Blog da Ploomes
post its em uma mesa com a palavra "Customer' escrita

[GUEST POST] Como implementar a estratégia de Customer Centric

Você já ouviu falar sobre o termo Customer Centric? Por sua vez, ele tem como principal objetivo colocar o cliente no coração de uma organização, e assim, reduzir a insatisfação e proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.

Algumas grandes empresas, como por exemplo, a Walt Disney, já utiliza o Customer Centric para se centrar em seu clientes. Inclusive, foi essa uma das principais razões para que a Disney se tornasse tão popular.

Uma estratégia bem elaborada de Customer Centric pode fazer com que os seus clientes tenham experiências mais satisfatórias e, assim, se tornem consumidores fidelizados e fiéis à marca.

E claro, isso se torna tão agradável para os clientes quanto para a própria organização, que poderá aumentar os seus lucros, se destacar da concorrência, fortificar a sua imagem do mercado e alcançar os seus objetivos.

Também vale lembrar que a estratégia customer centric vale para todos os segmentos no mercado, por isso, se você tem um comércio, indústria de filtro de ar, construtora, ou até mesmo um negócio digital, e pensa em inovar os seus processos e focar no cliente, o Customer Centric é uma excelente solução.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te falar mais sobre o conceito do customer centric, além de te mostrar algumas formas simples e práticas de aplicá-lo.

Continue lendo e saiba como é possível conduzir uma estratégia eficaz com essas dicas que nós reunimos para você!

O que é customer centric?

Basicamente, a estratégia customer centric se trata de uma maneira de fazer negócios oferecendo a melhor experiência possível a um cliente, seja antes ou após o fechamento de uma venda.

Em outras palavras, trata-se de um expediente baseado em colocar o seu cliente em primeiro lugar para oferecer a melhor experiência possível.

O customer centric foca em fidelizar o cliente, de modo que ele volte a comprar produtos e serviços com a empresa.

No entanto, para aplicar o customer centric em seu negócio, é importante ter muita dedicação, cuidado e atenção. Afinal, para executá-la, isso não acontece da noite para o dia.

Além disso, existem dois tipos de negócios: os que montaram uma empresa com os princípios de customer centric, e os que se tornaram com a mudança de hábitos, processos e estratégias.

Se você tem um fábrica de reservatório de fibra de vidro, por exemplo, e deseja se tornar customer centric, então é importante fazer com que as mudanças sejam bem planejadas.

Um exemplo de empresa que voltou os seus ideias para as práticas de Customer Centric foi a Movidesk, que tem mais de 150 anos e possui uma cultura totalmente voltada aos seus clientes. Incrível, não é mesmo?

Powered by Rock Convert

Como implementar a estratégia de customer centric?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a estratégia de customer centric, provavelmente deve estar se perguntando quais são os meios de aplicá-la para ter sucesso com os seus clientes.

Por isso, abaixo nós listamos algumas dicas interessantes que você pode seguir para se tornar uma empresa customer centric. Confira abaixo:

Tenha foco no que o cliente deseja

Uma das maneiras mais certeiras de implementar a estratégia de customer centric é saber exatamente sobre quais são as necessidades, motivações, objetivos e desejos dos seus clientes.

Assim, quando um cliente entrar em contato com o seu negócio, você pode antecipar-se às suas necessidades e oferecer as soluções mais adequadas.

A ideia é oferecer suporte aos clientes com uma experiência exclusiva, enquanto eles trabalham em direção aos seus objetivos.

Se sua empresa presta serviços de modernização de elevadores, por exemplo, um dos desejos dos clientes é que o serviço promova uma alta durabilidade e qualidade nos equipamentos, não é mesmo?

Sendo assim, ao focar nos clientes, você também poderá ajustar os seus processos internos para fazer com que as necessidades sejam sempre supridas.

Tenha um atendimento personalizado

Outra forma prática e começar a implementar o customer centric é atender seus clientes como gostaria de ser atendido.

Para tornar uma empresa customer centric, é preciso estimular o atendimento qualificado dos colaboradores de alguma forma. Por isso, organize os seus processos nos bastidores e promova uma boa interação da empresa para os seus clientes.

Estude o mercado

O mercado está sempre mudando, e junto com ele, as preferências e o perfil dos clientes também.

Sendo assim, estudar o setor e o mercado em que a sua empresa atua é fundamental para ter um melhor conhecimento sobre os seus clientes.

Além disso, conhecer os seus concorrentes e analisar as suas respectivas estratégias também pode fazer toda a diferença. Desse modo, você terá em mãos informações relevantes para fazer as suas próprias estratégias e se destacar no mercado.

Agora que você já sabe sobre o customer centric e conhece as principais formas de aplicá-lo, o que acha de adotar essa estratégia agora mesmo? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial