Experiência Omnichannel: como melhorar o relacionamento com o cliente e vender mais

Entenda como uma experiência omnichannel integra seus canais e otimiza seu atendimento ao cliente e aumenta suas vendas.
Rackel
17/04/2023 | 6 min
experiência omnichannel o que é

No mundo dos negócios, cada vez mais as empresas estão adotando estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente e, consequentemente, vender mais.

Uma das estratégias mais eficazes para isso é a adoção de uma Experiência Omnichannel. 

A estratégia não só estabelece a confiança dos clientes, mas também aprimora a qualidade do atendimento, fomenta uma relação positiva entre o consumidor e a marca, além de gerar um aumento nas conversões da empresa.

Quer entender o que é a Experiência Omnichannel, como isso pode melhorar o relacionamento com o cliente e também aumentar as vendas? Continue lendo e descubra.

O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia que busca integrar todos os canais de comunicação da empresa com o cliente, de forma a proporcionar uma experiência única e fluida em todos os pontos de contato. 

A Experiência Omnichannel permite que o cliente possa interagir com a empresa através de diversos canais, como loja física, site, redes sociais, e-mail, chat, telefone, entre outros, e ainda assim ter uma experiência consistente e personalizada em todos eles.

Isso seria possível graças à convergência de todos os canais de comunicação com o cliente, ou seja, uma experiência omnicanal.

De forma prática, o cliente pode transitar entre os canais de comunicação sem perceber diferenças entre eles, já que todas as informações são alinhadas e todos os envolvidos conhecem o histórico do cliente.

Quais os benefícios de uma experiência omnichannel?

Investir em uma Experiência Omnichannel pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Abaixo listamos algumas das principais vantagens. Confira: 

Satisfação e fidelização dos clientes

Essa estratégia pode melhorar significativamente a satisfação e fidelização dos clientes, pois oferece uma experiência do cliente mais agradável, conveniente e alinhada com as expectativas do consumidor. 

Além disso, permite que a empresa conheça melhor o histórico do cliente, suas preferências e comportamentos de compra. Dessa forma, facilita a oferta de produtos e serviços adequados a suas necessidades específicas.

A Experiência Omnichannel também contribui para a construção de um relacionamento duradouro e de confiança entre cliente e empresa. Assim, aumenta a probabilidade de conversões e, consequentemente, a fidelização do cliente.

Mais eficiência e produtividade da equipe de vendas

Outro benefício da estratégia é que, ao centralizar as informações em um único sistema, a equipe de vendas consegue trabalhar de forma mais eficiente e produtiva. 

Por exemplo, ao utilizar ferramentas de automação de marketing e vendas integradas com a Experiência Omnichannel, os vendedores podem receber leads qualificados automaticamente, sem precisar gastar tempo procurando por eles. 

Isso permite que a equipe de vendas se concentre em tarefas mais importantes, como fechar negócios e atender às necessidades dos clientes.

Saiba mais sobre como aumentar a produtividade de vendas na palestra abaixo:

Redução dos custos operacionais de atendimento

Como já vimos, ao integrar todos os canais de comunicação com o cliente, a empresa consegue centralizar e unificar os dados do cliente. Isso pode incluir seu histórico de compras, preferências e comportamentos. 

Isso significa que a empresa pode gerenciar todas as interações com o cliente de forma mais eficiente, eliminando redundâncias e evitando retrabalho. 

Além disso, a Experiência Omnichannel também pode ajudar a reduzir os custos de atendimento ao cliente, já que os clientes podem resolver suas dúvidas e problemas em diversos canais de comunicação, sem precisar recorrer a um atendimento humano.

Como criar uma experiência omnichannel para melhorar o relacionamento com o cliente?

Uma das principais prioridades de qualquer empresa deve ser o relacionamento com o cliente. E para aprimorar esse relacionamento, é essencial criar um processo eficiente, que integre todos os canais de comunicação e ofereça uma experiência fluida e personalizada. 

Confira a seguir alguns passos essenciais para criar uma Experiência Omnichannel de sucesso e melhorar significativamente o relacionamento com o seu cliente:

1- Conheça o seu cliente

Para oferecer uma experiência personalizada, é preciso conhecer bem o seu cliente. Utilize ferramentas de CRM integradas aos canais de atendimento para coletar e centralizar as informações dos clientes em um único lugar, como histórico de compras, preferências, interesses, entre outros.

2- Integre os canais de comunicação

É importante integrar todos os canais de comunicação da empresa em um único sistema. Assim, sua equipe pode acessar as informações dos clientes de forma rápida e eficiente.

Outra dica aqui é utilizar ferramentas de automação de marketing para gerenciar e monitorar as interações dos clientes em todos os canais.

3- Personalize a experiência do cliente

Ofereça uma experiência personalizada para cada cliente, com base nas informações coletadas. Utilize ferramentas de análise de dados para identificar padrões de comportamento e preferências dos clientes, e personalize as interações em todos os canais.

Como uma experiência omnichannel ajuda a vender mais?

Além de melhorar o relacionamento com o cliente, investir em uma estratégia de Experiência Omnichannel pode trazer resultados notáveis para as vendas da sua empresa.

Ao integrar os canais de comunicação e oferecer uma experiência personalizada, é possível aumentar as chances de conversão e fidelização do cliente. Confira a seguir alguns exemplos de como a estratégia pode ajudar a vender mais e impulsionar o sucesso do seu negócio:

Facilidade no processo de compra

Com a entrega de uma jornada do cliente mais fácil e intuitiva, a empresa consegue reduzir as barreiras que muitas vezes impedem a concretização de uma venda. Isso aumenta a satisfação do cliente e facilita o impulsionamento das vendas.

Oferta de promoções e descontos exclusivos

Outro exemplo de como a Experiência Omnichannel ajuda a vender mais é o uso das informações coletadas para oferecer promoções e descontos exclusivos para cada cliente de acordo com suas preferências e histórico de compras. 

Isso é eficiente porque permite que a empresa se conecte com o cliente de maneira relevante e contextualizada. Dessa maneira, aumenta a probabilidade de sucesso na conversão de vendas.

Uso do remarketing

Um dos benefícios da Experiência Omnichannel para vendas é a possibilidade de aproveitar os dados coletados para fazer remarketing, ou seja, oferecer novamente produtos ou serviços que o cliente demonstrou interesse anteriormente mas não concluiu a compra. 

Como vimos, isso é possível graças à integração dos canais de comunicação, que permite que a empresa mantenha um histórico de interações com o cliente e possa retomar a conversa de onde parou, sem precisar recomeçar do zero.

Neppo: a solução para colocar a Experiência Omnichannel em prática

A Neppo é uma empresa que desenvolve soluções para atendimento, com foco em otimizar a comunicação digital e relacionamento no mundo empresarial. Suas premissas estão refletidas na plataforma de Omnichannel com IA: liberdade, criatividade e inovação em tecnologia e processos.  

Saiba mais sobre a Neppo!

Conclusão

Uma experiência omnichannel é uma estratégia eficaz que busca integrar todos os canais de comunicação da empresa com o cliente e que é fundamental para as empresas que desejam melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas. 

Essa estratégia pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, incluindo a satisfação e fidelização dos clientes, aumento na produtividade da equipe de vendas, redução dos custos operacionais de atendimento e construção de um relacionamento duradouro e de confiança entre cliente e empresa.

Para criar uma Experiência Omnichannel eficiente, é necessário conhecer bem o cliente, integrar os canais de comunicação, personalizar a experiência do cliente e investir em uma boa plataforma. 

Colocando essas dicas em prática, você estará apto a criar uma experiência integrada e personalizada, oferecendo uma jornada única para cada cliente.

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.