Automações de gestão de pessoas: o que é e quais implementar?

As automações de gestão de pessoas são ferramentas e processos que utilizam a tecnologia para otimizar e simplificar diversas atividades.
Ploomes
25/08/2023 | 8 min

Você já pensou em como pode ser interessante para a sua empresa dar um upgrade no RH e partir para automações de gestão de pessoas?

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a otimização dos processos de gestão de pessoas se tornou um diferencial estratégico para o sucesso das organizações. 

Hoje, nos deparamos com a constante busca por eficiência, precisão e agilidade na administração dos recursos humanos.

Consequentemente, isso tem impulsionado a adoção de soluções inovadoras. 

Diante desta realidade, a implementação de automações de gestão de pessoas, aliadas às avançadas ferramentas de RH e Controle de Ponto Digital, emerge como uma oportunidade imperdível.

Por meio dessas tecnologias, é possível que a sua empresa esteja apta a revolucionar a forma como os seus talentos são gerenciados.

Para te ajudar a entender melhor sobre esse tema tão importante, no artigo de hoje, exploraremos como essas tecnologias podem transformar radicalmente a experiência dos colaboradores e a eficácia dos processos.

Acompanhe a leitura conosco e fique por dentro!

O que é o RH Digital?

Quando falamos em automação de gestão de pessoas, um dos primeiros termos que devem ser lembrados é justamente o RH Digital.

Mas você sabe sobre o que se trata isso?

Bem, o RH digital, também conhecido como Recursos Humanos Digital, é justamente o termo que traz a transformação digital das operações e processos de Recursos Humanos em uma organização. 

Logo, ela se refere a aplicação de tecnologias digitais para automatizar, otimizar e melhorar diversas atividades relacionadas à gestão de pessoas. 

O objetivo principal do RH digital é modernizar as práticas tradicionais de recursos humanos, tornando-as mais eficientes, ágeis e centradas no colaborador. 

Mas para isso, é necessário a adoção de soluções tecnológicas, softwares e ferramentas digitais para diversos aspectos da gestão de pessoal.

É aí que entra a questão da automação, de processos, uma das principais características desse conceito.

 A automação consegue reduzir ou quase extinguir muitas tarefas manuais e repetitivas, como processamento de folha de pagamento, gerenciamento de benefícios, recrutamento e integração de novos funcionários.

Dessa forma, a equipe de RH economiza tempo e se concentra em atividades estratégicas.

Outra característica muito marcante é o fato do RH Digital prezar pela integração de diferentes sistemas e plataformas em um único ambiente digital.

Isso ajuda a centralizar dados e informações, facilitando o acesso e a análise.

Então, por exemplo,  sistemas de folha de pagamento, sistemas de gerenciamento de desempenho, sistemas de recrutamento podem estar todos conectados de forma a trocarem informações pertinentes.

Com a digitalização dos dados, é possível que o seu RH tenha um melhor controle das informações  relacionadas aos funcionários.

Essa característica permite que você tenha insights valiosos para a tomada de decisões de RH, desde identificar tendências de desempenho até prever necessidades futuras de recrutamento e desenvolvimento.

Ou seja, como você pode observar, o RH digital visa criar um ambiente de trabalho mais moderno e colaborativo, onde a tecnologia é utilizada como uma ferramenta estratégica.

Por que usar Automações de gestão de pessoas?

As automações de gestão de pessoas nada mais são do que ferramentas e processos que utilizam a tecnologia para otimizar e simplificar diversas atividades.

É inegável que, quando bem implementada, as automações de gestão de pessoas podem resultar em uma administração mais eficiente, precisa e estratégica dos recursos humanos da sua organização.

Consequentemente, é notório que o ambiente de trabalho se torna mais produtivo e colaborativo.

Além disso, já pensou como pode ser benefício para a sua empresa poder liberar tempo e recursos valiosos  ao automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como processamento de folha de pagamento, gerenciamento de benefícios e registro de horas?

Assim, a sua equipe de RH para se concentrar em atividades estratégicas e de maior valor agregado.

Também não podemos nos esquecer que as automações minimizam a probabilidade de erros humanos em processos cruciais, como cálculos de salários, registro de horas e conformidade com regulamentos trabalhistas. 

Dessa forma, você e a sua empresa podem dizer adeus a maioria dos problemas legais que costumam surgir justamente por falha humana.

Esses motivos já parecem o suficiente, não é mesmo? E se a gente disser que isso não é tudo? Que tem muito mais benefícios para você com a automação de gestão de pessoas?

Veja só, já pensou em como seria muito melhor para a sua empresa que a comunicação interna fosse facilitada?

Isso é possível com a automação!

Sistemas em que existe o compartilhamento de acesso podem facilitar a troca de informações entre os funcionários e a equipe de RH, melhorando a transparência e a colaboração.

Uma melhor interação ainda pode levar a uma redução nos custos operacionais e permitir que a equipe de RH se concentre em atividades estratégicas e de impacto.

Interessante, não é mesmo?

Quais ferramentas de tecnologia são usadas na gestão de pessoas?

O setor de Recursos Humanos (RH) possui uma grande variedade de atividades que são realizadas na rotina

Ou seja, aqui, é possível utilizar diversas ferramentas de tecnologia para melhorar a eficiência, a precisão e a eficácia de suas operações. 

Veja só algumas das principais categorias de ferramentas de tecnologia usadas no RH:

Sistemas de Gestão de Recursos Humanos

Esses sistemas se tratam de plataformas bem completas que são capazes de automatizar e integrar várias funções de RH.

Assim, em um mesmo local é possível fazer diversas atividades, como recrutamento, folha de pagamento, benefícios, gestão de talentos, gerenciamento de desempenho e muito mais!

Sistemas de Gerenciamento de Ponto Digital

Gerenciadores de ponto Digital são muito úteis para automatizar o registro de presença, horas trabalhadas e cálculos de folha de pagamento.

Esses sistemas substituem métodos tradicionais de controle de ponto, como os relógios de ponto mecânicos ou planilhas manuais.

Dessa forma, você tem uma maior precisão, transparência e facilidade na gestão das informações de horário de trabalho dos colaboradores.

Ferramentas de Onboarding Digital

Muito úteis para automatizar o processo de integração de novos funcionários, desde a coleta de documentos até a distribuição de materiais e treinamentos, ferramentas de Onboarding são uma verdadeira “mão na roda”!

Ferramentas de Automação de Fluxo de Trabalho (Workflow)

Estes são softwares que automatizam processos de aprovação, revisão e fluxos de trabalho, agilizando a comunicação e garantindo a execução consistente de tarefas.

Atualmente, existem diversas ferramentas de automação de fluxo de trabalho disponíveis no mercado, que ajudam as empresas a otimizar processos, automatizar tarefas e melhorar a eficiência operacional

Para quem já utiliza o Pacote Office 365, uma opção interessante é o Microsoft Power Automate, já que ele integra bem ao ecossistema Microsoft.

Outra opção interessante é o Trello, uma ferramenta de gestão de projetos e organização pessoal baseada  na metodologia Kanban.

Ele foi projetado para ajudar indivíduos e equipes a acompanharem tarefas, projetos e fluxos de trabalho de maneira visual e colaborativa. 

Sistemas de Automação de Processos Robóticos (RPA)

Estas soluções se tratam de softwares que automatizam tarefas e processos  repetitivos e manuais, como entrada de dados, permitindo que a equipe de RH se concentre em atividades de maior valor agregado.

Com elas, é possível ter uma melhor eficiência operacional e reduzir erros humanos. 

Plataformas de Autoatendimento para Funcionários

Já pensou como seria ainda mais facilitado o dia a dia do RH se os colaboradores pudessem acessar e atualizar suas informações pessoais, bater ponto, solicitar férias, acessar contracheques e muito mais?

Isso já é uma realidade com as plataformas de autoatendimento. No ponto Digital Genyo, com o próprio computador e celular o colaborador externo ou interno bate ponto, tem acesso ao próprio histórico de pontos e banco de horas.

Plataformas de Análise de Dados e People Analytics

Ferramentas que automatizam a coleta e análise de dados de RH para gerar insights sobre métricas de pessoal, tendências de contratação, desempenho, entre outros.

Essas plataformas ajudam as empresas a tomar decisões informadas e estratégicas para otimizar a gestão de pessoas. 

Como escolher o melhor software de automação de gestão de pessoas para sua empresa?

Escolher o melhor software de automação de gestão de pessoas para sua empresa é uma decisão importante e requer uma abordagem estratégica.

Independente da sua necessidade, comece identificando os processos específicos de RH que você deseja automatizar. 

O interessante é que você considere áreas como recrutamento, folha de pagamento, gerenciamento de desempenho e treinamento, que são áreas que consomem bastante tempo da equipe na rotina.

Além disso, liste os principais recursos que o software de automação deve oferecer para atender às necessidades da sua empresa.

Também é essencial que você se certifique de que o software seja compatível com os sistemas e plataformas existentes na sua organização. 

Lembre-se de que a escolha do software de automação de gestão de pessoas deve ser orientada pelos objetivos e necessidades específicas da sua empresa!

Por isso, leve o tempo necessário para avaliar diferentes opções e fazer uma escolha realmente boa.

E aí, você gostou desse conteúdo? Não deixe de explorar mais aqui no nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.