Considerada uma das posições mais desejadas da atualidade, o cargo de CEO ou Chief Executive Officer é, atualmente, um dos mais importantes nas organizações.
Mas o que um CEO faz? Qual é o seu papel para que uma companhia alcance os seus objetivos?
Bom, certamente isso dependerá do porte e estrutura da empresa, mas uma coisa é certa: o cargo está diretamente relacionado à gestão e ao desenvolvimento do negócio.
Explicaremos nas próximas linhas tudo o que você precisa saber sobre as atribuições de um CEO e as habilidades necessárias para se tornar um.
O que significa CEO?
CEO é a sigla para “Chief Executive Officer”, que em português pode ser traduzida como “Diretor Executivo” ou “Diretor-Geral”.
Responsável por tomar decisões estratégicas, liderar a empresa e garantir que as metas e objetivos sejam alcançados, essa pessoa é considerada a liderança máxima de uma empresa.
Embora a posição seja bastante estratégica, nem toda empresa conta com um CEO, cargo que pode ser substituído por um Diretor-Geral.
No entanto, em companhias multinacionais a função de CEO é mais frequente, já que requer alguém com habilidades e competências específicas para liderar um negócio de grande porte.
Qual o papel de um CEO?
Muito além de um título, o cargo de CEO é vital para que as empresas alcancem suas metas.
Sua influência é capaz de moldar o destino de uma organização, identificando oportunidades de crescimento, definindo metas ambiciosas e traçando um caminho para alcançá-las.
Com uma visão clara e estratégica, seu papel consiste em antecipar tendências do mercado, inovações tecnológicas e prever mudanças importantes no negócio.
Em empresas listadas na bolsa, por exemplo, é responsabilidade do CEO cuidar da reorganização do negócio para que os resultados sejam alcançados.
O impacto desse esforço é traduzido no aumento da valorização das ações.
Assim, a empresa conseguirá se adaptar e prosperar em um ambiente de constante evolução.
Nem sempre, porém, as decisões não envolvem riscos. Isso porque os CEOs são os principais responsáveis por tomar decisões estratégicas de alto impacto, desde a alocação de recursos até a entrada em novos mercados, fusões e aquisições.
Assim, o seu papel também envolve a avaliação de riscos com implicações relevantes para o futuro do negócio.
No que tange a cultura organizacional, a posição de CEO é a principal responsável por definir os valores, princípios e comportamentos que são cultivados em toda a organização.
Dessa forma, criar um ambiente de colaboração, inovação e crescimento para os colaboradores precisa estar entre suas principais prioridades.
Com isso, o profissional será capaz de gerar engajamento para que a equipe se sinta motivada e pronta para dar o seu melhor, o que contribui diretamente para o crescimento da empresa.
A Evolução do Papel do CEO
Com o mundo em constantes mudanças, é natural que o papel do CEO tenha evoluído. Até 2019 era observado que muitos profissionais tinham também competências voltadas às finanças. Mas diante da crise causada pela Covid-19, quando as organizações sofreram pressão para se adequarem a um cenário totalmente diferente, percebeu-se que habilidades sociais passaram a ser necessárias e muito importantes ao CEO.
Agora, o mercado exige que o CEO tenha responsabilidade mais ampla, como por uma cultura organizacional mais sadia e alinhada às habilidades dos colaboradores. Além de ter ciência e ações voltadas para o impacto social.
Tudo alinhado aos objetivos da empresa, as tendências globais e a sustentabilidade do negócio.
Principais Responsabilidades de um CEO
Sendo o principal executivo, é responsável por orientar a direção das estratégias e tomadas de decisões. O CEO tem funções alinhadas para garantir o crescimento e sustentabilidade da empresa. A seguir apresentamos as principais responsabilidades do cargo.
Definição da visão e estratégia da empresa
É atribuição do CEO definir a missão, o valor e as metas, a longo prazo, e a estratégia da empresa. Este profissional consegue analisar todo o ambiente corporativo, identificando oportunidades de crescimento e gargalos.
Após análise do desempenho, é obtida uma visão clara e inspiradora, que servirá como guia para todas as ações da empresa. E quando as ações estão em andamento, cabe ao CEO garantir que estejam sendo executadas de maneira eficaz.
Tomada de decisões críticas
A tomada de decisões críticas, como expansões, investimentos, aquisições e mudanças na estrutura organizacional, são de responsabilidade do CEO. Estas ações exigem um profundo conhecimento do negócio e do mercado em que atua, e capacidade de prever cenários futuros. Neste ponto é imprescindível equilibrar a visão estratégica com a realidade operacional.
Comunicação com stakeholders
A comunicação com stakeholders, como acionistas, funcionários, clientes e parceiros é uma das principais funções do CEO. Como porta-voz do negócio, ele passa a ser o principal responsável por transmitir a visão e valores, de forma clara e transparente.
Mas para isto é preciso estar atento às preocupações e ambição dos stakeholders, promovendo a comunicação constante e adaptada a cada público.
Gestão de recursos e alocação de capital
O CEO é responsável por definir a gestão de recursos e alocação adequada de capital, garantindo com que sejam distribuídos para maximizar o retorno. Sejam recursos humanos, tecnológicos ou financeiros.
Definindo onde e quanto investir, o CEO trabalha para otimizar os processos. Com eficiência, atento a inovação, e capacidade de se adaptar às rápidas mudanças do mercado, assegura a sustentabilidade do negócio, a longo prazo.
Quais as habilidades de um CEO?
A função de CEO, como você viu até aqui, exige habilidades que transitam de uma função para outra: seja relacionada a uma boa comunicação, boa capacidade de tomar decisões e um conhecimento aprofundado sobre gestão.
Se você almeja uma posição de liderança, ou busca um maior aperfeiçoamento na área, confira as habilidades indispensáveis para se tornar um bom CEO.
Capacidade de tomada de decisão
Tomar decisões é uma ação recorrente em áreas de liderança. Para os CEOs, esse é um elemento chave para se adaptar às constantes mudanças e desafios de um mercado tão volátil.
Sendo assim, fazer escolhas de forma ágil e eficiente, é certamente algo presente na rotina de quem exerce essa função.
Além de estabelecer uma direção clara para o futuro do negócio, a facilidade para tomar decisões é uma característica que inspira confiança na equipe, investidores e parceiros.
Capacidade de liderar
Diante de todas as habilidades citadas até aqui, fica claro que a capacidade de liderar é o que define todas as características que um CEO precisa ter.
Uma boa liderança, além de se preocupar com os resultados e entregas da companhia, deve ser capaz de motivar e engajar a equipe, ajudando a construir um ambiente propício ao crescimento dos colaboradores tornando-os profissionais cada vez melhores.
Pensamento estratégico e inovador
O pensamento estratégico e inovador contribui para manter a competitividade no mercado. O CEO precisa saber projetar o pensamento a longo prazo, equilibrando a busca pela sustentabilidade do negócio, com as necessidades imediatas.
Buscando sempre agregar valor ao negócio, é necessário que o profissional consiga antecipar mudanças no mercado e desenvolver soluções estratégicas e criativas. Ter disposição para correr riscos calculados, mantendo a empresa na vanguarda.
Construção de relacionamentos
A construção de bons relacionamentos no mundo corporativo parte de um fator de grande importância nas empresas: entender as necessidades e motivações dos colaboradores.
Além de aproximar os membros da equipe de suas lideranças, essa habilidade torna a estratégia da empresa visível para todo o time, uma vez que a comunicação acontece de forma clara e as decisões são tomadas em conjunto.
Adaptação ágil
Manter a competitividade, identificar oportunidades e solucionar problemas de forma ágil são alguns exemplos dos benefícios alcançados quando há uma adaptação rápida às mudanças do mercado.
Assim, ao ocupar a posição de CEO, é fundamental que o profissional se adapte a essas novas tendências e demandas, construindo uma empresa com alta relevância e competitividade.
Ótima comunicação
Uma comunicação clara e contínua é, definitivamente, um dos ativos de maior relevância nas empresas.
Para isso, o profissional precisa estar sempre atento ao que acontece na empresa, sabendo comunicar mudanças e novidades de forma eficaz.
Assim, o caminho para conquistar a confiança da equipe e estabelecer uma relação saudável com todos os colaboradores será mais fácil.
Trabalho sob pressão
Não é segredo que o nível de cobrança tende a aumentar conforme a senioridade de um profissional, especialmente quando se trata de um cargo de liderança.
Isso é normal, já que as responsabilidades aumentam, sobretudo em empresas de grande porte. Dessa forma, entregar bons resultados e responder por metas desafiadoras são atividades que estão no escopo de trabalho de um CEO.
Resiliência
Por se tratar de uma posição estratégica, que envolve diversas decisões e escolhas difíceis, um CEO precisa estar preparado para entender que nem sempre tudo sai como o planejado.
Assim, ter resiliência e saber como agir em determinadas situações é fundamental para lidar com momentos desafiadores da melhor maneira possível.
Visão sistêmica
Adquirir uma visão clara e objetiva de tudo o que acontece no negócio é outra habilidade indispensável para profissionais que ocupam cargos de alta gestão.
Só assim é possível entender o que está indo bem e o que precisa ser melhorado, além de viabilizar uma gestão adequada da equipe.
Por mais que as áreas tenham metas individuais, se situar sobre o cenário geral da companhia vai permitir o desenvolvimento de ações que terão um impacto em todo o negócio.
Como o CEO de uma empresa é escolhido?
É comum ver sócio-fundadores exercendo a posição de CEO em empresas que não possuem capital aberto. Mas, e nas empresas públicas, qual é a regra?
Bom, aqui a escolha é um pouco mais rígida, já que os acionistas impactam diretamente nessa decisão. Assim, o comitê administrativo fica a cargo de tomar a decisão e escolher o profissional responsável por ocupar o cargo mais alto da empresa.
Em ambos os casos, a escolha deve ser baseada em critérios claros, exigindo uma experiência prévia do profissional, além de conhecimentos sólidos em administração.
Jeff Bezos, fundador e por muito tempo CEO da Amazon, é um exemplo claro de que, não necessariamente, a atribuição deste cargo precisa estar relacionada a laços mais profundos com a empresa.
Isso porque, o executivo deixou o cargo de CEO para se tornar presidente-executivo do Conselho, deixando a posição para Andy Jassy, que apesar de manter uma visão de negócios similar à de Bezos, é conhecido por uma postura mais aberta e simpática ao público.
É possível se tornar um CEO?
Depois de conhecer as principais funções de um CEO você provavelmente está se perguntando: é possível assumir a posição de maior importância em uma companhia? De cara, a resposta é sim.
Claro que existem alguns requisitos que cooperam para que isso aconteça, como cultivar boas conexões, ampliar os conhecimentos e o desenvolvimento contínuo de habilidades.
Além da educação formal, esse processo envolve a construção de habilidades analíticas, de liderança e de resolução de problemas.
Outras características como habilidades de comunicação, tomada de decisões, gestão de equipes e pensamento estratégico são requisitos importantes para quem almeja ocupar um cargo de CEO.
Uma reputação confiável também conta muitos pontos se o seu objetivo é construir uma carreira voltada para a alta liderança. Portanto, lembre-se: alcançar metas e superar desafios será fundamental para a construção de uma reputação confiável.
Novo CEO da Nike
A Nike anunciou a entrada do novo CEO, Elliott Hill, após a saída de John Donahoe. A princípio, chamando a atenção na mudança, o fato do recém-empossado carregar uma paixão por tênis e materiais esportivos.
O anúncio do novo CEO fez as ações da companhia subirem. Mas o que ele traz de diferente? Hill começou sua carreira como estagiário da Nike, em 1988, e passou por 19 funções até se aposentar, em 2020, como presidente da área de consumidor e mercado.
Logo, podemos observar que Hill realmente conhece bem o funcionamento da companhia e dos stakeholders que cercam a marca, além de ser um apaixonado pelo esporte. Esta combinação de fatores fez de Elliott Hill a melhor opção para liderar o próximo estágio de crescimento da Nike.
Quais os outros cargos C-level?
Categoria que engloba os principais cargos executivos dentro de uma empresa, o termo C-level é composto pelos principais executivos de uma empresa, formando um grupo responsável por tomar as decisões estratégicas para o negócio.
Ao todo, existem oito cargos da categoria de C-level, que dividem-se em:
- CEO (Chief Executive Officer): O CEO, ou Diretor Executivo, em português, é o principal executivo de uma empresa, responsável por liderar a organização em direção aos seus objetivos estratégicos.
- CRO (Chief Revenue Officer): Já o CRO é responsável pela geração de receita da empresa, criando um plano estratégico a fim de integrar e alinhar os times de vendas, marketing e customer service para obter resultados positivos.
- COO (Chief Operating Officer): O Diretor de Operações é responsável pela gestão das operações diárias e do desempenho geral da empresa, como finanças, orçamento e gestão de projetos.
- CFO (Chief Financial Officer): Já o Diretor de Finanças é responsável pela gestão financeira e estratégica da empresa, incluindo contabilidade, orçamento, planejamento financeiro e análise de investimento.
- CMO (Chief Marketing Officer): O Diretor de Marketing é o principal responsável pela definição de estratégias para aumentar a visibilidade da marca, atrair clientes e aumentar as vendas.
- CTO (Chief Technology Officer): O Diretor de Tecnologia fica responsável pela inovação tecnológica, bem como pelo desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas que apoiem as operações e objetivos da empresa.
- CHRO (Chief Human Resources Officer): O CHRO é o Diretor de Recursos Humanos. É o principal responsável pela contratação, desenvolvimento, retenção e engajamento dos funcionários.
- CCO (Chief Communications Officer): CCO é o Chefe de Comunicações. É responsável por gerenciar a imagem e reputação da empresa através da comunicação com os stakeholders, incluindo funcionários, clientes, investidores, imprensa e a comunidade em geral.
Conclusão
Como você viu, muito trabalho, estudo e dedicação diária são fatores indispensáveis para quem busca uma posição de liderança, sobretudo para aqueles que almejam o cargo de CEO em uma empresa.
Para isso, é fundamental entender profundamente as funções realizadas por profissionais que ocupam cargos da alta gestão, entendendo quais são seus principais desafios e como se preparar para tomar decisões estratégicas e gerenciar uma equipe.
Quer saber mais sobre o assunto? Aprofunde-se no tema lendo o nosso conteúdo gratuito: C-level: o que é e quais os principais cargos da categoria?