O que é BSC? Entenda o balanced scorecard e saiba como aplicá-lo ao seu negócio

O conceito de Balanced Scorecard (BSC) funciona como um mapa para que as empresas possam acompanhar seu desempenho e alcançar seus objetivos. 
Tayrane
05/10/2023 | 8 min

É comum que na correria do dia a dia as empresas direcionem os seus esforços para ações voltadas ao âmbito operacional, ou até para o que chamamos de “apagar incêndios”. Isso não significa, no entanto, a falta de objetivos e planos estratégicos na gestão do negócio. 

Na verdade, lidar com questões de rotina também faz parte do caminho para alcançar marcos importantes, o problema é quando não há uma ferramenta para dar suporte a todas as etapas de um processo.

É a partir dessa necessidade que surge o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC

Além de ajudar a definir estratégias importantes para o negócio, esse recurso auxilia na construção de planejamentos de forma mais abrangente, envolvendo estratégias de longo prazo que demandam atenção constante. 

Neste post, falaremos justamente sobre o significado do BSC, e mostraremos como você pode aplicá-lo na sua empresa para alcançar as metas desejadas.

O que é o Balanced Scorecard (BSC)?

Concebido pelos professores da Universidade de Harvard (EUA), Robert Kaplan e David Norton, o conceito de Balanced Scorecard funciona como um mapa para que as empresas possam acompanhar seu desempenho e alcançar seus objetivos. 

O conceito não se limita a olhar apenas para o lucro gerado, mas vai além disso, viabilizando a definição das estratégias do início ao fim

Além de ajudar as empresas a olharem com mais cuidado para a saúde financeira a longo prazo, esse recurso permite avaliar se os clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços, e se suas necessidades estão sendo atendidas.

Ao considerar essas perspectivas em conjunto, o BSC fornece uma visão equilibrada do desempenho organizacional, confira cada uma detalhadamente:

Perspectiva financeira

A perspectiva financeira no BSC concentra-se nos aspectos econômicos da organização. Ela avalia o desempenho financeiro da empresa e seu impacto no sucesso geral da empresa. 

Aqui, os indicadores incluem métricas como receita, lucro, retorno sobre o investimento, margem de lucro, fluxo de caixa e custos operacionais. 

Perspectiva dos clientes

Além da visão financeira, é fundamental considerar as necessidades e expectativas dos clientes da empresa.

Assim, por meio dessa perspectiva, é possível entender como a empresa está atendendo aos clientes e como se destaca em relação à concorrência.

Os indicadores nessa perspectiva podem incluir satisfação do cliente, retenção de clientes, aquisição de novos clientes e participação de mercado. 

Perspectiva dos processos internos

Esta perspectiva considera os processos internos que impulsionam o desempenho financeiro e a satisfação do cliente. 

Ela se concentra em identificar processos relevantes que precisam ser otimizados para alcançar os objetivos financeiros e de clientes. 

Indicadores nessa perspectiva podem abordar eficiência operacional, qualidade do produto/serviço, tempo de entrega e inovação.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

A perspectiva do aprendizado e crescimento tem como foco o desenvolvimento de recursos humanos, tecnológicos e de conhecimento que impulsionam o desempenho em todas as outras perspectivas. 

Isso inclui investir em treinamento e desenvolvimento de funcionários, melhoria de sistemas de informação e cultura organizacional. Os indicadores aqui podem abordar taxa de retenção dos colaboradores, habilidades adquiridas e inovação.

É importante destacar que graças ao BSC as lideranças obtêm uma compreensão clara dos objetivos de seus planos e podem, assim, determinar as ações estratégicas a serem implementadas.

Como falamos, o seu caráter abrangente garante uma utilização ampla, e gira em torno de conceitos-chave, como:

  • Gestão estratégica;
  • Avaliação de progresso;
  • Formulação de estratégias;
  • Definição de metas;
  • Utilização de indicadores;
  • Estabelecimento de objetivos;
  • Execução de iniciativas estratégicas.

Dessa forma, o BSC se destaca como uma abordagem abrangente para a gestão estratégica, permitindo que as organizações compreendam e impulsionem seu crescimento de maneira mais holística.

Quais os benefícios do BSC?

Como você viu, o Balanced Scorecard promove clareza, alinhamento e melhora a capacidade de adaptar-se às mudanças, mostrando-se uma ferramenta valiosa para qualquer organização. Confira, então, alguns dos seus benefícios:

Promove uma visão clara do planejamento

O BSC não só ajuda a definir metas, mas também fornece uma visão clara de como elas se relacionam entre si. Isso significa que todos na empresa conseguem entender facilmente o que precisa ser feito e como seu trabalho se encaixa diante dos objetivos macros. 

Auxilia no aperfeiçoamento contínuo

Uma das coisas mais importantes do BSC é o seu caráter flexível, o que significa que você pode ajustá-lo à medida que sua empresa cresce e evolui

Além de ajudar a companhia a integrar áreas de forma eficiente, o recurso permite se adaptar às mudanças no mercado e a aprender com os erros, gerando o aprendizado contínuo sobre o segmento da empresa. 

Ajuda na integração entre indicadores tangíveis e intangíveis

O BSC é inteligente o suficiente para lidar com números concretos, como a lucratividade, e demais métricas, como a satisfação dos clientes. 

A ferramenta quebra as barreiras entre indicadores tangíveis e intangíveis, criando uma imagem mais completa do desempenho da empresa para além do fator financeiro. 

Melhora o alinhamento entre colaboradores e a empresa

Já pensou poder visualizar como suas ações impactam nos objetivos gerais da empresa? Ao criar um senso de propósito e alinhamento, os colaboradores se tornam mais conscientes de como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa, o que pode aumentar a motivação e a ideia de pertencimento. 

Aprimora a comunicação e execução da estratégia

Além de simplificar a comunicação das metas e estratégias da empresa, o BSC ajuda a desenvolver uma visão estratégica dos objetivos do negócio.

Assim, a empresa consegue transformar planos em ação, garantindo que as estratégias sejam executadas de maneira eficaz. 

Otimiza a análise e o acompanhamento de resultados

Com o BSC, a empresa pode acompanhar o progresso de forma sistemática e eficiente. Isso significa que você pode identificar problemas mais cedo e fazer correções rapidamente. 

Ao agilizar as tomadas de decisão, os processos tornam-se mais eficazes, e os resultados mais alinhados aos objetivos propostos.

Como aplicar o BSC aos negócios?

Aplicar o Balanced Scorecard no seu negócio envolve criar uma estrutura estratégica clara, estabelecer metas mensuráveis, acompanhar o progresso, envolver toda a organização e ser ágil na correção de falhas

Nos próximos parágrafos, compilamos um passo a passo para você implementar esse recurso de forma prática!

Desenvolva um mapa estratégico

Comece criando um mapa estratégico que represente visualmente a direção que você deseja que sua empresa siga, incluindo a missão e a visão da empresa. 

Isso envolve identificar as áreas-chave de foco, como finanças, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. O mapa deve mostrar como essas áreas estão integradas e como contribuem para a realização do propósito da empresa.

Defina objetivos

Com base no mapa estratégico, defina objetivos claros e específicos para cada área. Por exemplo, na área financeira, seu objetivo pode ser aumentar a receita em 60% no próximo ano. Portanto, certifique-se de que esses objetivos estejam alinhados com a visão e a missão da empresa.

Estabeleça indicadores

Determine os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que ajudarão a medir o progresso em direção aos objetivos. Por exemplo, para o objetivo financeiro, você pode usar indicadores como receita, margem de lucro e retorno sobre o investimento.

Defina as metas

Defina metas específicas e mensuráveis para cada indicador. Por exemplo, se o indicador for a receita, a meta pode ser atingir um determinado valor em um período específico.

Alinhe as ações aos objetivos estratégicos

Garanta que todas as ações e iniciativas dentro da empresa estejam alinhadas com os objetivos estabelecidos. Isso envolve comunicá-los claramente e garantir que todas as atividades estejam contribuindo para alcançá-los.

Integre os colaboradores e áreas na mesma estratégia

Envolver todos os colaboradores no entendimento e na execução das ações é fundamental para que a estratégia alcance resultados satisfatórios. 

Assim, você pode realizar essa integração por meio de treinamentos, comunicação eficaz e estabelecimento de metas individuais alinhadas aos objetivos estratégicos.

Corrija as falhas de forma ágil

À medida que você avança na implementação da estratégia, é importante se preparar para ajustar o curso quando necessário. Nesse caso, se algum indicador estiver abaixo da meta, analise as causas e tome medidas corretivas rapidamente.

Monitore a implementação da estratégia 

Para identificar problemas e oportunidades de melhoria em tempo real, é imprescindível realizar reuniões de alinhamento regulares para revisar o progresso em relação aos objetivos e indicadores.

Teste e adapte a estratégia

Por fim, é fundamental testar novas abordagens e adaptar a estratégia à medida que a empresa evolui e o ambiente de negócios muda. Lembre-se que o BSC é uma ferramenta flexível que permite ajustes conforme necessário.

Conclusão

Como você viu, o Balanced Scorecard é um processo contínuo de planejamento, execução e adaptação que ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos de forma eficaz. 

No entanto, antes de partir para a ação, é fundamental compreender como tomar decisões mais assertivas, entendendo como orientar sua gestão com dados para propor novas melhorias, acompanhar resultados e manter a melhoria contínua dos seus processos.

Pensando nisso, selecionamos nossos melhores conteúdos de gestão para guiar sua jornada rumo ao alcance de objetivos

Clique aqui para ter acesso a uma série de artigos sobre planejamento comercial estratégico, principais indicadores e as principais metodologias de gestão para melhoria contínua.

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.