Gestão de Tráfego: estratégias eficazes para aumentar o fluxo de visitantes qualificados em seus canais digitais

Estratégias eficazes de gestão de tráfego para aumentar o da sua empresa. Melhore sua visibilidade online e conquiste mais clientes!
Tayrane
28/03/2024 | 8 min

Fazer a gestão do tráfego é algo que pode causar estranheza em um primeiro momento, afinal, que tráfego é esse que precisa ser gerido?

Em primeiro lugar, é importante saber que no mundo corporativo, especialmente nas áreas de marketing e vendas, o tráfego diz respeito às pessoas que acessam seus canais digitais ao longo de um determinado período de tempo. Então, fazer a gestão desses canais é essencial.

Entender como atrair esse fluxo para a sua marca é fundamental se o objetivo for crescimento a curto, médio e longo prazo, além de proporcionar um aumento na quantidade de leads gerados pelo marketing e repassados ao time comercial e do faturamento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais estratégias para você aumentar o fluxo de visitantes qualificados nos canais digitais da sua empresa. Boa leitura!

O que é gestão de tráfego?

Como explicado acima, o termo “gestão de tráfego”, neste caso, se refere à circulação online de pessoas nos canais digitais da sua empresa, como site, perfis no Facebook, YouTube e Instagram, Landing Pages, conteúdos no blog, entre outros.

Fazer a gestão desse público consiste em desenvolver e aplicar estratégias que façam esses usuários se interessarem pela sua marca através do conteúdo produzido. Podem ser desde materiais gratuitos para download até publicidades nas redes sociais.

Quais são os tipos de tráfego?

Existem muitas formas de atrair tráfego, seja ele gratuito ou pago. No entanto, alguns tipos se destacam por conta das suas chances de efetividade na estratégia da empresa.

A seguir, veja quais são e exemplos de como são feitos:

Tráfego pago

Como o próprio nome sugere, o tráfego pago é o tipo que você paga para ter. Ou seja, ele nunca vem de graça, mas por meio de investimentos que podem ser baixos, médios ou altos, dependendo do seu segmento ou das palavras para as quais você quer ranquear melhor nos motores de busca, como o Google e o Bing e também nas redes sociais.

Exemplos de ferramentas de tráfego pago:

  • Google Ads: é a plataforma de tráfego pago do Google. Nela, você consegue criar e administrar anúncios em todos os domínios do Google, como o YouTube, shopping e o próprio buscador, assim como em sites parceiros;
  • Meta Ads: no caso do Meta Ads, a função dele é a mesma da ferramenta do Google, mas seu foco está em anunciar apenas nas plataformas que fazem parte do Grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp);
  • LinkedIn Ads: a maior rede social profissional do mundo também não iria ficar de fora e perder a oportunidade de lucrar com os anúncios. No caso do LinkedIn Ads, os anúncios são publicados apenas no LinkedIn.

Além desses exemplos, existe outro popular atualmente, o TikTok Ads. Ele permite anunciar dentro do TikTok, sendo possível criar diferentes segmentações – assim como ocorre com as outras plataformas citadas acima.

Tráfego orgânico

Ao contrário do pago, o tráfego orgânico envolve estratégias que consistem em atrair os usuários para os seus canais sem ter que pagar nada por isso. O seu único investimento vai ser em técnicas que ajudem a impulsionar a quantidade de visitantes que suas páginas recebem, com as que mostramos abaixo:

  • SEO: O SEO é um conjunto de técnicas que buscam otimizar conteúdos e páginas de acordo com as regras estipuladas pelos motores de busca. O principal deles é o Google, que conta com várias orientações para os criadores de conteúdo;
  • Conteúdo de qualidade: por falar nele, quando se trata de tráfego orgânico o conteúdo é rei. Escrever bons textos, que sejam realmente úteis para o público, é um dos principais fatores de ranqueamento.

Tráfego de referência

O tráfego de referência tem ligação direta com a estratégia de backlinks (Link Building), ou seja, são links em outros sites que direcionam para uma página dentro do seu site.

Atenção: esses backlinks precisam ser orgânicos, ou seja, espontâneos e gratuitos. O Google vê com maus olhos quem compra links como forma de tentar burlar o algoritmo e obter posições melhores nos resultados de busca.

Tráfego de e-mail marketing

A estratégia de e-mail marketing é uma das mais usadas por empresas para se comunicar com seus leads e clientes. Essa também pode ser considerada uma forma de tráfego orgânico, já que o usuário não cobra para fornecer seus dados pessoais a você.

Usar esse tipo de tráfego é eficaz para manter seu público nutrido com informações, novidades, atualizações e promoções da sua marca.

Confira nesse Webinar boas práticas para alcançar e engajar seu público com a estratégia de e-mail marketing no B2B:

Tráfego direto

O tráfego direto tem relação com a eficiência do trabalho de reconhecimento de marca feito pela empresa. Isso porque esse tipo de tráfego ocorre quando uma pessoa abre o buscador e digita especificamente o nome da sua empresa ou de algum produto seu.

É chamado de direto porque não precisa de nenhum intermédio. A pessoa em questão já conhece o seu negócio e está procurando pelo que você tem a oferecer – ou pelo menos considerando seriamente como uma solução para o problema dela.

Tráfego de redes sociais

Esse tipo de tráfego pode ser tanto pago quanto orgânico. Isso porque é possível criar anúncios nas redes sociais, mas também criar conteúdos interativos que estimulam as pessoas a clicar.

Quando fazem isso, são direcionadas para alguma página do seu site ou landing page, gerando tráfego.

Importância da gestão de tráfego para o sucesso online

Como mostramos até aqui, um site sem tráfego é igual a uma casa vazia. Não importa o quão bonito e bem estruturada seja a sua página, se ela não atrair os usuários de alguma forma, você vai ficar sem leads e clientes.

Além disso, veja outros motivos para a gestão de tráfego ser tão importante para o sucesso online de um negócio:

Trazer tráfego qualificado

Seja de forma paga ou orgânica, a gestão de tráfego ajuda a trazer um público qualificado para o seu site ou blog. Isso está de acordo com as estratégias pensadas em diferentes áreas, como conteúdo, marketing e vendas.

Aumentar a taxa de conversão

Quanto mais qualificado for o público gerado pela sua estratégia de tráfego, maiores são as chances de aumentar a taxa de conversão. Isso significa mais leads na sua base e oportunidades para o seu time de vendas negociar.

Otimizar o ROI

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é a métrica que mostra se as suas estratégias de marketing digital e vendas estão dando certo. Com isso, é possível entender se os recursos estão sendo bem distribuídos e o que precisa melhorar para ter mais sucesso.

Melhorar a reputação da marca

Fazer a gestão de tráfego, por fim, melhora a reputação da sua marca. Funciona assim: se a sua visibilidade aumenta, consequentemente, mais pessoas acessam suas páginas e conhecem seus produtos e serviços.

Quando se depararem com a qualidade do que a sua empresa oferece, vão dar feedbacks positivos, fazer comentários favoráveis nas redes sociais e indicar sua empresa para amigos e familiares, aumentando a reputação da marca. 

Estratégias para uma boa gestão de tráfego

Agora que você já conhece a gestão de tráfego, seus principais tipos e importância, chegou o momento de aprender as melhores estratégias para executar essa tarefa com maestria.

Conheça seu público-alvo

Para garantir uma gestão eficaz do tráfego online, é essencial começar entendendo seu público-alvo. Esta etapa envolve uma análise detalhada dos hábitos, preferências e necessidades dos potenciais clientes

Desenvolva um bom planejamento

A construção de um planejamento sólido é o próximo passo. Este plano deve estabelecer metas claras, identificar os canais de marketing mais eficazes e criar um cronograma realista para a implementação das estratégias definidas. 

Além de orientar as atividades diárias, um planejamento bem elaborado permite uma avaliação contínua e ajustes conforme necessário.

Estabeleça e acompanhe dados e métricas

A análise de dados e métricas é crucial para avaliar o desempenho das estratégias adotadas. Ferramentas como o Google Analytics oferecem insights sobre o tráfego do site, comportamento do usuário e conversões, permitindo uma análise detalhada do desempenho.

Ferramentas úteis para a gestão de tráfego

Antes de encerrarmos o conteúdo, outro ponto que vai ser muito útil na sua gestão de tráfego é contar com as ferramentas certas ajudando no trabalho. Por isso, veja dois exemplos que são indispensáveis:

Ferramentas de anúncio

As ferramentas de anúncio auxiliam na criação, gerenciamento e otimização de campanhas publicitárias em várias plataformas, aumentando o alcance e o impacto. 

Elas permitem uma segmentação precisa da audiência e oferecem a capacidade de monitorar o desempenho em tempo real, facilitando ajustes conforme necessário para alcançar os melhores resultados.

Google Analytics

Por fim, o já citado Google Analytics é uma ferramenta essencial para a gestão de tráfego online. Ela oferece uma visão detalhada do tráfego do site, comportamento do usuário e conversões, permitindo uma análise precisa do desempenho. 

Ao acompanhar de perto essas métricas, os empreendedores podem tomar decisões informadas e ajustar suas estratégias para maximizar os resultados.

Aprenda como definir seu público-alvo

Um dos principais requisitos para atrair tráfego qualificado para o seu site é saber direcionar seus esforços e recursos em campanhas que realmente vão dar resultado. Por isso, é indispensável conhecer seu público-alvo.

Para ajudar com essa questão, a Ploomes criou um infográfico gratuito para você definir o seu Perfil de Cliente Ideal (PCI), fornecendo insights claros sobre quem são esses consumidores e o que os motiva.

Acesse agora mesmo e aprenda a estruturar esse passo fundamental na sua estratégia.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.