Sistema de vendas: o que é, como funciona, tipos e vantagens

Descubra o que é sistema de vendas, como funciona, quais os tipos e vantagens e saiba quais características um bom sistema deve ter.
Henrique
18/02/2022 | 9 min
sistema de vendas

A maneira pela qual uma empresa gerencia seu processo comercial é determinante para que ela alcance suas metas de vendas e objetivos financeiros. Nesse sentido, um sistema de vendas pode ser um grande aliado do seu modelo de negócio.

Esse tipo de solução tecnológica ajuda a tornar a sua gestão mais eficiente e inteligente, otimizando as estratégias, reduzindo riscos e aumentando a produtividade da equipe comercial.

A automação proposta pelo sistema de vendas facilita a condução das operações comerciais e de relacionamento com os clientes, o que favorece a satisfação e a fidelização deles.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo bem completo com tudo o que você precisa saber sobre sistema de vendas comercial.

Ao longo das próximas linhas, você vai conferir:

  • O que é um sistema de vendas?
  • Quais são os tipos de sistema de vendas?
  • Como funciona um sistema de controle de vendas?
  • Quais as vantagens que um sistema comercial oferece?
  • O que um sistema de vendas online deve ter?
  • Posso criar o meu próprio sistema de vendas e controle de estoque?
  • Exemplo de sistema comercial

O que é um sistema de vendas?

O sistema de vendas é uma ferramenta tecnológica que apresenta uma série de recursos com o objetivo de automatizar determinadas tarefas e organizar a gestão comercial de uma empresa.

Trata-se de um software especializado que favorece o controle sobre a maneira com que as oportunidades de venda e o relacionamento com os clientes são conduzidas na empresa.

Com um sistema comercial, os gestores conseguem organizar melhor as estratégias do time, acompanhar o desempenho individual e coletivo dos vendedores, segmentar as oportunidades, eliminar tarefas manuais que tomam muito o tempo e acessar várias outras funcionalidades que contribuem para o aumento das vendas.

CRM significa Customer Relationship Management, Gestão do relacionamento com os clientes, e é um dos focos de muitos sistemas de vendas. Entenda melhor esse conceito neste vício:

Quais são os tipos de sistemas de vendas?

Um sistema de vendas pode se apresentar de diferentes tipos, mas todos têm o mesmo foco geral que é contribuir para a produtividade da equipe comercial e impulsionar as vendas do negócio.

Cada tipo de sistema que você vai conferir a seguir possui abordagens específicas que são muito úteis em momentos igualmente específicos da gestão de vendas.

Tipos de CRM

1. Sistema de Vendas Analítico

O sistema de vendas analítico é um tipo de sistema com foco na análise de dados gerados pelo sistema operacional.

Ele gera relatórios de vendas completos que possibilitam entender com mais clareza o perfil dos clientes e como eles se comportam. Com o sistema analítico, os vendedores conseguem fazer segmentações, prever resultados, analisar o desempenho e direcionar suas estratégias com mais assertividade.

2. Sistema de Vendas Colaborativo

O sistema de vendas colaborativo busca promover a integração entre os diferentes setores e equipes envolvidas no processo comercial.

A intenção desse tipo de sistema de controle de vendas é promover o trabalho em equipe e garantir que todos tenham acesso às mesmas informações.

3. Sistema de Vendas Operacional

O sistema de vendas do tipo operacional está mais direcionado para as tarefas cotidianas de toda a equipe comercial, como follow-up e agendamento de reuniões e visitas presenciais.

Esse tipo de sistema oferece o suporte necessário para os vendedores no dia a dia da operação.

4. Sistema de Vendas Estratégico

Este tipo de sistema de vendas funciona como a união dos outros três tipos que acabamos de citar.

O sistema estratégico oferece uma visão macro das oportunidades e dos processos de vendas e ajuda a definir melhor as estratégias para alcançar os objetivos da empresa.

Veja mais: Gestão de equipe de vendas: 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial

Como funciona um sistema de controle de vendas?

O sistema de controle de vendas funciona de modo a contribuir para o controle e organização de todas as tarefas referentes ao processo comercial.

Ele permite fazer o registro de todas as informações mais relevantes sobre cada cliente e sobre o histórico de relacionamento dele com a sua empresa.

Além disso, o sistema de vendas auxilia os vendedores em todas etapas da jornada de compra do cliente por meio de automações que reduzem falhas e retrabalhos e agilizam o ciclo de vendas.

Sistema de vendas e controle de estoque

O sistema de vendas também funciona como uma ferramenta que auxilia no controle de estoque da empresa.

À medida que as vendas são realizadas, o status sobre cada mercadoria do estoque é atualizado automaticamente pelo sistema.

Dessa forma, é possível fazer um controle mais eficiente do que entra e do que sai do estoque, evitando excessos no abastecimento do estoque da empresa que podem levar a estagnação de mercadorias e também.

Além disso, o sistema também ajuda a evitar a falta de produtos em períodos de alta procura.

Quais as vantagens que um sistema comercial oferece?

Uma das principais vantagens que um sistema de vendas pode oferecer para a sua empresa é a possibilidade de centralizar em uma única plataforma todos os dados mais relevantes sobre seus clientes.

Além disso, em um só lugar você consegue visualizar o andamento das oportunidades no funil de vendas.

Com o sistema de vendas, a comunicação interna entre os vendedores e o time de marketing se torna mais eficaz. Evitam-se informações desencontradas que podem induzir ao erro e a decisões equivocadas na condução das oportunidades de vendas e na forma de se relacionar com os clientes.

Implementar esse tipo de ferramenta contribui também para a otimização do tempo dos vendedores. Em vez de ficar se preocupando com tarefas manuais e de pouco valor, o time de vendas pode se dedicar com mais afinco às vendas de fato. Isso leva a um aumento significativo da produtividade individual e coletiva.

Existem várias outras vantagens que um bom sistema de vendas online pode trazer para o seu negócio. Dentre as principais, vale a pena destacarmos:

  • Melhoria na gestão de tempo;
  • Acompanhamento mais preciso do desempenho de vendas;
  • Maior controle sobre as negociações;
  • Gestão financeira facilitada;
  • Fortalecimento das relações com os clientes;
  • Processo comercial mais ágil.

Com um sistema comercial, você consegue estruturar processos mais assertivos, entenda como:

Leia mais: Aumento da produtividade em vendas: como o CRM proporciona maior visibilidade do negócio?

O que um sistema de vendas online deve ter?

Se você chegou até aqui na sua leitura e ficou interessado em implementar um sistema de vendas online na sua empresa, saiba que existem algumas características que devem ser observadas antes de escolher a plataforma mais adequada.

Dentre as opções disponíveis no mercado, é importante que você se atente a determinados recursos e funcionalidades indispensáveis. São elas:

1. Informações centralizadas

O sistema escolhido precisa ser capaz de promover a centralização de todas as informações sobre os seus clientes, facilitando eventuais consultas por parte do time comercial.

2. Segmentação personalizada

É muito importante que você consiga segmentar seus clientes e oportunidades de vendas de maneira personalizada, considerando critérios que você considera mais relevantes para o seu negócio.

3. Ações de relacionamento automatizadas

Deve permitir a automatização de ações de relacionamento, como controle de frequência de contatos por meio de notificações automáticas

4. Histórico completo de todas as interações com leads e clientes

Outra funcionalidade básica que o sistema escolhido deve apresentar é o histórico de todas as interações entre a empresa e seus leads e clientes. Esse registro deve ficar disponível para todos, evitando que a empresa perca clientes com o desligamento de vendedores.

5. Controle do funil de vendas

Você deve ser capaz de visualizar no sistema todas as etapas do funil de vendas e em qual delas cada oportunidade em andamento se encontra.

6. Gestão de pós-vendas

Outro recursos indispensável é o gerenciamento de ações de pós-vendas com foco na fidelização dos clientes e na construção de um relacionamento de longo prazo.

7. Gestão à vista baseada em dados concretos

Controlar o desempenho do seu time de vendas é essencial para promover a melhoria contínua e atingir resultados cada vez mais satisfatórios.

Por isso, o sistema precisa permitir que você visualize os dados referentes à performance dos colaboradores para, assim, orientar melhor suas decisões.

8. Automação de processos

Automatizar processos significa mais que apenas substituir tarefas, manuais realizadas por colaboradores, por ações automáticas do sistema. Ao automatizar processos você conta com todos os dados referentes às tarefas, sejam realizadas por pessoas ou pelo sistema.

Com isso, é possível analisar padrões e controlar resultados, permitindo detectar e melhorar o que não está indo bem.

Veja mais neste vídeo:

Posso criar o meu próprio sistema de vendas e controle de estoque?

Essa não é uma dúvida incomum. Na verdade, muitos gestores e empresários que estão em busca de um sistema cogitam desenvolver o seu próprio software em vez de contratar uma solução já pronta, no modelo de SaaS – Software as a Service.

E, respondendo a pergunta, sim; você pode criar um sistema de vendas e controle de estoque totalmente do zero e feito sob medida para o seu modelo de negócio.

Porém, é melhor você já preparar o bolso, porque o investimento para desenvolver seu próprio sistema não vai ser nada baixo.

Além disso, esse projeto pode levar muito tempo para ser concluído, pois envolve diversas etapas, testes e ajustes até que o sistema fique pronto para operar. E mesmo depois de pronto pode ser que, a longo prazo, ele não consiga mais atender plenamente todas as necessidades da sua empresa.

Tendo isso em vista, o mais recomendado é que você invista em uma solução pronta, que vai te dar todo o suporte necessário para implementação, como é o caso da Ploomes.

Ploomes: exemplo de sistema comercial 

A plataforma Ploomes é um bom exemplo de sistema comercial. Na verdade, ela é a maior empresa de CRM da América Latina e apresenta todas aquelas funcionalidades básicas que já listamos aqui neste artigo e muito mais.

Com a Ploomes, você tem acesso aos melhores recursos de automação e consegue controlar com mais precisão todos os aspectos do seu processo de vendas.

Além disso, a implementação do sistema é feita de maneira consultiva. Isso significa que a Ploomes oferece toda a assistência, suporte e treinamento necessários para que a sua empresa consiga fazer o melhor uso possível da plataforma.

Confira mais sobre a Ploomes assistindo a este vídeo:

Saiba mais: Melhor sistema de gestão de vendas: entenda como funciona o software da Ploomes

Faça um teste grátis agora mesmo!

E se você quer estrtura suas vendas da melhor forma possível,  baixe nosso e-book gratuito: [EBOOK] Guia Completo de Vendas

E descubra:

  • As melhores práticas de vendas;
  • Automatização de processos comerciais;
  • Quais sistemas usar?;
  • Como criar relatórios.

E muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.