O que é ERP e como funciona sua integração com CRM?

Vamos explicar aqui o que é ERP e descrever os benefícios de sua integração com CRM. Confira como recuperar sua força de vendas com ambas as plataformas!
Henrique
09/05/2021 | 3 min
Homem e mulher na frente de um computador para entender como funciona a integração de um erp e um crm.

Neste artigo, vamos explicar o que é ERP e descrever os benefícios de sua integração com CRM. Inicialmente, saiba que o nível de produtividade, automação de vendas e disponibilização de informação desse recurso tem alto impacto na competitividade do seu negócio.

Atualmente, com uma constante e rápida transformação imposta às empresas pelo avanço tecnológico, a integração é muito mais do que uma opção: está se tornando um requisito fundamental para administrar a dinâmica dos negócios e sobreviver no mercado. Confira os detalhes!

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Suas funcionalidades controlam os processos internos da empresa, desde o recebimento do pedido de vendas até a entrega do produto ou serviço.

Além disso, todas as funções relativas às compras, ao financeiro, à contabilidade, à gestão do estoque e dos vários setores da organização também são gerenciados por um ERP.

Ele nasceu justamente com a função de substituir os sistemas individuais, que faziam o controle separado das várias áreas abrangidas pelo negócio, e, desse modo, foi fundamental para o aumento da produtividade das empresas.  

Quais os benefícios da integração do ERP com o CRM?

Além de obrigar o lançamento dos mesmos dados várias vezes, isso ocasionava vários erros. Um cliente poderia ter nomes diferentes em cada setor, por exemplo. É assim que a integração proporciona maior produtividade e assertividade nos processos.

Esse aumento de produtividade citado ocorreu principalmente em razão da integração departamental. Imagine uma organização com um sistema independente para controle das vendas, do financeiro e do estoque. Nesse caso, cada área precisaria do seu próprio cadastro de clientes, fornecedores e produtos, por exemplo.

Na atualidade, a integração passou a ter uma importância ainda maior. Trabalhar com dados disponíveis em fontes diversas passou a fazer parte da realidade de todas as empresas.

Como o CRM (Customer Relationship Management) diferencia-se por administrar a gestão do relacionamento com o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda, a integração com ERP amplia o alinhamento de processos para a exata medida que as empresas precisam.

Dessa forma, grande parte das atividades pode ser automatizada, uma vez que o processo completo é gerido por um único sistema.

Todas as integrações funcionam do mesmo modo?

Existem diferentes tipos de integração. A mais básica é quando sistemas diferentes são integrados entre si. Nesse caso, ocorrem importação e exportação de dados entre um e outro.

Por analogia, pode ser comparado a um vendedor contando para o responsável pelo financeiro sobre uma venda. O financeiro pergunta o nome do cliente e se ele tem uma proposta negociada; o vendedor, por sua vez, precisa saber se ele está com o crédito em dia e assim sucessivamente.

Mas também existem sistemas integrados desde o seu desenvolvimento, em que um único sistema armazena todas as informações e cada setor tem acesso ao módulo de sua área.

Como uma boa implantação influencia no resultado?

A implantação costuma fazer grande diferença na porcentagem de recursos que são aproveitados em um sistema. Um processo estruturado com as etapas de planejamento, levantamento de requisitos, configuração, treinamento e operacionalização, desenvolvido por quem conhece o seu negócio e possui experiência de implantação, ajuda:

  • a garantir resultados;
  • a utilização de boas práticas;
  • a evitar imprevistos e erros.

Agora que você já sabe o que é ERP e como ele se integra ao CRM, vale mencionar que os relatórios produzidos pela integração das duas ferramentas fornecem um painel de informações completo e dinâmico do seu negócio, contribuindo para a sua estratégia. Mas você pode estar se perguntando: qual é o ganho que a integração proporcionaria especificamente para o meu negócio?

É simples: entre em contato conosco e conte com a experiência de nossos profissionais para ajudá-lo nessa análise!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.