É comum que na correria do dia a dia as empresas direcionem os seus esforços para ações voltadas ao âmbito operacional, ou até para o que chamamos de “apagar incêndios”. Isso não significa, no entanto, a falta de objetivos e planos estratégicos na gestão do negócio.
Na verdade, lidar com questões de rotina também faz parte do caminho para alcançar marcos importantes, o problema é quando não há uma ferramenta para dar suporte a todas as etapas de um processo.
É a partir dessa necessidade que surge o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC.
Além de ajudar a definir estratégias importantes para o negócio, esse recurso auxilia na construção de planejamentos de forma mais abrangente, envolvendo estratégias de longo prazo que demandam atenção constante.
Neste post, falaremos justamente sobre o significado do BSC, e mostraremos como você pode aplicá-lo na sua empresa para alcançar as metas desejadas.
O que é o Balanced Scorecard (BSC)?
Concebido pelos professores da Universidade de Harvard (EUA), Robert Kaplan e David Norton, o conceito de Balanced Scorecard funciona como um mapa para que as empresas possam acompanhar seu desempenho e alcançar seus objetivos.
O conceito não se limita a olhar apenas para o lucro gerado, mas vai além disso, viabilizando a definição das estratégias do início ao fim.
Além de ajudar as empresas a olharem com mais cuidado para a saúde financeira a longo prazo, esse recurso permite avaliar se os clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços, e se suas necessidades estão sendo atendidas.
Ao considerar essas perspectivas em conjunto, o BSC fornece uma visão equilibrada do desempenho organizacional, confira cada uma detalhadamente:
Perspectiva financeira
A perspectiva financeira no BSC concentra-se nos aspectos econômicos da organização. Ela avalia o desempenho financeiro da empresa e seu impacto no sucesso geral da empresa.
Aqui, os indicadores incluem métricas como receita, lucro, retorno sobre o investimento, margem de lucro, fluxo de caixa e custos operacionais.
Perspectiva dos clientes
Além da visão financeira, é fundamental considerar as necessidades e expectativas dos clientes da empresa.
Assim, por meio dessa perspectiva, é possível entender como a empresa está atendendo aos clientes e como se destaca em relação à concorrência.
Os indicadores nessa perspectiva podem incluir satisfação do cliente, retenção de clientes, aquisição de novos clientes e participação de mercado.
Perspectiva dos processos internos
Esta perspectiva considera os processos internos que impulsionam o desempenho financeiro e a satisfação do cliente.
Ela se concentra em identificar processos relevantes que precisam ser otimizados para alcançar os objetivos financeiros e de clientes.
Indicadores nessa perspectiva podem abordar eficiência operacional, qualidade do produto/serviço, tempo de entrega e inovação.
Perspectiva de aprendizado e crescimento
A perspectiva do aprendizado e crescimento tem como foco o desenvolvimento de recursos humanos, tecnológicos e de conhecimento que impulsionam o desempenho em todas as outras perspectivas.
Isso inclui investir em treinamento e desenvolvimento de funcionários, melhoria de sistemas de informação e cultura organizacional. Os indicadores aqui podem abordar taxa de retenção dos colaboradores, habilidades adquiridas e inovação.
É importante destacar que graças ao BSC as lideranças obtêm uma compreensão clara dos objetivos de seus planos e podem, assim, determinar as ações estratégicas a serem implementadas.
Como falamos, o seu caráter abrangente garante uma utilização ampla, e gira em torno de conceitos-chave, como:
- Gestão estratégica;
- Avaliação de progresso;
- Formulação de estratégias;
- Definição de metas;
- Utilização de indicadores;
- Estabelecimento de objetivos;
- Execução de iniciativas estratégicas.
Dessa forma, o BSC se destaca como uma abordagem abrangente para a gestão estratégica, permitindo que as organizações compreendam e impulsionem seu crescimento de maneira mais holística.
Quais os benefícios do BSC?
Como você viu, o Balanced Scorecard promove clareza, alinhamento e melhora a capacidade de adaptar-se às mudanças, mostrando-se uma ferramenta valiosa para qualquer organização. Confira, então, alguns dos seus benefícios:
Promove uma visão clara do planejamento
O BSC não só ajuda a definir metas, mas também fornece uma visão clara de como elas se relacionam entre si. Isso significa que todos na empresa conseguem entender facilmente o que precisa ser feito e como seu trabalho se encaixa diante dos objetivos macros.
Auxilia no aperfeiçoamento contínuo
Uma das coisas mais importantes do BSC é o seu caráter flexível, o que significa que você pode ajustá-lo à medida que sua empresa cresce e evolui.
Além de ajudar a companhia a integrar áreas de forma eficiente, o recurso permite se adaptar às mudanças no mercado e a aprender com os erros, gerando o aprendizado contínuo sobre o segmento da empresa.
Ajuda na integração entre indicadores tangíveis e intangíveis
O BSC é inteligente o suficiente para lidar com números concretos, como a lucratividade, e demais métricas, como a satisfação dos clientes.
A ferramenta quebra as barreiras entre indicadores tangíveis e intangíveis, criando uma imagem mais completa do desempenho da empresa para além do fator financeiro.
Melhora o alinhamento entre colaboradores e a empresa
Já pensou poder visualizar como suas ações impactam nos objetivos gerais da empresa? Ao criar um senso de propósito e alinhamento, os colaboradores se tornam mais conscientes de como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa, o que pode aumentar a motivação e a ideia de pertencimento.
Aprimora a comunicação e execução da estratégia
Além de simplificar a comunicação das metas e estratégias da empresa, o BSC ajuda a desenvolver uma visão estratégica dos objetivos do negócio.
Assim, a empresa consegue transformar planos em ação, garantindo que as estratégias sejam executadas de maneira eficaz.
Otimiza a análise e o acompanhamento de resultados
Com o BSC, a empresa pode acompanhar o progresso de forma sistemática e eficiente. Isso significa que você pode identificar problemas mais cedo e fazer correções rapidamente.
Ao agilizar as tomadas de decisão, os processos tornam-se mais eficazes, e os resultados mais alinhados aos objetivos propostos.
Como aplicar o BSC aos negócios?
Aplicar o Balanced Scorecard no seu negócio envolve criar uma estrutura estratégica clara, estabelecer metas mensuráveis, acompanhar o progresso, envolver toda a organização e ser ágil na correção de falhas.
Nos próximos parágrafos, compilamos um passo a passo para você implementar esse recurso de forma prática!
Desenvolva um mapa estratégico
Comece criando um mapa estratégico que represente visualmente a direção que você deseja que sua empresa siga, incluindo a missão e a visão da empresa.
Isso envolve identificar as áreas-chave de foco, como finanças, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. O mapa deve mostrar como essas áreas estão integradas e como contribuem para a realização do propósito da empresa.
Defina objetivos
Com base no mapa estratégico, defina objetivos claros e específicos para cada área. Por exemplo, na área financeira, seu objetivo pode ser aumentar a receita em 60% no próximo ano. Portanto, certifique-se de que esses objetivos estejam alinhados com a visão e a missão da empresa.
Estabeleça indicadores
Determine os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que ajudarão a medir o progresso em direção aos objetivos. Por exemplo, para o objetivo financeiro, você pode usar indicadores como receita, margem de lucro e retorno sobre o investimento.
Defina as metas
Defina metas específicas e mensuráveis para cada indicador. Por exemplo, se o indicador for a receita, a meta pode ser atingir um determinado valor em um período específico.
Alinhe as ações aos objetivos estratégicos
Garanta que todas as ações e iniciativas dentro da empresa estejam alinhadas com os objetivos estabelecidos. Isso envolve comunicá-los claramente e garantir que todas as atividades estejam contribuindo para alcançá-los.
Integre os colaboradores e áreas na mesma estratégia
Envolver todos os colaboradores no entendimento e na execução das ações é fundamental para que a estratégia alcance resultados satisfatórios.
Assim, você pode realizar essa integração por meio de treinamentos, comunicação eficaz e estabelecimento de metas individuais alinhadas aos objetivos estratégicos.
Corrija as falhas de forma ágil
À medida que você avança na implementação da estratégia, é importante se preparar para ajustar o curso quando necessário. Nesse caso, se algum indicador estiver abaixo da meta, analise as causas e tome medidas corretivas rapidamente.
Monitore a implementação da estratégia
Para identificar problemas e oportunidades de melhoria em tempo real, é imprescindível realizar reuniões de alinhamento regulares para revisar o progresso em relação aos objetivos e indicadores.
Teste e adapte a estratégia
Por fim, é fundamental testar novas abordagens e adaptar a estratégia à medida que a empresa evolui e o ambiente de negócios muda. Lembre-se que o BSC é uma ferramenta flexível que permite ajustes conforme necessário.
Conclusão
Como você viu, o Balanced Scorecard é um processo contínuo de planejamento, execução e adaptação que ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos de forma eficaz.
No entanto, antes de partir para a ação, é fundamental compreender como tomar decisões mais assertivas, entendendo como orientar sua gestão com dados para propor novas melhorias, acompanhar resultados e manter a melhoria contínua dos seus processos.
Pensando nisso, selecionamos nossos melhores conteúdos de gestão para guiar sua jornada rumo ao alcance de objetivos
Clique aqui para ter acesso a uma série de artigos sobre planejamento comercial estratégico, principais indicadores e as principais metodologias de gestão para melhoria contínua.