentivá-los a voltar.

10- Acompanhe de perto todas as métricas de retenção

Mantenha um olho constante nas métricas de retenção, como a taxa de retenção de clientes, a taxa de churn (perda de clientes) e o valor médio do pedido. Isso ajudará a avaliar o sucesso de suas estratégias e a identificar áreas que precisam de ajustes.

11- Mantenha a constância e seja paciente

Aumentar a retenção de clientes é um processo contínuo que requer paciência. Não espere resultados imediatos, mas mantenha o foco em longo prazo. À medida que suas estratégias de retenção surtirem efeito, você verá um aumento na lealdade do público e no crescimento sustentável.

Lembre-se de que cada empresa é única, assim como cada pessoa também é. As estratégias de retenção devem ser adaptadas às necessidades do seu público e ao mercado específico em que está inserido. 

O mais importante é se comprometer em melhorar constantemente a experiência do cliente e em cultivar relacionamentos duradouros que beneficiem ambas as partes.

Como a tecnologia pode te ajudar na retenção de clientes?

A tecnologia desempenha um papel fundamental na retenção de clientes, permitindo que as empresas ofereçam experiências mais personalizadas, eficientes e satisfatórias. 

Uma das ferramentas mais poderosas nesse contexto é o Customer Relationship Management (CRM), que é um sistema que ajuda as empresas a gerenciar e manter relacionamentos sólidos com seu público. Veja os benefícios de contar com um CRM:

Banner blog conheça o Ploomes e faça um teste grátis

Coleta e análise de dados

Os CRM modernos, como o Ploomes, permitem que as empresas coletem e armazenem informações detalhadas sobre seus clientes, desde históricos de compra até preferências e interações anteriores. 

Essas informações são fundamentais para entender melhor o público e criar estratégias de retenção eficazes. A análise de dados também pode revelar tendências de compra, identificar clientes em risco de sair e destacar oportunidades de vendas adicionais.

Personalização da oferta

Lembra quando falamos que personalizar a jornada de compra do cliente é ótimo para retê-lo? Um CRM também ajuda você com essa parte.

Com base nos dados coletados, é possível adaptar a comunicação e as ofertas para atender às necessidades individuais do seu público. Isso inclui o envio de e-mails personalizados, recomendações de produtos relevantes e promoções direcionadas, o que aumenta a probabilidade de os clientes continuarem comprando.

Automação de marketing

A automação de marketing permite que as empresas automatizem campanhas de marketing direcionadas, que podem ser acionadas com base em ações específicas dos clientes. 

Por exemplo, um e-mail de acompanhamento pode ser enviado automaticamente após uma compra, solicitando feedback ou oferecendo um desconto para o próximo pedido.

Segmentação de clientes

O CRM permite que as empresas segmentem seus clientes com base em critérios específicos, como comportamento de compra, localização geográfica ou demográfica. Essa segmentação facilita a criação de estratégias de retenção direcionadas a grupos específicos.

Acompanhamento das métricas

A tecnologia também ajuda as empresas a rastrear métricas de retenção de clientes em tempo real. Isso permite que as empresas identifiquem problemas rapidamente e ajustem suas estratégias conforme necessário para melhorar a retenção.

Conheça o Ploomes: o CRM ideal para reter os seus clientes

O Ploomes é tudo o que você precisa para manter seus clientes fiéis. Um CRM criado para vendas complexas, que une relacionamento com o cliente, automação de processos e geração de propostas, pedidos e contratos em um só lugar.

Toda a sua operação comercial fica centralizada no mesmo ambiente, permitindo um acesso rápido e organizado ao que você precisa. Conheça o Ploomes e mude para sempre a forma como se relaciona com seus clientes.

Solicite uma demonstração do nosso CRM!

banner conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.