Tipos de liderança: quais são, vantagens, desafios e como escolher o melhor

Aprenda sobre os diferentes tipos de liderança e como aplicá-los. Conheça as características, vantagens e desafios de cada!
Tayrane
28/05/2024 | 8 min

A figura da liderança é um papel fundamental em qualquer âmbito, principalmente na gestão dos negócios. 

Ela está presente em todos os níveis da hierarquia de uma empresa, influenciando como as pessoas são guiadas, motivadas e alcançam suas metas e objetivos de acordo com o que é estipulado pelo negócio. 

Uma empresa sem lideranças boas e fortes está condenada ao fracasso. Neste contexto, criamos este conteúdo para explicar de uma vez por todas quais são os tipos de liderança, suas vantagens, desafios e como escolher o melhor conforme seu perfil.

O que é liderança?

Existem muitas formas de definir o que é liderança, mas uma das principais é que ela é a capacidade de influenciar e motivar outras pessoas em direção a um objetivo comum. 

O papel de um líder vai muito além de simplesmente dar ordens. Trata-se de inspirar, capacitar e guiar uma equipe ou organização (no caso de um CEO, por exemplo) para alcançar metas de maneira eficaz. 

Um bom líder deve ter habilidades bem desenvolvidas de comunicação, empatia com os seus subordinados e demais colegas de trabalho, capacidade de tomada de decisão e visão estratégica para o crescimento da empresa e dos colaboradores.

Principais tipos de liderança, vantagens e desafios

Como explicado anteriormente, a liderança diz respeito à forma como uma pessoa consegue influenciar e motivar outras.

Para fazer isso, no entanto, não existe uma fórmula pronta para ser replicada. Sendo assim, é importante conhecer os principais tipos de liderança e reconhecer qual a mais adequada para a sua realidade.

1. Liderança autocrática

A liderança autocrática é focada em um estilo de comando centralizado, ou seja, o líder toma decisões sem consultar os demais membros da equipe. 

Esse tipo de liderança é eficaz em situações de urgência e emergência ou quando a rapidez na tomada de decisões é crucial. Um exemplo são eventuais crises que afetam diretamente a imagem do negócio perante o público.

Vantagens

Uma das vantagens da liderança autocrática é a rapidez na tomada de decisões, essencial em momentos de crise. Como o líder tem autoridade total, não tem que consultar outras pessoas para decidir o que fazer.

Desafios

Os desafios, no entanto, surgem quando os membros da equipe se sentem desvalorizados ou não ouvidos por causa disso. Dessa forma, pode aumentar a falta de motivação e engajamento, resultando em baixa produtividade a longo prazo.

2. Liderança liberal

A liderança liberal, também conhecida como liderança laissez-faire, é o oposto da liderança autocrática e dá poderes mínimos ao líder. 

Nesse estilo, o gestor delega autoridade total para os membros da equipe, permitindo que tomem suas próprias decisões sobre o que fazer – claro, desde que tudo esteja de acordo com as metas e normas da empresa.

Vantagens

A principal vantagem desse tipo de liderança é a autonomia que os membros da equipe têm para trabalhar da maneira que considerarem mais eficaz. Isso aumenta o senso de responsabilidade e criatividade.

Desafios

O grande desafio, porém, pode ser a falta de direção clara sobre qual caminho percorrer. Isso resulta em conflitos de objetivos e uma lacuna na coordenação. Além disso, algumas pessoas estão acostumadas a receber ordens e podem se sentir perdidas sem orientação adequada.

3. Liderança democrática

A liderança democrática envolve a participação ativa dos membros da equipe nas decisões. O líder incentiva a colaboração e a troca de ideias para chegar a um consenso sobre o que fazer e em qual ordem de prioridade.

Vantagens

O tipo de liderança democrática causa uma sensação de inclusão e valorização dos membros da equipe. Eles se sentem parte do processo, o que pode aumentar a motivação e o seu comprometimento.

Desafios

O desafio do processo democrático, por outro lado, é que ele pode ser demorado e levar a decisões mais lentas – quanto maior for a empresa, mais tempo leva . Além disso, pode ser difícil alcançar um consenso em questões que sejam consideradas polêmicas.

4. Liderança estratégica

A liderança estratégica é focada na visão de longo prazo e no desenvolvimento de planos para atingir metas específicas para o desenvolvimento do negócio. 

O líder nesta abordagem tem uma clara compreensão do ambiente externo e interno da organização. Nenhuma decisão é tomada sem análise de dados e muito planejamento.

Vantagens

Um líder que trabalha com estratégia tem a capacidade de antecipar situações e se adaptar às mudanças frequentes no mercado. 

O líder estratégico avalia constantemente o cenário para ajustar a direção da equipe ou organização na direção certa.

Desafios

A parte mais desafiadora do trabalho é manter o foco em metas de longo prazo quando há pressões imediatas, como urgências, que podem atrapalhar todo o planejamento e exigir uma adaptação rápida.

5. Liderança motivadora

A liderança motivadora busca inspirar e incentivar os colaboradores a alcançarem seu máximo potencial em suas respectivas funções. 

O líder aqui se concentra em reconhecer e recompensar o bom desempenho, além de dar feedbacks humanizados quando sentir que é necessário.

Vantagens

Costuma acontecer um aumento da produtividade e da satisfação dos funcionários. Quando as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, elas tendem a trabalhar com mais empenho e dedicação em prol da empresa.

Desafios

No entanto, pode ser desafiador manter um alto nível de motivação constante. Além disso, é normal que as pessoas se interessem por coisas diferentes, e isso pode exigir uma abordagem personalizada para cada grupo ou indivíduo.

6. Liderança transformacional

A liderança transformacional visa não apenas alcançar metas, mas também transformar a equipe ou organização. O líder nesta abordagem inspira e motiva os outros a abraçarem mudanças e inovações.

Vantagens

Uma vantagem é a capacidade de criar uma cultura organizacional de melhoria contínua e inovação. Os líderes transformacionais são associados com frequência a equipes eficazes e que se adaptam com mais facilidade.

Desafios

O problema é que esse tipo de liderança pode ser bastante desafiador por ter que implementar mudanças significativas no método de trabalho e manter o apoio da equipe. Além disso, o processo de transformação pode ser lento e encontrar resistência.

7. Liderança técnica

A liderança técnica, assim como a liderança estratégica, é baseada na expertise e conhecimento do líder em uma área específica. 

A diferença é que um líder técnico é aquele reconhecido como autoridade em seu campo e orienta a equipe com base em suas habilidades e experiências.

Vantagens

A principal vantagem desse líder é a confiança e credibilidade que ele traz para a equipe. Os membros confiam em seu conhecimento e experiência para orientá-los a sempre seguir o caminho certo.

Desafios

Já o desafio mais latente é a provável dificuldade em liderar em áreas fora de sua expertise. Além disso, o foco excessivo na técnica pode negligenciar aspectos sociais e emocionais da liderança.

8. Liderança situacional

A liderança situacional envolve totalmente a adaptação do estilo de liderar de acordo com a situação específica em que a empresa se encontra. 

O líder avalia as circunstâncias e ajusta sua abordagem conforme necessário. Esse é um tipo de liderança muito comum em empresas com setores de vendas bem estruturados.

Vantagens

Uma vantagem é a capacidade de lidar com uma variedade de situações. O líder situacional entende que não existe um único estilo de liderança que seja sempre eficaz e está disposto a se adaptar conforme necessário.

Desafios

No entanto, costuma ser desafiador identificar a abordagem certa para cada situação. Por isso, o líder situacional deve ter um bom julgamento e habilidades de avaliação para determinar o melhor curso de ação.

Como escolher o melhor estilo de liderança?

Como você viu, existe uma grande variedade de tipos de liderança, por isso, surge a principal dúvida: como escolher o melhor estilo de liderança para uma determinada situação? 

A resposta não é simples e nem deveria ser, pois ela depende de vários fatores, como o contexto organizacional, as características da equipe, a natureza da tarefa e os objetivos a serem alcançados. 

Algumas dicas, contudo, vão ajudar a decidir o que fazer:

1. Avalie a situação

Antes de escolher um estilo de liderança para seguir, é essencial entender a situação. Isso envolve considerar a urgência da tarefa, o nível de competência dos profissionais para realizar ela e o tempo disponível para executar.

2. Conheça sua equipe

Entender as habilidades, necessidades e preferências dos membros da equipe é fundamental. Alguns podem trabalhar melhor com uma abordagem autocrática, enquanto outros costumam se dar melhor em um ambiente mais democrático;

3. Estabeleça metas claras

Definir metas e objetivos claros ajuda a orientar a escolher o estilo de liderança mais apropriado. Para metas de curto prazo e decisões rápidas, um estilo mais autocrático pode ser necessário. Por outro lado, em projetos de longo prazo que exigem criatividade, um estilo mais liberal pode dar mais resultado;

4. Seja flexível

O estilo de liderança não precisa ser estático. Ser capaz de se adaptar às mudanças na forma de  trabalho ou na equipe é uma qualidade valiosa em um líder, independente do tipo que seguir;

5. Solicite feedback

Manter um canal aberto de comunicação com a equipe é essencial. Solicitar feedback sobre o estilo de liderança serve para identificar o que está funcionando bem e onde podem ser necessárias mudanças.

Modelos de gestão: o que são, tipos e como implementar

O estilo de liderança em um setor ou empresa está diretamente relacionado com o modelo de gestão do negócio.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre os principais modelos de gestão do mercado e as características de cada um. Dessa forma, você terá mais segurança ao definir a estrutura da empresa, assim como responsabilidades e processos.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.