Como as pequenas empresas podem utilizar a tecnologia para se destacarem no mercado

A tecnologia tem mudado a relação entre as pessoas, incluindo a forma de fazer negócios. Os recursos proporcionados se destacam também quando o assunto é alavancar negócios, sejam […]
04/12/2020 | 7 min
ícone que representam inovação e transformação digital

A tecnologia tem mudado a relação entre as pessoas, incluindo a forma de fazer negócios. Os recursos proporcionados se destacam também quando o assunto é alavancar negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

Então, como as pequenas empresas podem se destacar no mercado fazendo uso dessa tecnologia?

Até pouco tempo, certas ferramentas, como os sistemas de gestão, eram considerados caros e implementá-las era uma realidade apenas de grandes empresas com recursos e condições de investimentos altos. 

Mas isso mudou! O cenário atual tem se destacado pela evolução digital que proporciona alternativas eficientes para organizações de todos os portes.

Por isso, tem sido cada vez mais comum as pequenas empresas recorrem 

à recursos tecnológicos para otimizar processos e trazer resultados positivos. 

Se você quer fazer parte desse crescente grupo, acompanhe o artigo e saiba como novas soluções podem ser implementadas no dia a dia da sua empresa. 

A importância do uso da tecnologia nas empresas

O mercado evolui constantemente, e, consequentemente,está cada vez mais competitivo. Ao mesmo tempo em que as soluções para os negócios estão se democratizando, a briga por posições de destaque está cada vez mais acirrada. 

Em contrapartida, a tecnologia inserida nas organizações têm contribuído para que o trabalho seja mais eficaz, melhorando a administração e desenvolvendo soluções para as necessidades do consumidor e até mesmo dos funcionários. 

Existem muitas vantagens em investir na tecnologia para destacar a sua empresa no mercado e algumas delas são:

  • Processos 

Durante muito tempo as pequenas empresas precisavam de serviços de consultoria empresarial em busca de crescimento no mercado e implementação de melhorias nos serviços. 

Além disso, aquelas que, mesmo em seus estágios iniciais, lidavam com um alto volume de documentações e números recorriam a terceirização financeira como forma de cortar gastos e otimizar essa área.

No entanto, o mercado atual passou a oferecer sistemas de gestão para automatizar a parte operacional e burocrática de organizações de diversos segmentos e tamanhos, o que torna dispensável terceirizar o financeiro.

Para os empreendimentos menores essa é uma verdadeira mão na roda, já que esse tipo de sistema se adapta às necessidades, atividades e orçamentos disponíveis. 

Outra vantagem é que esse recurso auxilia na integração de diferentes áreas como a  digitalização de documentos, produção de relatórios financeiros, gerenciamento de informações e processos, entre outras utilidades. 

  • Redução de custos 

O exemplo anterior é uma ótima forma de reduzir gastos por meio da tecnologia. Além de automatizar algumas atividades burocráticas, sistemas de gestão também diminuem os custos com materiais de papelaria.

Outra grande vantagem da tecnologia está ligada à gestão de estoques e logísticas de entrega. Neste último, algumas plataformas oferecem serviços de entrega por preços mais baratos do que as grandes transportadoras. 

  • Produtividade

Imagine fazer parte de uma empresa de consultoria em que diariamente circulam dezenas de informações importantes. 

Agora imagine que todas essas informações são armazenadas em pastas físicas ou em programas de edição de texto, como Word. E toda vez que um membro da equipe precisa consultar os dados, ele tenha que pedir para enviar os documentos por e-mail ou procurar entre dezenas de pastas.

Esse cenário é contraproducente, não é mesmo?

Agora, com a computação em nuvem é possível que todos os colaboradores tenham acesso à documentos, podendo, inclusive, editá-los e deixar observações.

Essa é uma solução barata e simples que torna o trabalho colaborativo burocrático mais ágil e produtivo. E a melhor parte é que para utilizar essa tecnologia não é necessário desembolsar rios de dinheiro, pois muitas plataformas disponibilizam espaços gratuitos ou por um valor em conta, sendo uma ótima alternativa para pequenas empresas se destacarem no mercado.

  • Análise de dados 

No dia a dia dos negócios circulam uma grande quantidade de dados. No entanto, alguns gestores de empresas pequenas pensam que, por causa do porte reduzido, não é necessário dar atenção especial aos dados produzidos pelas diversas áreas.

Tais dados incluem o financeiro e as vendas, mas também o marketing, isto é, as informações geradas pelos sites, redes sociais e e-mails.

Dito isso, pequenos negócios têm grandes chances de crescer se souberem utilizar com eficácia o que chamamos de Big Data. Esse termo está relacionado à capacidade de armazenamento e processamento de grandes volumes de dados.

Se você é novo nesse mundo comece utilizando plataformas mais simples para coletar e analisar quantidades menores de dados. Esse é o caso do Google Analytics, plataforma que fornece informações sobre o desempenho de perfis nas redes sociais e sites.

A partir daí avance para sistemas mais completos como CRMs, que são softwares de gestão de atendimento ao cliente. 

Para empresas que atuam no ramo burocrático, como é o caso de uma empresa responsável por recuperação de crédito, prestar atenção no Big Data é indispensável. 

O mesmo vale para negócios no ramo têxtil, alimentício ou automobilístico. Enfim, não importa o seu ramo de atuação, coletar e analisar devidamente os dados irá te ajudar a avaliar resultados e tomar decisões importantes para o futuro. 

  • Automação de marketing 

Com a popularização do marketing digital ficou muito mais fácil implementar estratégias completas nas empresas pequenas. No entanto, mesmo com toda a facilidade, essa área ainda requer organização e planejamento. 

Atualmente, já é possível solidificar a presença da empresa na internet e otimizar o trabalho de marketing de forma automatizada. Isso torna o processo de colocar em prática as ações de marketing mais rápido e dinâmico. 

Ferramentas de automação de marketing permitem com que publicações, campanhas e anúncios de redes sociais sejam planejados e produzidos em um só lugar. 

Além disso, é possível programar as publicações e envio dos materiais para que não seja necessário fazer manualmente o marketing digital no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros.

Assim, mesmo empresas pequenas que possuem equipes de marketing mais enxutas podem se destacar no mercado com campanhas frequentes nas mídias sociais.

Como implementar recursos tecnológicos nas pequenas empresas 

Como você viu acima, existem uma infinidade de maneiras de se utilizar a tecnologia para melhorar o dia a dia das pequenas empresas e até abrir novos caminhos para expandi-las. 

Nós sabemos que os gastos para abrir uma empresa são muitos. No entanto, todo esse investimento será jogado fora caso os gestores não se atentem às necessidades do seu negócio. 

Quando se trata da tecnologia, os investimentos são indispensáveis. Caso eles sejam deixados em segundo plano, o futuro da empresa pode ser colocado em  jogo, já que, quando atualizações e aprimoramentos deixam de ser feitos, a empresa corre o risco de perder espaço para a concorrência. 

Por isso, ao adotar novas tecnologias fique atento aos seguintes passos:

  • Planeje: Antes de qualquer coisa faça um levantamento das tecnologias úteis para a empresa, mapeie os custos envolvidos e determine o que será preciso para implementá-las;
  • Treinamento: Ao implementar um novo recurso nas atividades do negócio você deve garantir que os colaboradores saibam como utilizá-los. Por isso, ofereça treinamentos e dê um tempo para adaptação;
  • Feedback: Junto com os resultados, as experiências práticas dos funcionários são os fatores que irão determinar se a nova tecnologia está realmente dando certo. Sendo assim, abra espaço para que eles possam dar opiniões e sugestões para, assim, identificar dificuldades e mudanças a serem feitas;
  • Descarte o que não funciona: Mesmo com todo o estudo e planejamento a implementação de novas tecnologias nos processos não é perfeita logo de cara. Preste atenção nos feedbacks e desempenho das atividades para descartar ou mudar aquilo que não está funcionando. 

A partir das dicas acima ficará mais fácil levar a sua empresa a outro patamar. Mantenha em mente que por mais revolucionário que seja o seu negócio ele não poderá se manter para sempre sem a ajuda de novas ferramentas. 

Para que as pequenas empresas continuem se destacando no mercado, é essencial que elas continuem otimizando seus processos com tecnologia.

Lembre-se também que se manter atualizado é essencial para entregar serviços de qualidade para os clientes e, assim, se solidificar no mercado. 

Texto produzido por Business Connection 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.