CRM para indústria: como a ferramenta pode otimizar a gestão industrial?

Um CRM para indústria tem como principal objetivo viabilizar a gestão do relacionamento com os clientes e prospects. Saiba mais!
Tayrane
07/08/2023 | 9 min

O CRM já demonstrou ser uma ferramenta indispensável para uma gestão mais eficiente do relacionamento com os clientes.

Além disso, a plataforma facilita o acesso e a análise de dados, tornando a operação mais estratégica e viabilizando as tomadas de decisão dentro das companhias.

O papel do CRM para indústria, um setor essencial para a economia do país, também é fundamental!

Como em qualquer negócio, as indústrias precisam manter os processos de vendas organizados, bem como garantir o controle das negociações do início ao fim.

Justamente por contar com um processo de vendas mais complexo, o cuidado na hora de gerenciar informações dos clientes e da própria empresa deve ser redobrado.

Quer entender como um CRM pode otimizar a gestão industrial? Continue lendo e saiba mais.

Processo de vendas na indústria

O processo de vendas na indústria se diferencia dos demais por conta de sua complexidade, envolvendo, na maioria das vezes, valores mais robustos. 

Por conta disso, a equipe precisa se atentar a cada fase do processo para evitar a ocorrência de erros e a perda de informações importantes. 

Assim, as chances de perder grandes vendas são reduzidas, e o processo comercial torna-se mais organizado e eficiente. 

Para lidar com um alto volume de dados e processos complexos, um CRM é a opção mais indicada para gerenciar as informações comerciais da companhia e apoiar as áreas de marketing e vendas na segmentação de clientes e na análise de resultados.

Como um CRM para a indústria pode otimizar esse processo?

A partir da organização e centralização das informações, um CRM tem como principal objetivo viabilizar a gestão do relacionamento com os clientes e prospects. 

Na indústria, esse papel é fundamental, já que estamos falando de vendas complexas e de negociações que envolvem altos valores. Mas como essa ferramenta otimiza esse processo na prática? É o que verá a seguir.

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Gerencia a carteira de clientes

A gestão da carteira de clientes é especialmente importante nas indústrias, já que elas atuam como fornecedoras de produtos, equipamentos e peças para outras empresas.

Assim, a fidelização e o relacionamento com os clientes torna-se essencial para potencializar as vendas e aumentar a retenção de sua base. 

Além de organizar a carteira de clientes, um CRM armazena todas as informações dos contatos, bem como interações e histórico de atendimento.

Dessa forma, sempre que os vendedores precisarem acessar as informações de prospects e clientes basta acionar a plataforma e rapidamente ele terá todos os dados que necessita ao seu dispor. 

Organiza as informações de novos clientes

Por se tratar de um processo mais demorado e repleto de etapas importantes, é fundamental que as informações de novas negociações estejam acessíveis e organizadas em um único local. 

Assim, dados como especificações de produtos, valores e prazos não correm o risco de se perderem, o que normalmente acontece quando há o controle manual desses ativos. 

Assim, um CRM permite o registro e a centralização de novos clientes de forma prática, facilitando o acompanhamento de todas as fases da negociação.

Atua na organização das tarefas

Com tantos compromissos e reuniões ao longo dos dias, contar com uma ferramenta que gerencie as tarefas de rotina é fundamental para manter a operação produtiva e ágil. 

Pois um CRM, além de atuar no controle das informações dos clientes, também auxilia na gestão das atividades dos vendedores.

Além de definir os próximos passos e compromissos, algumas plataformas já possuem integração com calendários do Google e Outlook 365, por exemplo.

Emite propostas e lançamentos

Parte fundamental do processo de vendas em qualquer segmento, a emissão de propostas e lançamentos é outra atividade que pode ser otimizada com o uso de um CRM. 

Além de reduzir o tempo na realização da tarefa, a ferramenta ajuda a evitar erros comuns  e padroniza as propostas comerciais

Em propostas mais complexas, é possível, ainda, automatizá-las, personalizando produtos e serviços com variáveis, opcionais, itens obrigatórios, descrições e imagens.

E para quem busca por serviços mais robustos, já existem ferramentas que auxiliam na criação de fórmulas e consultas externas ao ERP ou a planilhas para o cálculo de tributos, regras, margens, comissão, entre outros.

Automatiza atividades de rotina

Sabemos que a rotina de um vendedor é composta por uma série de tarefas que se repetem continuamente: seja realizar ligações, criar propostas, mover contatos de uma fase do ciclo de vida para outra.

A boa notícia é que um CRM possibilita a automação de boa parte dessas atividades, do acompanhamento de leads ao envio de e-mails automáticos, passando por lembretes de follow-up e agendamento de atividades. 

Ao economizar tempo da equipe, há um aumento visível da eficiência, já que os vendedores podem finalmente se concentrar em tarefas estratégicas, como a aquisição de novas contas e o relacionamento com os clientes. 

Com ciclos de vendas mais longos e complexos, a ferramenta automatizada ajuda as indústrias no rastreamento e gerenciamento do progresso das oportunidades de vendas, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

Auxilia na análise de dados

Por fim, um CRM fornece todo o aparato para análises de dados robustas a respeito dos resultados de vendas no setor industrial. 

Por reunir todas as informações relevantes sobre clientes, leads, oportunidades de vendas e interações em um único sistema, você conseguirá avaliar o desempenho da equipe de vendas e identificar áreas que precisam de melhorias

Além disso, você terá acesso a relatórios personalizados que atendam às necessidades específicas da indústria.

Esses relatórios podem mostrar informações sobre o perfil dos clientes, histórico de compras, comportamento de compra, tendências de mercado e muito mais.

Veja também: Exemplos de CRM: veja casos de sucesso de uso da ferramenta

Benefícios do CRM para a indústria

Automação de tarefas repetitivas, criação de propostas comerciais e análises de dados mais robustas. Esses são só alguns benefícios do CRM para o setor industrial. 

A seguir, compilamos outras vantagens que só esse sistema pode proporcionar para a operação comercial do seu negócio:

Melhoria do relacionamento com o cliente

É impossível citar as vantagens de um CRM sem falar de sua principal atuação: o relacionamento com os clientes.

Ao fornecer um um atendimento mais ágil, personalizado e consistente, há um aumento significativo na retenção e satisfação dos clientes.

Em resumo, trata-se de um recurso valioso para impulsionar o crescimento e o sucesso das indústrias em mercados cada vez mais competitivos.

Otimização do ciclo de vendas

Com ciclos de vendas complexos e demorados, um CRM permite que as indústrias consigam identificar gargalos a partir da análise de dados e aprimorar o processo de vendas com automações e um atendimento personalizado, alcançando mais eficiência e agilidade em todo o processo comercial. 

Integração de departamentos

Marketing, vendas e atendimento são alguns dos departamentos que podem ter suas operações integradas com um CRM. 

Ao implementar o sistema, a troca de informações e a colaboração acontecem naturalmente, uma vez que todos os dados estarão integrados e todos os profissionais envolvidos no processo poderão acessá-los de forma prática, sem a necessidade de utilizar diversas planilhas e documentos. 

Personalização de ofertas

Por reunir dados de todos os contatos de forma detalhada e com fácil acesso, fica fácil criar ofertas e campanhas personalizadas com base nos interesses e necessidades dos seus contatos. 

Assim, por mais que a automação faça parte da operação, otimizando o processo de ponta a ponta, a customização não deixará de ser um fator crucial para a criação de uma comunicação assertiva com a base de leads e clientes. 

Análise de dados e métricas

Com uma variedade de painéis com gráficos, indicadores e tabelas para a consolidação e acompanhamento de resultados em tempo real, as decisões que envolvem processos de marketing e vendas serão tomadas com maior assertividade. 

Com isso, as ações pensadas para nutrição de leads, engajamento de clientes e aquisição de novas contas serão embasadas em dados seguros e concretos.

Como escolher o melhor CRM?

Depois de entender mais sobre as possibilidades de uma ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes, chegou a hora de conhecer os principais critérios ao escolher a opção mais adequada para o seu negócio!

Verifique as possibilidades de automação

Como você viu, um CRM automatiza diversas tarefas de rotina, gerando economia de tempo para que os vendedores possam focar em atividades mais estratégicas.

Assim, esse precisa ser um critério fundamental ao buscar pela plataforma de CRM – ela precisa fornecer opções de automação básica: sejam relacionadas a disparos de e-mails, criação de fluxos de trabalho, propostas, dentre outras atividades presentes no dia a dia dos vendedores. 

Entenda se a ferramenta facilita a colaboração e integração

Especialmente relevante em indústrias e empresas onde várias equipes estão envolvidas no processo de atendimento ao cliente, vendas e suporte, a possibilidade de integração entre departamentos e outras plataformas deve estar presente em um CRM. 

Com todas as informações registradas em uma única ferramenta, é possível criar uma série de ações, como política de descontos, promoções, campanhas específicas para clientes, entre outras.

Além disso, essa função permite que diferentes membros da equipe acessem e compartilhem informações relevantes sobre os clientes, oportunidades de vendas e solicitações de suporte.

Analise sua usabilidade e acessibilidade

Tão importante quanto oferecer funcionalidades robustas e permitir a automação de várias tarefas, um CRM precisa ter um design intuitivo e fácil de usar. 

Afinal de contas, se a plataforma será amplamente utilizada, nada mais justo que todos consigam se adaptar rapidamente a sua interface, certo?

Pense que se a precisão dos dados é crucial para a tomada de decisões e para manter um relacionamento confiável com os clientes, uma interface clara e bem organizada ajuda a evitar erros comuns e torna o trabalho da equipe mais produtivo e fluido. 

Ploomes: o CRM da indústria

Com funis e workflows personalizados para cada negócio, e automação de propostas comerciais com precificação avançada e cálculo de impostos, o Ploomes é o CRM ideal para o setor industrial. 

Além de permitir o acesso a históricos em timeline e múltiplos processos (como funis de vendas) organizados em telas amigáveis, filtráveis e de fácil acesso, a ferramenta facilita a criação de funis de acordo com seu negócio, com etapas, campos e obrigatoriedades personalizadas.

Quer conhecer a plataforma que tem revolucionado o processo de vendas complexas? Conheça o Ploomes!

banner conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos