Software de CRM na gestão de relacionamento com o cliente: como funciona e quais as vantagens

Entenda como um software de CRM na gestão de relacionamento com o cliente pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.
Henrique
31/08/2021 | 4 min
CRM na gestão de relacionamento com o cliente

Conquistar, conhecer melhor seus clientes, descobrir suas necessidades e atendê-las com o objetivo de fidelizá-los, tem se tornado um desafio cada vez maior.

Nesse sentido, um software de CRM tem se tornado nos últimos anos uma ferramenta indispensável para as organizações, sejam elas empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Isso se deve ao protagonismo que o relacionamento com o cliente vem assumindo no mundo dos negócios. É cada vez mais necessário adotar uma cultura centrada no cliente para conseguir se destacar no mercado e ganhar competitividade.

Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) atua na automatização de tarefas e otimização das estratégias de negócio focadas no cliente, modernizando processos e reduzindo custos.

Continue a leitura deste conteúdo para entender melhor o que é CRM e qual o papel do software na gestão de relacionamento com o cliente.

O que é gerenciamento de clientes?

Gerenciamento de clientes se refere às práticas adotadas pelas empresas para se relacionar e interagir com compradores e potenciais compradores.

Busca-se analisar, por exemplo, os canais mais utilizados pelos clientes para se comunicar com a empresa, o comportamento e os padrões de compra, as preferências, as dores e necessidades e as etapas do funil de vendas.

O gerenciamento de clientes é importante, mas e a gestão da equipe de vendas? Este vídeo te traz diversas dicas:

O que é gestão de relacionamento com os clientes – CRM?

Podemos definir o que é CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com os Clientes) como uma série de práticas e estratégias que buscam colocar o cliente como verdadeiro protagonista do negócio.

Esse tipo de gestão tem como objetivo estreitar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes, antecipando suas necessidades e oferecendo a eles uma experiência positiva durante todo o ciclo de vida.

Quais as vantagens da gestão de relacionamento com o cliente?

Uma boa gestão de relacionamento com os clientes pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Por exemplo, é possível aumentar o ticket médio a partir de uma eficaz e bem estruturada estratégia de relacionamento. Além disso, a empresa consegue também reter e fidelizar mais clientes por meio de boas práticas de CRM.

A gestão de relacionamento com o cliente contribui também para a diferenciação no mercado e aumento da competitividade.

Veja mais algumas vantagens:

  • Conhecer melhor seus clientes;
  • Identificar seus reais desejos e necessidades;
  • Segmentar clientes e criar ofertas customizadas para esses grupos;
  • Feedback contínuo do que sua empresa precisa melhorar;
  • Criação de relacionamentos de longo prazo;
  • Fidelização de clientes;
  • Maior eficiência no atendimento e pós-vendas.

Quais ferramentas sua empresa utiliza na gestão de relacionamento com os clientes? 

Existem diferentes ferramentas que a sua empresa pode utilizar para fazer a gestão de relacionamento com os clientes.

No caso de micro e pequenas empresas, é bastante comum o uso de planilhas e agendas. E, de fato, elas podem até ser suficientes.

No entanto, à medida que o modelo de negócio se desenvolve e mais clientes passam a integrar a sua base, fica cada vez mais difícil promover uma gestão de relacionamento com qualidade e eficiência.

Nesse sentido, o mais adequado é investir em um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

Uma plataforma especializada é capaz de centralizar todos os dados e informações relevantes sobre os seus clientes e também sobre os seus leads e prospects.

Incorporando um software de CRM na gestão de relacionamento com o cliente, fica mais fácil atualizar status e integrar o sistema a outros softwares (como o de gestão financeira) e incentivar a colaboração entre diferentes setores da empresa (como marketing, vendas e atendimento).

ERP e CRM, são a mesma coisa? São complementares? Afinal, como usar essas ferramentas para fechar mais negócios? Confira um vídeo com todas as respostas para essas e outras perguntas:

Qual a importância do software de CRM na gestão de relacionamento com o cliente?

Implementar uma solução de CRM na gestão de relacionamento com o cliente te dá acesso a funcionalidades que permitem promover uma gestão mais qualificada.

Esse tipo de software viabiliza análises mais completas sobre, comportamento, características, preferências, necessidades e expectativas de prospects, leads e clientes.

Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente facilita a identificação de oportunidades de negócio e ajuda a otimizar o processo de vendas.

O CRM na gestão de relacionamento com o cliente possibilita ter maior controle sobre o desempenho dos times de marketing, vendas e atendimento. Além disso, você consegue ter maior precisão ao projetar os resultados de vendas.

Neste vídeo, você vai entender melhor como a tecnologia pode ajudar na gestão do relacionamento com os seus clientes:

Bom, agora que você já sabe mais sobre CRM na gestão de relacionamento com o cliente, invista em um sistema especializado para aproveitar melhor suas oportunidades de negócio e construir um relacionamento duradouro com a sua base. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos