Gestão de marketing: estratégias e tendências para o sucesso

Descubra como a gestão de marketing pode impulsionar o sucesso do seu negócio. Conheça estratégias e ferramentas.
Rackel
26/03/2024 | 8 min

A gestão de marketing é o processo de planejamento, implementação e controle das atividades de marketing de uma organização. Envolve a análise do mercado, a definição de estratégias, a criação de planos de ação e a avaliação dos resultados para alcançar os objetivos de marketing da empresa. 

Por meio da gestão de marketing, é possível identificar as melhores oportunidades de mercado, entender o comportamento do consumidor e posicionar seus produtos ou serviços de forma competitiva frente à concorrência. 

Neste contexto, preparamos este conteúdo para explicar o conceito de gestão de marketing, sua importância, os pilares que a sustentam, as principais tendências e muito mais.

O que é gestão de marketing?

Em resumo, podemos definir a gestão de marketing como o processo de planejar, implementar e controlar as atividades relacionadas à divulgação de produtos ou serviços em uma empresa. 

Isso envolve muitos fatores, como a análise do mercado, definição de objetivos, desenvolvimento de estratégias e táticas de marketing, alocação de recursos de forma inteligente e avaliação de desempenho das ações. 

A gestão de marketing, portanto, é o conjunto de atividades que uma empresa realiza para criar, comunicar, entregar e trocar valor com seus clientes. O objetivo final disso tudo é satisfazer suas necessidades e alcançar seus próprios objetivos organizacionais.

Veja também: Os 12 melhores livros sobre marketing para impulsionar os resultados do seu negócio

Qual a importância da gestão de marketing?

A gestão de marketing é importante porque permite que as empresas identifiquem as necessidades e desejos dos clientes, entendam o mercado em que operam e, depois disso, desenvolvam estratégias eficazes para alcançar seus objetivos. 

Além disso, a gestão de marketing ajuda as empresas a construírem relacionamentos sólidos com os clientes, o que pode levar a uma maior confiança deles na marca e, com isso, aumenta a retenção.

Quais são os pilares da gestão de marketing?

A gestão de marketing é sustentada por três pilares principais: pessoas, operação e resultados. Cada um deles desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na execução de estratégias de marketing eficazes.

Veja como funcionam e sua importância:

1. Pessoas

As pessoas são um dos recursos mais importantes em qualquer organização. Na gestão de marketing, isso inclui tanto os funcionários internos quanto os clientes. 

As equipes de marketing precisam ser talentosas, mas também motivadas e bem treinadas para executar todas as estratégias que foram planejadas. 

Isso, porém, de nada adianta sem entender as necessidades, preferências e comportamentos dos clientes. Só assim é possível desenvolver campanhas eficazes e que atendam ao que o público espera. 

2. Operação

A operação é o segundo pilar e se refere aos processos internos e sistemas utilizados para implementar as estratégias de marketing no negócio. 

Isso inclui desde a gestão de canais de distribuição até a execução de campanhas publicitárias e o atendimento ao cliente. Uma operação eficiente é essencial para garantir que as estratégias de marketing sejam implementadas de forma correta.

3. Resultados

Uma empresa não é nada sem bons resultados, por isso, eles são o objetivo final da gestão de marketing. Isso inclui tanto os de curto prazo, como vendas e receita, quanto os de médio e longo prazo, como a construção de uma marca forte e a fidelidade do cliente. 

É importante medir e avaliar regularmente o desempenho das estratégias de marketing para garantir que elas estejam gerando os resultados desejados e fazer ajustes sempre conforme necessário para alcançar as metas.

Estratégias de gestão de marketing

Existem várias estratégias que as empresas podem adotar para alcançar sucesso em suas iniciativas de marketing. Elas incluem posicionamento de marca, mix de marketing (ou os 4Ps – que falaremos adiante), marketing digital, relacionamento com o cliente e monitoramento de métricas.

A seguir, você vê como elas funcionam e de que maneira trazem sucesso para a sua gestão de marketing.

Quais são as estratégias da gestão de marketing?

As estratégias de gestão de marketing são planos de ação feitos para alcançar objetivos específicos de marketing. Elas podem incluir a segmentação de mercado, a definição de uma proposta de valor única, o desenvolvimento de mensagens persuasivas e a seleção de canais de distribuição adequados. 

Essas estratégias de marketing precisam ser adaptadas de acordo com as necessidades e características específicas de cada empresa e mercado. Veja como elas funcionam na prática:

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca afeta diretamente a maneira como uma empresa é percebida pelos clientes em relação à concorrência, ou seja, como os clientes lembram do negócio. Isso envolve identificar as vantagens competitivas que diferenciam a marca no mercado. 

Um posicionamento de marca eficaz ajuda a empresa a atrair e reter clientes, além de aumentar a lealdade do público e dar margem para negociar produtos e serviços a preços mais altos, já que entregam valor agregado.

Mix de marketing (4Ps)

O mix de marketing, também conhecido como os 4Ps, é um conjunto de variáveis que uma empresa pode controlar para influenciar a demanda por seus produtos ou serviços. 

Funciona assim: os 4Ps incluem Produto, Preço, Praça (ou distribuição) e Promoção. Ao ajustar essas quatro variáveis de maneira estratégica no negócio, as empresas podem criar ofertas que atendam às necessidades dos clientes e alcancem seus objetivos de marketing.

Marketing Digital

O marketing digital envolve o uso de canais e tecnologias online para promover produtos ou serviços da sua empresa. Isso inclui atividades como marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, SEO (otimização de mecanismos de busca) e publicidade online. 

Investir em marketing digital dá às empresas a oportunidade de alcançar um público maior do que apostar apenas em ações locais, assim como medir o desempenho em tempo real e segmentar clientes com mais precisão.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso a longo prazo de uma empresa. Isso é feito por meio do cultivo de interações positivas e duradouras com os consumidores ao longo de seu ciclo de vida. 

Por exemplo: uma maneira muito útil de as empresas construírem relacionamentos sólidos com os clientes é por meio de um atendimento excepcional. Além disso, fatores como a comunicação eficaz e programas de fidelidade também ajudam.

Monitoramento e métricas

Por fim, fazer o monitoramento constante e a análise de métricas também é essencial para avaliar o desempenho das iniciativas de marketing e fazer ajustes conforme necessário. 

Isso inclui o acompanhamento de métricas chave, como tráfego do site, taxas de conversão e engajamento nas redes sociais, para entender o impacto das estratégias de marketing e identificar áreas de oportunidade.

Fazer isso também é importante para justificar o orçamento destinado para cada ação, evento ou demais iniciativas propostas pela equipe de marketing.

Tendências da gestão de marketing

A gestão de marketing vive evoluindo, impulsionada por diversos fatores como os avanços tecnológicos, as mudanças no comportamento do consumidor e novas oportunidades de mercado. 

Por isso, estar por dentro das tendências mais relevantes é como estar sempre um passo à frente dos concorrentes na busca pela preferência dos clientes. Veja quais são as principais e como ajudam as empresas.

Personalização

A personalização está se tornando cada vez mais importante à medida que os consumidores buscam experiências mais relevantes e que os ajudem a se sentirem especiais de alguma forma. 

Para as empresas, isso inclui o uso de dados para segmentar e direcionar campanhas de marketing, bem como a personalização de produtos e serviços para atender às necessidades individuais dos clientes.

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial está transformando a maneira como as empresas abordam o marketing, permitindo a automação de processos, análise avançada de dados e personalização em escala. 

Isso inclui o uso de chatbots para atendimento ao cliente, análise preditiva para prever o comportamento do consumidor e sistemas de recomendação para oferecer produtos e serviços mais relevantes conforme a necessidade dos compradores.

Experiência do cliente (CX)

A experiência do cliente é um diferencial competitivo superimportante. Isso tem motivado as empresas a buscarem oferecer experiências marcantes e excepcionais em todos os pontos de contato com o cliente

Desse modo, pontos como a facilidade de navegação em um site até o atendimento ao cliente personalizado e o suporte pós-venda são indispensáveis na gestão de marketing.

Análise de Big Data

Por fim, a análise de big data está permitindo que as empresas extraiam insights valiosos dos volumes de dados disponíveis online, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica para o negócio. 

Isso envolve o uso de análise de dados para identificar pontos vitais para o sucesso da empresa, como as atuais tendências de mercado, como segmentar clientes com mais precisão e ainda avaliar o impacto das iniciativas de marketing em tempo real.

Aprenda a estruturar um planejamento de marketing B2B

Como você viu até aqui, fazer a gestão de marketing eficiente é um dos grandes segredos por trás do sucesso da maioria das empresas. E para isso, nada mais seguro e concreto do que estruturar um planejamento de marketing B2B para o seu negócio.

Por mais que isso envolva bastante tempo e atenção em todas as etapas, é possível simplificar a criação desse documento se seguir os passos certos.

Pensando nisso, criamos um e-book gratuito e exclusivo, onde te ensina tudo o que você precisa saber para estruturar o planejamento de marketing digital B2B no seu negócio.

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.