Saber quais são os melhores sistemas de gestão de pessoas é fundamental para todo gestor que deseja melhorar a área de RH de sua empresa e tornar sua rotina mais simples.
Ficou curioso?
Então, leia este post até o fim. Ao longo dele, você compreenderá como funciona cada uma dessas soluções, suas principais características, benefícios proporcionados e como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar.
Vale dizer que cada sistema tem as suas peculiaridades e funcionalidades e por isso é importante avaliar suas necessidades antes da escolha.
Vamos então a eles. Boa leitura!
Melhores sistemas de gestão de pessoas
1 – StratwsOne – Siteware
O sistema de gestão de pessoas StratwsOne da Siteware é bem completo. Ele foi desenvolvido para oferecer autonomia ao departamento de RH.
Com ele, você pode automatizar processos e estimular a cultura de feedbacks por meio de um conjunto de práticas e ações otimizados no sistema. Dentre os principais benefícios proporcionados, podemos citar:
- mais autonomia para o RH estratégico com visão mais ampla sobre os colaboradores;
- automatização de todos os processos colaborando com a redução de custo;
- estímulo à cultura de feedbacks.
Por se tratar de um sistema em nuvem, a implantação é simples, assim como o custo de manutenção é baixo. Sem falar que ele não demanda um grande aparato tecnológico.
Vale destacar que o sistema atende às normas europeias, brasileiras e californianas no que tange à segurança de dados e a privacidade da informação. Você pode solicitar uma demonstração gratuita para conhecer melhor o sistema.
2 – Mindsight
A Mindsight é uma HRTech especialista em gestão de talentos. Seu software acompanha todo o ciclo de gente — desde a contratação até as promoções, bônus e desligamentos.
Combinando as principais metodologias da psicologia organizacional com a inteligência artificial, a empresa ajuda organizações a descobrirem o verdadeiro potencial de seus colaboradores, oferecendo uma visão estratégica e detalhada sobre seu desempenho.
A plataforma centraliza todas as informações, possibilitando uma visão completa da jornada dos colaboradores, o que otimiza a gestão de pessoas e torna a tomada de decisões no RH mais ágil e assertiva.
3. Runrun.it
Esse app ajuda o departamento de RH a mensurar os resultados de cada colaborador dentro de um projeto específico, trazendo mais rapidez nos processos.
Ele leva em consideração diversos fatores como o número de tarefas que são entregues, a pontualidade das entregas, a organização das tarefas etc.
Um dos pontos positivos é que os gestores possuem uma visão mais ampla desde o início de um projeto específico até a sua entrega final.
Leia também: Automações de gestão de pessoas: o que é e quais implementar?
4 – RH1000
O RH1000 é um sistema que tem como foco os resultados. Afinal, ele permite ao gestor de RH acompanhar o desempenho individual de cada colaborador.
Dessa forma, é possível gerenciar treinamentos, controlar o desenvolvimento individual, centralizar os processos, organizá-los e avaliar como cada funcionário está se saindo.
Com base nos dados levantados é possível identificar os principais gargalos que podem existir em um departamento e corrigi-los. Por isso ele é tido como um sistema que possui foco nos resultados.
Afinal, ao ter uma visão ampliada dos processos e aperfeiçoá-los mais rapidamente, aumenta-se a produtividade da empresa, elevando assim o seu lucro.
5 – Felizz
Esse é um sistema bem interessante cujo foco principal é analisar o engajamento dos colaboradores.
A intenção do software é proporcionar aos gestores um entendimento mais eficaz sobre o índice de satisfação e felicidade de cada um dos funcionários.
Dentre as medições da ferramenta estão a produtividade e motivação do colaborador na empresa, o que melhora a gestão estratégica de equipes.
É um bom sistema, uma vez que permite aos gestores de RH desenvolver ações para melhorar o engajamento de todo o time. Vale a pena conhecer.
6 – Trello
O Trello é um dos aplicativos de gerenciamento de projetos mais difundido entre as empresas. Ele funciona em uma espécie de metodologia Kanban.
O gestor pode criar as atividades para cada um dos participantes do projeto definindo tarefas exclusivas dentro delas com prazo bem definido.
Um dos pontos interessantes é que dá para organizar as tarefas em uma espécie de fluxograma, ou seja, desde quando a demanda é criada até o momento em que ela é concluída.
Vale apontar que o Trello possui uma versão gratuita que supre bem a demanda para quem tem times menores, e uma versão paga para quem precisa de mais funcionalidades.
7 – Gupy
O Gupy é um sistema que engloba diversas ferramentas para recrutamento e seleção e admissão de colaboradores. Ele contribui para uma maior padronização dos processos.
Dessa forma, é permitido que tudo seja centralizado em um único lugar com o envolvimento de gestores e recrutadores que podem visualizar o andamento do processo seletivo.
Nesse sentido, os gestores possuem uma visão mais ampla que possibilita identificar os candidatos mais adequados para cada vaga.
Para isso é feito uso da inteligência artificial chamada de Gaia. Como consequência há mais agilidade no processo de seleção e uma diminuição de custos dentro do departamento.
8 – Qulture.Rocks
Esse é um aplicativo bastante completo para gerenciar e acompanhar as métricas tanto de cada funcionário quanto do time como um todo.
Além disso, a ferramenta conta com outras funcionalidades como a criação e gestão do Plano de Desenvolvimento Individual.
Ou seja, ela permite ao gestor avaliar como anda o desenvolvimento de cada colaborador, e posteriormente possibilita a ele criar um plano para melhorar a performance individual e coletiva.
Você também pode querer ler: Reunião 1:1 (one on one): o que é e por que é importante realizá-la?
9 – PontoTel
O PontoTel é um aplicativo que facilita as rotinas do departamento de recursos humanos. Nele são encontrados todos os recursos que você precisa para gerenciar os seus colaboradores de forma ágil, inteligente e segura.
Por exemplo, ele auxilia a gerenciar o banco de horas, a marcação dos pontos, dentre outros aspectos.
Isso evita que os funcionários do departamento fiquem presos a atividades operacionais, e dessa forma, podem se dedicar mais a atividades estratégicas do setor.
10 – Hondana INDICA
Esse aplicativo é ideal para empresas que querem intensificar o treinamento dos seus colaboradores. Pois, ela treina os funcionários por meio de um chatbot.
Dessa forma, são enviados diariamente dicas curtas para os celulares de cada um, o que permite um maior engajamento de todos.
O resultado é ainda mais positivo do que os treinamentos tradicionais em sala de aula, além de ser bem menos custoso para a empresa.
11 – HCM Senior
Nossa última dica é o HCM Senior. Ele é um software desenvolvido para o planejamento de recursos da empresa. Em geral, ele engloba diversas atividades.
Há módulos que são desenvolvidos só para folhas de pagamento e outros para uma gestão um pouco mais ampla do próprio departamento.
12. JobConvo
A JobConvo é uma solução abrangente para recrutamento e seleção, simplificando todo o
processo online, desde a criação de vagas até a admissão digital de candidatos.
Com essa plataforma, é possível criar e divulgar oportunidades em diversos canais, integrar-se a
portais de currículos, aplicar testes técnicos e comportamentais personalizados, conduzir entrevistas em vídeo gravadas com perguntas estruturadas, compartilhar finalistas com gestores e obter feedbacks.
A inteligência artificial presente na plataforma auxilia na triagem e qualificação dos candidatos, fornecendo relatórios e análises para facilitar a escolha do candidato ideal.
Conforme vimos nesse post, há vários sistemas de gestão de pessoas que possibilitam ao departamento de RH otimizar os seus processos, diminuindo o tempo em tarefas operacionais, deixando assim o departamento mais estratégico.
Portanto, agora que você já conhece os melhores sistemas de gestão de pessoas do mercado, é só escolher o mais indicado para o seu negócio.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.