Blog da Ploomes

Vendas e marketing: como integrar os dois setores?

Os setores de vendas e marketing podem tirar proveito um dos números gerados pelo outro, mas, muitas vezes, existe uma dificuldade em integrar as duas equipes e seu conhecimento.

Manter esses dois times em sintonia e trabalhando juntos pode ser a chave para o sucesso de sua empresa e a conquista e fidelização do maior número possível de clientes.

Caso você esteja com problemas para conseguir essa integração, este post é para você. Vamos demonstrar qual a importância dos dois setores trabalharem juntos e como é possível fomentar essa parceria. Continue conosco e confira!

A integração entre vendas e marketing

Os dois setores diretamente envolvidos no sucesso comercial de uma empresa são o marketing e a área de vendas, o que muitas vezes pode começar a criar um sentimento de rivalidade entre eles.

Venda e Marketing colegas
Vendas e Marketing precisam se entender para trazer resultados ainda maiores

Esse tipo de situação é extremamente incômoda e pode prejudicar os números da empresa. É preciso investir na integração entre os dois times, pois eles são engrenagens fundamentais de uma mesma máquina.

Sem os leads (potenciais clientes) gerados pelo marketing, o setor de vendas não poderia fechar contratos. Da mesma forma, de nada adiantaria atrair diversos clientes caso não fossem fechados acordos.

Para que uma empresa seja rentável, não basta que cada setor faça seu trabalho de forma individualizada e com competência, é preciso que haja um intercâmbio de informações e colaboração.

As dicas de integração

Vamos listar algumas dicas importantes que você pode utilizar para fomentar a integração entre suas equipes.

Crie uma visão de público-alvo

Em muitas empresas, a criação do público-alvo é realizada de forma individual por cada um dos times, sem consultar o outro, o que pode prejudicar na hora do fechamento de contratos.

O marketing acaba por atrair um determinado lead que não é considerado ideal pelo setor de vendas e, então, se iniciam os conflitos. O ideal é que a formação do conceito de público-alvo seja realizado em conjunto.

Defina objetivos em conjunto

A definição de um objetivo único também é outro ponto que deve ser trabalhado entre as duas equipes, para que ambas possam focar em alcançar metas dentro de uma mesma visão.

Utilize um CRM integrado

O CRM é uma poderosa ferramenta para trabalhar com os dados gerados pelos clientes em todos os seus contatos com sua empresa. Utilizar o mesmo sistema para as duas equipes permite que ambas tenham acesso às informações cadastradas pelo outro time e melhore seu conhecimento acerca de clientes.

Melhore a comunicação

Um dos principais pontos para uma integração eficiente entre as equipes de marketing e vendas é a comunicação. É preciso criar um canal direto e de livre acesso para que os profissionais possam trocar ideias livremente, no âmbito da empresa.

O conceito de vendarketing

Ao realizar uma integração total entre os dois times, podemos ter uma simbiose tão grande a ponto de criar o vendarketing, um termo cunhado para conceituar um ótimo envolvimento entre os dois setores.

Esse é o cenário ideal, no qual cada uma das equipes realiza suas atividades sempre orientada pelas informações geradas pelo outro time.

Os setores de vendas e marketing são essenciais para o sucesso de uma empresa e sua integração é necessária para que os resultados obtidos possam ser ainda maiores.

Gostou deste post? Então confira nosso próximo texto e entenda porque a automação é essencial para o seu negócio!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial