Marketing e vendas: como integrar os dois setores pode ajudar sua empresa a crescer?

Os setores de vendas e marketing são setores complementares que podem se beneficiar das infomações um do outro. Entenda aqui como integrá-los.
Tayrane
09/07/2022 | 5 min
imagem de um quebra-cabeça ilustrando a integração entre as áreas de marketing e vendas.

Os setores de marketing e vendas podem tirar proveito um dos números gerados pelo outro, mas, muitas vezes, existe uma dificuldade em integrar as duas equipes e seu conhecimento.

Manter esses dois times em sintonia e trabalhando juntos pode ser a chave para o sucesso de sua empresa e a conquista e fidelização do maior número possível de clientes.

Caso você esteja com problemas para conseguir essa integração, este post é para você. Vamos demonstrar qual a importância dos dois setores trabalharem juntos e como é possível fomentar essa parceria. Confira no vídeo abaixo ou continue a leitura!

A integração entre vendas e marketing

Os dois setores diretamente envolvidos no sucesso comercial de uma empresa são o marketing e a área de vendas, o que muitas vezes pode começar a criar um sentimento de rivalidade entre eles.

Esse tipo de situação é extremamente incômoda e pode prejudicar os números da empresa. É preciso investir na integração entre os dois times, pois eles são engrenagens fundamentais de uma mesma máquina.

Sem os leads (potenciais clientes) gerados pelo marketing, o setor de vendas não poderia fechar contratos. Da mesma forma, de nada adiantaria atrair diversos clientes caso não fossem fechados acordos.

Para que uma empresa seja rentável, não basta que cada setor faça seu trabalho de forma individualizada e com competência, é preciso que haja um intercâmbio de informações e colaboração durante todo o funil de vendas.

funil de vendas inbound
Funil de vendas

As dicas de integração entre marketing e vendas

Vamos listar algumas dicas importantes que você pode utilizar para fomentar a integração entre suas equipes.

Crie uma visão de público-alvo

Em muitas empresas, a criação do público-alvo é realizada de forma individual por cada um dos times, sem consultar o outro, o que pode prejudicar na hora do fechamento de contratos.

O marketing acaba por atrair um determinado lead que não é considerado ideal pelo setor de vendas e, então, se iniciam os conflitos. O ideal é que a formação do conceito de público-alvo seja realizado em conjunto, ou a criação de personas, ou o perfil de cliente ideal (PCI).

Defina objetivos em conjunto

A definição de um objetivo único também é outro ponto que deve ser trabalhado entre as duas equipes, para que ambas possam focar em alcançar metas dentro de uma mesma visão.

Utilize um CRM integrado

O CRM é uma poderosa ferramenta para trabalhar com os dados gerados pelos clientes em todos os seus contatos com sua empresa. Utilizar o mesmo sistema para as duas equipes permite que ambas tenham acesso às informações cadastradas pelo outro time e melhore seu conhecimento acerca de clientes.

Melhore a comunicação

Um dos principais pontos para uma integração eficiente entre as equipes de marketing e vendas é a comunicação. É preciso criar um canal direto e de livre acesso para que os profissionais possam trocar ideias livremente, no âmbito da empresa.

O impacto do marketing digital para as vendas

A forma da população de consumir tem mudado. De tempos em tempos é necessário se adaptar e evoluir para que o seu modelo de negócio não fique ultrapassado.

Por exemplo, a formato de oferecer filmes streaming lançado pela Netflix fez com que o consumo de longas metragens fosse completamente alterado, e empresas do ramo que não se atualizaram, adivinha? Perderam espaço no mercado. 

Mas, o que isso tem a vê com o marketing e o time de vendas da sua empresa? O marketing digital revolucionou a forma das empresas venderem e se você não entende os benefícios tanto para a sua empresa quanto para a sua equipe, você pode ficar para trás.

Por isso, separamos aqui algumas vantagens do marketing para as vendas da sua empresa:

Melhor posicionamento online 

O marketing digital proporciona melhor visibilidade para a sua empresa e, consequentemente, mais leads. Estar nas primeiras posições do Google é hoje a melhor forma para se conquistar mais clientes. Com as campanhas corretas a sua empresa consegue atingir um público melhor segmentado e mais preparado para ser abordado pelo seu time de vendas.

Por isso, o investimento em marketing digital e uma integração com a sua equipe de vendas proporciona um melhor aproveitamento dos seus recursos e o aumento das vendas.

Segmentação da audiência

Depois de capturar os leads certos para a sua empresa, a agência de marketing responsável ou o seu time de marketing, consegue nutrir esses leads até que eles vejam a importância do seu produto. A ideia é trazer para o usuário a sensação de necessidade, fazer com que o consumidor pense: “é isso que eu preciso!”.

Melhor relacionamento com o cliente

Não poderíamos deixar de falar sobre o relacionamento com o cliente. Proporcione para quem encontrar a sua empresa a melhor experiência possível. E é aí que a equipe de marketing também consegue ajudar seu time de vendas.

Através do marketing digital, é possível entender melhor esse lead, o que ele busca e até mesmo informações pessoais como aniversário. Assim, fica mais fácil construir de fato um contato individualizado com esse potencial cliente e, eu garanto, que feito da maneira certa, isso não é complicado. 

Mas, vamos ao ponto!

Como fazer a integração de marketing e vendas?

Se a sua empresa ainda não tem um time de marketing completo e você já entendeu que precisa do marketing digital para ontem, uma boa dica é buscar uma agência de marketing digital.

Um agência é uma excelente opção para quem quer aumentar os resultados sem desembolsar muito. Busque por uma agência especializada em fazer você ganhar dinheiro com marketing digital e na criação de sites. 

Caso você já tenha uma equipe de marketing bem estruturada, nossa sugestão é que você faça reuniões entre as duas equipes (marketing e vendas) a fim descobrir qual a melhor maneira de integrar esses dois setores. Afinal, cada empresa terá a sua fórmula secreta.

O conceito de vendarketing

Ao realizar uma integração total entre os dois times, podemos ter uma simbiose tão grande a ponto de criar o vendarketing, um termo cunhado para conceituar um ótimo envolvimento entre os dois setores.

Esse é o cenário ideal, no qual cada uma das equipes realiza suas atividades sempre orientada pelas informações geradas pelo outro time.

Os setores de vendas e marketing são essenciais para o sucesso de uma empresa e sua integração é necessária para que os resultados obtidos possam ser ainda maiores.

Gostou deste post? Então confira nosso próximo texto e entenda porque a automação é essencial para o seu negócio!

teste grátis ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.