Blog da Ploomes

Você sabe o que é o funil de vendas e como ele funciona?

O processo de vendas está longe de ser simples. Ao contrário do que muitos pensam, uma venda não é apenas a simples entrega do produto para o cliente após o recebimento, mas envole uma série de etapas até que, realmente, seja concluída — o que chamamos de funil de vendas.

Pensando nisso, no post de hoje resolvemos mostrar o que é esse funil de vendas e como ele deve funcionar na prática, tanto do ponto de vista do marketing, quanto das vendas. Assim você pode ajustar não só as suas estratégias de vendas, mas também as ações de marketing que realiza.

É uma ferramenta fundamental para garantir melhores resultados, por isso, acompanhe!

Afinal, o que é o funil de vendas?

funil de vendas
Entenda o comportamento do seu cliente ao longo de toda a cadeia de venda

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas tem o objetivo de mostrar toda a jornada do cliente, desde os primeiros contatos que ele estabelece com a sua marca até, finalmente, fechar o negócio.

Para isso, separamos esses momentos em que o cliente se relaciona com a empresa em etapas, cada um com seus gatilhos e necessidades. Basicamente, são três os momentos em que o cliente precisa passar até fechar o negócio: o topo, o meio e o fundo de funil.

Não existe uma estrutura fixa para entendermos esses três momentos. Alguns preferem separá-los em mais etapas, por exemplo. Mas, no final, são apenas subdivisões dessas três fases.

E como ele funciona?

Como vimos, são basicamente três as etapas que os clientes precisam passar para completar suas jornadas e concluir negócios com a sua empresa. A seguir, vamos conferir cada uma delas:

Topo de funil

Esse momento é quando acontece a descoberta. O cliente percebe que tem uma necessidade ou problema, até o momento, desconhecido. A partir daí, ele tem os primeiros contatos com o seu negócio, seja por uma busca na internet ou visitando a loja física. Ele se torna, então, um lead.

Meio de funil

Agora chegamos ao meio do funil, etapa em que começamos a lidar com os leads gerados na etapa anterior. Agora, eles estão procurando realmente resolver o problema. Por isso, nesse momento é importante nutrir esses leads para que conheçam ainda mais sobre as suas soluções.

Fundo de funil

Para fechar, nós temos o fundo do funil. É nesse momento em que o cliente finalmente está preparado para fechar o negócio com a sua empresa, bastando apenas uma ação mais ativa da equipe de vendas. É aqui que ocorre a conversão, e podemos repetir todo o fluxo novamente.

Como levar a teoria para a prática?

Para fechar o nosso material, é importante mostrarmos como o funil de vendas pode ser trabalhado na prática, não é verdade? Então, vamos acompanhar novamente cada etapa, agora conferindo algumas dicas para desenvolver o seu funil:

Topo de funil

A presença no mundo digital é indispensável para captarmos leads. Por isso, o que se espera de uma estratégia de topo de funil é o trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

Basicamente, a ideia é criar conteúdos de qualidade para que a sua página ganhe destaque nos mecanismos de buscas, como o Google. Marketing de conteúdo e mídias sociais são uma boa pedida nesse sentido.

Meio de funil

No meio de funil, já estamos “sondando” o cliente, ou seja, convencendo-o de que a empresa tem mesmo a solução que ele procura e estabelecendo um relacionamento de confiança. Nesse momento o marketing de conteúdo ainda é importante, mas podemos explorar outras estratégias, como os links patrocinados, por exemplo.

Fundo de funil

Para fechar com chave de ouro o nosso post sobre funil de vendas, é chegado o momento de abordarmos as estratégias do fundo de funil. E aqui precisamos de uma ação mais forte da equipe de vendas e de marketing.

O time de vendas precisa abordar o cliente; já a equipe de marketing precisa disparar as últimas chamadas para que ele, finalmente, feche a venda.

Enfim, gostou do nosso post de hoje? Então, que tal conferir também como otimizar o negócio com a experiência do cliente?

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial