Características de CRM Customer Relationship Management: descubra o que essa ferramenta precisa ter

Você sabe qual é o conceito e características do CRM? Uma ferramenta de Customer Relationship Management pode ser uma grande aliada do seu negócio, possibilitando um melhor desempenho […]
Blog da Ploomes
30/09/2021 | 5 min
Características de CRM Customer Relationship Management

Você sabe qual é o conceito e características do CRM?

Uma ferramenta de Customer Relationship Management pode ser uma grande aliada do seu negócio, possibilitando um melhor desempenho nas vendas e na fidelização de clientes.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características de CRM – Customer Relationship Management e mostrar como cada uma delas pode atender a diferentes necessidades da sua empresa.

Além disso, você vai conhecer cinco das principais características que um bom CRM precisa ter:

  1. Integração com outras ferramentas;
  2. Gestão intuitiva do funil de vendas;
  3. Armazenamento na nuvem;
  4. Personalização da plataforma;
  5. Histórico de vendas.

Leia também: Entenda o que é CRM, para que serve e confira seus 5 principais benefícios

Quais as características de CRM – Customer Relationship Management

Primeiramente, é importante explicarmos o conceito e características do CRM.

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) engloba estratégias e tecnologias centradas na experiência e no sucesso dos clientes da empresa.

O cliente assume posição de protagonismo dos processos de negócio. O objetivo do CRM é entender e antecipar as necessidades dos clientes, oferecendo soluções que vão atender e superar suas expectativas.

As estratégias de CRM podem ser implementadas com a ajuda de um software especializado. O sistema de CRM funciona como um grande banco de dados.

Esse tipo de ferramenta armazena, organiza e centraliza informações relevantes sobre os clientes, como o histórico de relacionamento com a empresa, preferências e dados demográficos.

O CRM tem como uma de suas características a possibilidade de automatizar algumas tarefas repetitivas, otimizando tempo e esforços dos colaboradores.

Outra característica que vale a pena mencionar é que com o CRM você consegue segmentar seus contatos, o que contribui para interações mais personalizadas e estratégias de marketing mais assertivas.

Leia mais: Como saber se a sua empresa precisa investir em um CRM de vendas?

Quais os tipos de aplicação de CRM?

Existem 4 formas de aplicar as características de CRM – Customer Relationship Management.

CRM Operacional

O CRM operacional é um tipo de aplicação focada na execução de tarefas do dia a dia. Isso envolve gestão do funil de marketing e vendas, cadência de follow-up, envio de e-mail marketing, atendimento de suporte etc.

CRM Analítico

Neste tipo de aplicação, concentra-se o uso do CRM na análise de dados sobre prospects, leads e clientes. Para isso, recorre-se a relatórios automáticos e gráficos que vão ajudar na obtenção de insights valiosos.

CRM Colaborativo

O CRM colaborativo envolve a integração entre diferentes setores, visando facilitar o acesso a informações e a promoção do trabalho em equipe.

CRM Estratégico

O CRM estratégico é a fusão dos três tipos anteriores. O foco dessa aplicação está em definir estratégias que vão ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de médio e longo prazo.

Veja também: Como utilizar o CRM na sua estratégia de Marketing

O que deve ter um CRM?

Agora que você já conhece as principais características de CRM – Customer Relationship Management e os tipos de aplicação, é hora de apresentarmos o que um software de CRM deve ter.

Confira quais característica você deve observar antes de contratar uma solução de CRM:

1 – Integração com outras ferramentas

Um bom CRM precisa ser capaz de se integrar a outras ferramentas de gestão, como um ERP ou uma plataforma de automação de marketing.

Além disso, o CRM precisa promover a integração também entre diferentes departamentos para que as informações possam fluir melhor, evitando falhas de comunicação que podem comprometer a produtividade.

Veja mais: Integração CRM e ERP: quais são os requisitos técnicos?

2 – Gestão intuitiva do funil de vendas

Outra característica que um bom CRM precisa se refere à facilidade de gerenciar o seu funil de vendas.

É importante que a ferramenta seja intuitiva e descomplicada para que você e seus colaboradores possam visualizar a evolução das oportunidades de negócio e a aplicação das estratégias de marketing e vendas.

Quer saber como gerenciar seu funil de vendas com uma ferramenta CRM? este vídeo vai te ajudar:

3 – Armazenamento na nuvem

O CRM que você escolher para a sua empresa precisa ter um mecanismo de armazenamento na nuvem. Essa é uma forma mais segura de guardar os dados sobre os seus clientes e podem ser consultados com mais facilidade por pessoas autorizadas.

4 – Personalização da plataforma

Escolha uma plataforma que possa ser personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio. 

É interessante que você tenha liberdade para definir como quer organizar os dados no sistema, quais métricas são mais importantes analisar e como você deseja visualizar o seu funil de vendas, por exemplo.

5 – Histórico de vendas

Esta é uma das funcionalidades mais básicas que todo CRM precisa ter. E, exatamente por isso, muitas vezes é deixada de lado e pouco aproveitada poer alguns profissionais de vendas.

Na verdade, um estudo do histórico do relacionamento com o cliente antes de qualquer contato com ele é fundamental não apenas para se inteirar do contexto da conversa, mas também para gerar oportunidades de vendas, percebendo as verdadeiras dores que ele sente.

Veja mais neste vídeo:

Este post também pode interessar a você: Experiência do Cliente: o que é ? E qual a sua importância ?

E então, ficou claro quais são as características de CRM – Customer Relationship Management? 

Faça uso dessa ferramenta no seu negócio para otimizar seu processo comercial e promover uma melhor gestão de relacionamento com os clientes.

As características do CRM evoluíram com o tempo, confira neste infográfico gratuito como se deu essa mudança gradual do conceito de relacionamento com o cliente: INFOGRÁFICO – a evolução do CRM 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.