GPD: o que é e como aplicar a Gestão Pelas Diretrizes ao seu negócio

A Gestão pelas Diretrizes (GPD) é uma estratégia que visa alinhar todos os níveis da organização em torno de objetivos compartilhados.
Tayrane
29/01/2024 | 7 min
Pessoas comemorando em uma reunião de GPD

No mundo globalizado e cada vez mais competitivo de hoje, as empresas precisam encontrar formas de se diferenciar e se destacar da concorrência. Uma das maneiras de fazer isso é investir em estratégias de vendas e marketing eficazes, e a GPD pode ajudar.

A Gestão pelas Diretrizes (GPD) é uma metodologia de gestão que pode ajudar as empresas a melhorar seus resultados em vendas e marketing. Ela se baseia na ideia de que, para que uma empresa seja bem-sucedida, é fundamental que todos os seus colaboradores estejam cientes dos objetivos estratégicos e saibam como suas ações contribuem para alcançá-los.

Quer aprender o que é e como aplicar a GPD no seu negócio? A Ploomes preparou este conteúdo com todos os detalhes e um passo a passo para construir as suas diretrizes. Boa leitura!

O que é GPD (Gestão Pelas Diretrizes)?

Gestão pelas Diretrizes (GPD) é uma metodologia de gestão empresarial que busca alinhar todos os objetivos estratégicos de uma organização com as atividades do dia a dia e garantir que as áreas da empresa trabalhem de forma integrada para alcançá-los.

A GPD se baseia na ideia fundamental de que, para que um negócio seja bem-sucedido, é fundamental que todos os seus colaboradores estejam cientes do que precisam fazer e como suas ações contribuem para alcançá-los.

Ao contrário de um “manual de regras”, a GPD é uma metodologia flexível que pode ser adaptada às necessidades de qualquer tipo de negócio, independente do seu tamanho ou setor de atuação.

História e origem da GPD

A GPD surgiu no Japão na década de 1950, como parte do chamado movimento de qualidade total (TQM). O objetivo dessa metodologia era criar um sistema de gestão que pudesse ajudar as empresas a melhorar seu desempenho e competitividade.

No Brasil, a GPD chegou somente na década de 1990 e, desde então, vem sendo adotada por empresas de diversos setores que buscam um crescimento sustentável e duradouro.

Importância e benefícios da GPD para o sucesso empresarial

A GPD oferece uma série de benefícios para as empresas. Por isso, se você estiver pensando sobre essa ser uma boa alternativa, separamos os principais benefícios e a importância de cada um.

Melhoria da tomada de decisões estratégicas

Essa metodologia ajuda as empresas a tomarem decisões mais informadas e eficazes, pois permite que elas tenham uma visão clara dos seus objetivos estratégicos.

Alinhamento de objetivos e metas organizacionais

A GPD ajuda a garantir que todos os departamentos e colaboradores da empresa estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Aumento da produtividade e eficiência

Construir uma gestão guiada por diretrizes ajuda a aumentar a produtividade e eficiência tanto de gestores quanto colaboradores, pois permite que ambas as partes concentrem seus esforços nas atividades que realmente agregam valor.

Foco no cliente e nas necessidades do mercado

Elaborar a GPD na sua empresa também serve para ajudar a se concentrar no cliente e nas necessidades do mercado, pois permite identificar as melhores oportunidades de melhoria e inovação em diferentes setores.

Estímulo à inovação e melhoria contínua

Por último, como explicado acima, a GPD ajuda as empresas a estimular a inovação e a melhoria contínua, pois permite que as empresas criem um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento.

Passos para implementar a GPD em uma organização

A implementação da GPD em uma organização é algo que demanda tempo e envolve uma série de passos. Para garantir que você faça tudo da maneira certa, preparamos um guia com todas as etapas.

1. Definição clara de objetivos e metas

O primeiro passo é definir claramente os objetivos e metas da organização. Um bom direcionamento é construir esses objetivos como SMART, ou seja: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido.

2. Comunicação efetiva e alinhamento de todos os departamentos

A comunicação é fundamental para o sucesso da gestão pelas diretrizes. É importante que todos os departamentos e colaboradores da organização estejam cientes dos objetivos e metas da empresa e saibam como as suas ações contribuem para alcançá-los.

3. Engajamento da liderança e equipe

A liderança da organização deve estar comprometida com a GPD e deve atuar como um modelo para os demais colaboradores. É importante que a equipe esteja engajada e motivada para alcançar os objetivos e metas.

4. Monitoramento e avaliação de resultados

O monitoramento e a avaliação dos resultados são essenciais para garantir que a GPD esteja sendo implementada de forma eficaz. Nesta etapa, é importante que os resultados sejam analisados periodicamente para identificar oportunidades de melhoria.

5. Feedback e ajustes necessários

Por último, o feedback é fundamental para o sucesso da GPD. É importante que a liderança esteja aberta a receber feedback dos colaboradores e que faça os ajustes necessários para melhorar o processo.

Aplicação da GPD em estratégias de vendas e marketing

A GPD pode ser aplicada em qualquer área da empresa, como destacamos ao longo deste conteúdo, e isso inclui as estratégias de vendas e marketing.

Ao aplicar a GPD em vendas e marketing, as empresas podem:

  • Definir objetivos e metas SMART: como explicado anteriormente, os objetivos e metas de vendas e marketing devem ser SMART, com isso, os resultados finais tendem a ser melhores;
  • Acompanhar indicadores-chave de desempenho (KPIs): os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são essenciais para o monitoramento e a avaliação dos resultados das estratégias desses dois setores;
  • Elaborar planos de ação e metas táticas: os planos de ação e metas táticas são necessários para orientar as ações da equipe de vendas e marketing para garantir que tudo seja executado de maneira voltada a resultados;
  • Monitoramento e análise de resultados: o monitoramento e a análise dos resultados são essenciais para identificar oportunidades de melhoria das estratégias de vendas e marketing;
  • Ajustes e melhorias contínuas: o feedback, como explicamos, é fundamental para o sucesso das estratégias para aumentar as vendas e conquistar mais leads. É importante que a equipe e os gestores estejam sempre abertos a receber esses comentários e que façam os ajustes.

Exemplos da aplicação da Gestão Pelas Diretrizes no seu negócio

Agora que você já sabe o que deve fazer e os benefícios de aplicar a GPD ao seu negócio, veja exemplos de como desenvolver cada etapa:

Metas SMART: um exemplo de metas SMART para vendas pode ser “aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre” ou “aumentar o número de leads qualificados em 20% no próximo ano”;

Acompanhar indicadores-chave de desempenho (KPIs): os KPIs podem ser utilizados para medir o desempenho de uma série de atividades, incluindo:

Elaborar planos de ação e metas táticas: os planos de ação devem detalhar as atividades que serão realizadas para alcançar os objetivos e metas definidos.

Monitoramento e análise de resultados: a análise dos resultados deve ser realizada periodicamente para identificar áreas que precisam ser melhoradas.

Ajustes e melhorias contínuas: o feedback é fundamental para o sucesso das estratégias de vendas e marketing. Por exemplo, se o objetivo de aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre não for alcançado, a equipe de vendas pode analisar os resultados para identificar as causas do problema. As possíveis causas podem incluir:

  • Falta de qualificação dos leads;
  • Problemas com o produto ou serviço;
  • Concorrência.

Após identificar as causas do problema, a equipe pode implementar as ações necessárias para corrigi-las.

Além disso, veja exemplos da aplicação da GPD em vendas e marketing:

  • Uma empresa de software pode utilizar a GPD para definir metas de vendas para seus representantes;
  • Uma empresa de e-commerce pode utilizar a GPD para definir metas de marketing para aumentar o tráfego para seu site;
  • Uma empresa de serviços financeiros pode utilizar a GPD para definir metas de vendas para seus consultores financeiros.

Em todos esses exemplos, a GPD pode ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de vendas e marketing de forma mais eficaz e eficiente.

Conheça o plano de ação 5W2H e use ele para aplicar a GPD ao seu negócio

A GPD é uma metodologia de gestão eficaz que pode ajudar as empresas a melhorar seus resultados em vendas e marketing, mas pode ficar ainda melhor se você unir ela a uma outra metodologia.

O plano de ação 5W2H é uma ferramenta que serve para aumentar a produtividade do seu negócio. O objetivo é dar suporte às atividades desempenhadas em uma empresa, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Quer entender como o 5W2H funciona? A Ploomes preparou um conteúdo gratuito e exclusivo para explicar todos os detalhes a você. Acesse agora mesmo e aprenda como unir essa técnica ao GPD para melhorar os negócios na sua empresa.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.