Você já parou para pensar por que ter um bom sistema de vendas é quase imprescindível hoje em dia?
Com a previsão de crescimento de 9,5% do mercado brasileiro de software em 2025, segundo estudo do Instituto de Desenvolvimento Corporativo do Brasil (IDC) e a Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), fica evidente que inovação, automação e agilidade deixaram de ser diferenciais e se tornaram necessidades.
Portanto, empresas de todos os portes precisam de ferramentas eficientes para modernizar processos, acompanhar a concorrência e atender rapidamente às demandas dos clientes.
Nesse contexto, os sistemas de vendas surgem como soluções integradas, capazes de unificar informações e otimizar rotinas. Sistemas de vendas bem estruturados conectam todas as etapas, desde a prospecção até o pós-venda.
Além disso, investir em um bom mecanismo de vendas permite a tomada de decisões baseada em dados, como taxas de conversão e desempenho da equipe, em vez de depender apenas da intuição.
E, com o avanço da Inteligência Artificial (IA), essa análise de dados é ainda mais precisa: um levantamento da Amazon Web Services (AWS) e Strand Partners mostrou que 95% das organizações que adotam IA no processo de vendas registraram crescimento de receita, com um aumento médio de 31%.
Para aprofundar esses e outros benefícios, e te ajudar a fazer a melhor escolha, neste artigo, entenda o que é um sistema de vendas, quais são seus tipos, como funciona e suas vantagens. Para complementar, saiba quais funcionalidades um sistema necessita e como escolher o ideal para seu negócio. Vamos lá?
O que é um sistema de vendas?
É um software inteligente que automatiza tarefas e organiza de forma eficiente a gestão comercial. Dessa forma, oferece recursos para aprimorar o relacionamento com clientes, acompanhar desempenho, segmentar estratégias e eliminar processos manuais. Nesse cenário, destaca-se o Customer Relationship Management (CRM), foco central dos sistemas modernos.
Leia mais: Benefícios da integração de ferramentas de vendas LRM e CRM
Como funciona um sistema de vendas?
O sistema otimiza o processo comercial ao registrar informações do cliente e seu histórico. Além disso, a tecnologia auxilia vendedores com automações que reduzem falhas e agilizam o ciclo de vendas.
Leia mais: Gestão de equipe de vendas: 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial
Quais são os tipos de sistemas de vendas?
Os principais estilos de um software para comercialização se dividem em:
- analítico;
- colaborativo;
- operacional;
- estratégico.
Por mais que existam diferentes versões, todas têm o mesmo foco geral, que é contribuir para a produtividade da equipe comercial e impulsionar as vendas do negócio. Saiba mais desses e de outros detalhes dos tipos de sistemas de vendas, nos tópicos abaixo.
1. Analítico
O analítico é um tipo de software de vendas com foco na análise de dados que um sistema operacional gera. Dessa forma, a tecnologia produz relatórios de vendas completos que possibilitam, de forma nítida, o entendimento do perfil dos clientes e da forma como eles se comportam.
Com o sistema analítico, os sellers (vendedores) conseguem fazer segmentações, prever resultados, analisar o desempenho e direcionar suas estratégias com mais assertividade.
2. Colaborativo
O tipo de sistema colaborativo busca a promoção de integrações entre os diferentes setores e equipes envolvidas no processo comercial. Sua intenção é promover o trabalho em equipe e garantir que todos tenham acesso às mesmas informações.
3. Operacional
O sistema do tipo operacional está mais direcionado para as tarefas cotidianas de toda a equipe comercial, como follow-up e agendamento de reuniões e visitas presenciais.
Esse tipo de sistema oferece o suporte necessário para os vendedores no dia a dia da operação.
4. Estratégico
Este tipo de sistema funciona como a união dos outros três tipos que acabamos de citar.
O sistema estratégico oferece uma visão macro das oportunidades e dos processos de vendas e ajuda a definir melhor as estratégias para alcançar os objetivos da empresa.
Portanto, caso queira estruturar seu processo de vendas da melhor forma possível, baixe nosso e-book gratuito Guia Completo de Vendas.
Quais as vantagens de um sistema de vendas?
Existem vários benefícios que um bom mecanismo de vendas pode trazer para o seu negócio. Dentre as principais, vale a pena destacarmos:
- centralização de dados;
- melhoria na gestão de tempo;
- acompanhamento mais preciso do desempenho de vendas;
- maior controle sobre as negociações;
- gestão financeira facilitada;
- fortalecimento das relações com os clientes;
- processo comercial mais ágil.
A seguir, saiba mais detalhes de cada uma das vantagens de um sistema de vendas e como utilizá-las em sua empresa.
Centralização de dados
Uma das principais vantagens que um sistema comercial pode oferecer para a sua empresa é a possibilidade de centralizar em uma única plataforma todos os dados mais relevantes sobre seus clientes.
É uma medida que permite uma visão holística do relacionamento com o cliente, além de facilitar o acompanhamento das oportunidades no funil de vendas e torna a análise de dados mais eficiente e direcionada.
Melhoria na gestão de tempo
Implementar esse tipo de ferramenta contribui significativamente para a otimização do tempo dos vendedores. Ao entender como funciona um sistema de vendas, fica claro que o recurso automatiza tarefas repetitivas, permitindo que o time comercial concentre esforços em fechar negócios e aumente expressivamente a produtividade, tanto individual quanto coletiva.
Acompanhamento mais preciso do desempenho de vendas
Com um mecanismo de vendas, a comunicação interna entre os vendedores e o time de marketing se torna mais eficaz. A tecnologia evita informações desencontradas que podem levar a erros e decisões equivocadas.
Além disso, a análise de desempenho em tempo real permite ajustes rápidos nas estratégias, que melhoram a eficácia nas abordagens de vendas e no relacionamento com os clientes.
Maior controle sobre as negociações
Um sistema para comercializações proporciona maior controle sobre cada etapa das negociações, o que permite que os gestores acompanhem o progresso e identifiquem rapidamente quaisquer obstáculos. Assim, facilita a tomada de decisões informadas e estratégicas, além de aumentar a taxa de conversão.
Gestão financeira facilitada
A integração dos dados financeiros ao sistema simplifica o acompanhamento de receitas e despesas, oferecendo ao vendedor uma visão clara da saúde financeira da empresa. Além disso, facilita a criação de relatórios e projeções mais precisas e contribui para a identificação de oportunidades de melhoria.
Fortalecimento das relações com os clientes
A centralização das informações do cliente em um sistema comercial permite um atendimento mais personalizado e eficiente. Com dados acessíveis, os vendedores podem entender melhor as necessidades dos clientes e oferecer soluções mais adequadas, o que fortalece o relacionamento e a fidelização.
Processo comercial mais ágil
Com a automação de tarefas repetitivas e a centralização das informações, o processo comercial se torna mais ágil. A agilidade nas respostas e no acompanhamento das interações com os clientes não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a capacidade de fechamento de vendas em menos tempo. Entenda como no vídeo a seguir:
Leia mais: Aumento da produtividade em vendas: como o CRM proporciona maior visibilidade do negócio?
Como escolher um sistema de vendas?
Para selecionar um bom sistema, é primordial que você confira a presença de algumas características indispensáveis, como:
- informações centralizadas;
- segmentação personalizada;
- gerenciamento de leads;
- facilidade de uso e acesso móvel;
- relatórios e análises;
- suporte e treinamento;
- segurança de dados;
- automação de tarefas.
Para entender melhor como escolher um sistema de vendas, a seguir, veja mais detalhes desses recursos e funcionalidades.
1. Informações centralizadas
Escolha um sistema capaz de promover a centralização de todas as informações sobre os seus clientes, como dados de contato, histórico de compras e preferências. Dessa forma, você facilita eventuais consultas por parte do time comercial.
2. Segmentação personalizada
É muito importante que o mecanismo segmente seus clientes e oportunidades de vendas de maneira personalizada. Para isso, o software deve priorizar os critérios mais relevantes para o seu negócio, como perfil de cliente, histórico de compras, estágio no funil ou potencial de receita.
3. Gerenciamento de leads
Opte por um sistema que apresente funcionalidades para capturar, organizar e acompanhar leads ao longo do funil de vendas, por meio de formulários online, e-mails ou ligações. O software deve acompanhar o status de cada um (novo, em contato, fechado).
4. Facilidade de uso e acesso móvel
Analise se a plataforma de vendas apresenta um design amigável e menus claros. A usabilidade intuitiva permite que a equipe de vendas realize tarefas, como registrar novas vendas, com rapidez. Dessa forma, o sistema reduz o tempo gasto em operações e aumenta o foco em interações com clientes.
Além disso, confira se o sistema é acessível por dispositivos móveis. Um aplicativo, por exemplo, permite aos vendedores consultar informações de clientes e produtos em tempo real durante visitas.
5. Relatórios e análises
Relatórios detalhados sobre vendas e indicadores de produtividade da equipe impactam diretamente as estratégias comerciais. Por isso, confira se o sistema tem um painel que exiba gráficos de vendas, desempenho de vendedores e produtos mais populares.
Esses fatores facilitam decisões informadas e permitem ajustes rápidos que podem resultar em aumento de vendas e eficiência.
6. Suporte e treinamento
Confira se há disponibilidade de suporte técnico e recursos de treinamento no sistema de vendas. Uma plataforma que oferece tutoriais em vídeo, manuais e suporte via chat garante que a equipe resolva problemas rapidamente, além de aumentar a confiança e a eficácia nas vendas.
7. Segurança de dados
A falta de segurança impacta a confiabilidade de um sistema de comercialização. Portanto, verifique se o software tem mecanismos de proteção e backup para assegurar a segurança das informações sensíveis.
O uso de criptografia, por exemplo, protege dados de clientes; já backups automáticos diários evitam perdas e criam um ambiente seguro que fomenta a confiança tanto da equipe quanto dos clientes.
8. Automação de tarefas
Verifique se a ferramenta apresenta ferramentas que automatizam processos repetitivos, como o envio de e-mails de agradecimento após uma compra ou lembretes de follow-up para leads não contatados.
Dessa maneira, o sistema de vendas libera tempo para que os vendedores se concentrem em atividades estratégicas, o que aumenta as conversões e resulta em um atendimento eficaz.
Por que integrações potencializam um melhor sistema de vendas?
Integrações são fundamentais para potencializar um melhor sistema de vendas porque permitem que diferentes áreas do negócio conversem entre si de forma automática, além de evitar retrabalhos, falhas humanas e atrasos na tomada de decisão.
Na verdade, muitos gestores e empresários que estão em busca de um sistema cogitam desenvolver o seu próprio software em vez de contratar uma solução já pronta, no modelo de Software as a Service (SaaS).
É possível criar um software de comercialização e controle de estoque totalmente do zero e feito sob medida para o seu modelo de negócio. Porém, além do alto custo e do longo prazo de desenvolvimento, o grande desafio está justamente em garantir que esse sistema tenha todas as integrações necessárias para acompanhar o crescimento da empresa.
Quando você investe em uma solução pronta e integrada, conta com funcionalidades que conectam vendas, marketing, financeiro e logística em um só ambiente; e garantem que informações fluam em tempo real, relatórios sejam mais assertivos e que a experiência do cliente seja mais consistente.
Assim, as integrações não apenas otimizam processos, mas transformam em uma ferramenta estratégica para escalar resultados, como é o caso do CRM da Ploomes.
Experimente o Ploomes e veja na prática como otimizar seus resultados!
A Ploomes é a maior empresa de CRM da América Latina e apresenta todas aquelas funcionalidades básicas de um sistema de vendas que já listamos aqui neste artigo.
O grande diferencial do Ploomes CRM é oferecer recursos avançados de automação que permitem controlar com precisão cada etapa do processo de vendas.
Além disso, a implementação do sistema é feita de maneira consultiva, o que significa que a plataforma oferece toda a assistência, suporte e treinamento necessários para que sua empresa aproveite todas as funcionalidades da melhor maneira possível! Saiba mais sobre nossa plataforma, neste vídeo:
Portanto, faça um teste grátis agora mesmo! Descubra como o Ploomes pode transformar a forma como sua equipe vende e entenda por que somos especialistas em conduzir jornadas comerciais rumo ao sucesso!
