Como usar o CRM no gerenciamento dos leads de plano de saúde?

Com a gestão inteligente dos contatos, veja como CRM pode atuar no gerenciamento dos leads do plano de saúde.
Tayrane
27/02/2023 | 8 min

Gerenciar um grande volume de leads de plano de saúde pode ser um desafio quando não há o apoio de uma ferramenta capaz de otimizar processos em cada etapa da jornada de compra.

Nesse sentido, o CRM surge como importante aliado de empresas que precisam organizar todas as informações relacionadas aos contatos em um único lugar.

Um dos seus principais benefícios é justamente ser flexível a diferentes segmentos de mercado, permitindo que organizações que vão da área da tecnologia à saúde se beneficiem com as funcionalidades da ferramenta.

No setor de saúde, por exemplo, o relacionamento com os clientes demanda atenção redobrada. Afinal de contas, estamos falando do bem-estar das pessoas, que precisam de atendimento rápido, seguro e eficaz.

Quer saber mais chujomo um CRM pode atuar no gerenciamento dos leads do plano de saúde? Neste artigo, mostramos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é CRM?

Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente é o nome dado à ferramenta que possibilita organizar todos os processos relacionados à gestão dos contatos de uma empresa.

Em linhas gerais, o time de vendas consegue registrar todos os dados de um lead, o histórico de interações e em qual etapa do funil o contato se encontra. 

Para além do registro de informações, essa poderosa ferramenta também permite mapear, de forma assertiva, o perfil da base de contatos, garantindo abordagens mais adequadas para cada tipo de lead.

Assim, desde o início da jornada do cliente a empresa consegue construir um relacionamento duradouro com os consumidores, e eles, por sua vez, poderão tirar suas dúvidas sobre a solução a partir de cadências de e-mails automatizadas.

A boa notícia é que, se antes a implementação de um CRM era complexa e com valores elevados, hoje existem opções acessíveis financeiramente e com uma interface amigável.

As alternativas em nuvem garantem alta flexibilidade se comparadas àquelas que operam no desktop. 

Isso porque elas podem ser acessadas em qualquer dispositivo, bastando somente um usuário e senha.

Além disso, o CRM em nuvem é mais seguro, possui custos mais baixos e ainda conta com atualizações frequentes para melhoria da usabilidade.

Como o CRM ajuda no gerenciamento dos leads de plano de saúde?

Os planos de saúde têm ganhado cada vez mais notoriedade, tanto por parte de pessoas físicas quanto de empresas. 

Com a alta demanda, gerenciar os leads torna-se uma tarefa complexa, sobretudo se a companhia não conta com uma ferramenta para dar suporte às tarefas de rotina.

Nesse sentido, o CRM é o recurso mais indicado para garantir um maior controle dos prospects e melhorar a produtividade dos vendedores. Saiba mais a seguir!

Foco no que é importante

Uma de suas principais vantagens é garantir o foco no que realmente importa, auxiliando na qualificação dos leads e no direcionamento de esforços em prospects que de fato tenham o perfil desejado.

Agilidade nas ações de vendas

Mas chegar ao cliente certo não é o único desafio. É preciso ter agilidade e conseguir realizar as tratativas comerciais de forma eficaz e rápida. 

É aí que o CRM age para viabilizar uma visão 360º de seus clientes contemplando seus dados, históricos e definição de próximas ações com cada um.

Foco no relacionamento com os leads

Além disso, é preciso levar em conta que um bom relacionamento com os clientes começa ainda na etapa de prospecção.

Assim, a ferramenta permite criar automações para lembretes de contato, ciclos, reposições, renovações e reativação de clientes.

Também é importante que a comunicação seja feita de forma customizada, sem mensagens genéricas disparadas para toda a base. 

Nesse sentido, o recurso permite a criação de filtros avançados para a segmentação de contatos, definindo ações padronizadas para cada grupo.

Centralização das informações

Um dos benefícios de um CRM, é a possibilidade de centralizar informações em um único lugar, filtrando a base de contatos com critérios específicos. 

Assim, é possível, por exemplo, criar filtros a partir do histórico de compras, dados cadastrais e outras informações extraídas para a criação de campanhas.

Histórico completo dos clientes

Muitas empresas enfrentam um fator em comum: a rotatividade dos vendedores. Sendo assim, quando não há o registro de todas as informações sobre o cliente, o novo profissional responsável pela conta acaba ficando perdido.

Por outro lado, quando há um CRM para registrar as informações desses contatos, é possível acessar o histórico completo de negócios com todas as interações, reuniões, mensagens e tarefas.

Como escolher o melhor CRM para uma empresa de plano de saúde?

Depois de conhecer seus benefícios e entender como um CRM atua no gerenciamento de leads de planos de saúde, é hora de saber quais os critérios fundamentais para escolher a ferramenta que se adequa às necessidades do seu negócio. 

Avalie as características da sua empresa e da plataforma

É fato que empresas maiores necessitam de recursos mais robustos para dar suporte ao grande volume de processos e uma operação mais complexa.

Em contrapartida, empresas menores podem abrir mão de funcionalidades que não serão utilizadas no dia a dia.

No entanto, é preciso ter em mente dois critérios importantes: automação e integração.

Essas funcionalidades são indispensáveis para que a equipe consiga desempenhar as atividades comerciais de forma produtiva e ágil.

O resultado é um time mais focado na estratégia com os leads e menos em tarefas operacionais, que serão otimizadas com o uso correto da ferramenta.

Opte por uma boa usabilidade

Por mais que os treinamentos guiem a equipe ao melhor uso da ferramenta, é fundamental priorizar uma plataforma que conte com um design amigável e simples de utilizar. 

Só assim os profissionais que irão trabalhar diretamente com o recurso terão a facilidade que precisam para desempenhar as atividades de rotina.

Além disso, a ferramenta precisa conter funcionalidades que permitam unificar ao máximo as análises em um só lugar, o que pode ser potencializado se ela oferecer integrações – que falaremos mais adiante.

A mobilidade é outro critério essencial para equipes que precisam de flexibilidade em suas tarefas. Se a plataforma contar com um aplicativo, melhor ainda. Assim, por meio de dispositivos móveis, os profissionais terão acesso às informações em qualquer hora e lugar. 

Avalie se a ferramenta possui integrações

Um dos pontos cruciais para escolher o seu CRM é avaliar se a plataforma permite integrações com outros softwares, sobretudo com aqueles que sua empresa já utiliza. 

Isso permite uma maior flexibilidade das ações e otimiza a rotina dos vendedores. 

Um bom exemplo são as integrações com ferramentas de ERP, permitindo o cadastro de clientes, consultas de estoque, criação de propostas em um só lugar.

Outro tipo de integração que pode trazer insights valiosos é com as ferramentas de BI, ideal para aprimorar a inteligência comercial a partir da análise de dados, criar ações em geração de demanda e encontrar leads com potencial de compra na sua base.

Prepare sua equipe

Ao avaliar as necessidades da sua empresa, fica fácil entender qual opção se alinha mais às suas necessidades. Paralelo a isso, é importante garantir que os processos da equipe estejam bem preparados para receber esse recurso.

Afinal, de nada adianta ter uma ótima ferramenta se a área não está devidamente organizada para implementá-la em sua rotina. Assim, oferecer treinamentos é o primeiro passo para engajar a equipe no uso da ferramenta.

Depois, é hora de integrar o CRM com outros softwares utilizados na empresa para que o time consiga utilizá-los em seu dia a dia de trabalho.

Veja o case de sucesso de uso do Ploomes pela Unimed-SC

Se você ainda tem dúvidas sobre a aplicabilidade de um CRM em empresas de plano de saúde, temos um case de sucesso que demonstra todos os benefícios na prática.

A maior cooperativa de saúde do mundo possui objetivos claros: aumentar o faturamento e o número de vendas.

Com uma base composta, em sua maioria, por clientes B2B, a empresa buscava por uma ferramenta que pudesse centralizar todas as informações de vendas, gerando propostas e contratos em uma única plataforma.

Após a implementação do Ploomes, a Unimed – SC conseguiu centralizar todas as informações da operação comercial, aumentar a produtividade dos vendedores e realizar toda a gestão comercial pela ferramenta.

Além disso, os gestores têm total visibilidade sobre o andamento de tarefas e processos habituais. Já os vendedores podem registrar atividades, agendas e ter acesso a informações de forma ágil.

E se a implementação de um CRM é um desafio em muitas empresas, para a Unimed tudo foi feito com o suporte necessário: do treinamento das equipes à construção de workflows.

Quer saber mais sobre os resultados que a empresa alcançou? Confira o case de sucesso na integra:

Conclusão

Agora que você sabe como um CRM atua no gerenciamento dos leads de planos de saúde, chegou a hora de conhecer a plataforma responsável pelos resultados da Unimed-SC – e que pode ser responsável pelo sucesso da sua empresa.

Ploomes é o recurso ideal se você busca a centralização de toda sua operação comercial. Com um CRM robusto, intuitivo, de fácil implementação e por um valor acessível, você poderá automatizar processos complexos com regras, obrigações e SLAs, além de padronizar a geração de propostas eliminando erros e ganhando tempo.

Conheça o Ploomes!

Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.