Conheça os 4 tipos de CRM e saiba qual escolher para sua empresa

Os tipos de CRM são: CRM Operacional; CRM Analítico; CRM Colaborativo; CRM Estratégico. Saiba como implementar e conheça o melhor CRM.
Henrique
14/09/2021 | 11 min
tipos de CRM

Qual a importância de conhecer os tipos de CRM, avaliando os melhores sistemas e o que eles podem fazer para seu negócio? Confira. 

O foco das suas estratégias de negócio está mais voltado para seus produtos e serviços ou para as experiências, o sucesso e o relacionamento com os seus clientes?

Se a sua resposta foi a primeira alternativa, saiba que a sua empresa pode estar ficando para trás em competitividade.

Uma cultura centrada no cliente, em que se busca atender as necessidades deles, solucionar suas dores e entregar valor, pode fazer o seu modelo de negócio se destacar da concorrência e conquistar a preferência do seu público-alvo.

Nesse sentido, uma ferramenta robusta pode ser uma grande aliada. Inclusive, segundo estudos, o software de CRM teve o maior impacto nas taxas de retenção e de satisfação do cliente.

Por isso, é essencial conhecer os principais tipos de sistema CRM, para então desenvolver o planejamento estratégico mais apropriado para a companhia. 

Afinal, as ferramentas de CRM são fundamentais para estruturar o funil de vendas e, a partir disso, personalizar a comunicação com o seu público. 

Neste conteúdo, além de responder questões centrais sobre o que é o sistema CRM e a sua importância para as equipes comerciais, você também confere algumas das principais estratégias:

  1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente;
  2. Desenvolvimento de um processo comercial mais ágil;
  3. Segmentação dos clientes;
  4. Foco na excelência do atendimento.

E, é claro, as etapas fundamentais para a implementação do CRM em sua empresa.

Quer saber qual o melhor CRM de vendas e como a escolha entre os diferentes tipos pode trazer vantagens competitivas para sua organização? Então, continue a leitura!

O que é CRM?

CRM é um conjunto de estratégias de negócio focadas no cliente. A sigla significa Customer Relationship Management que, em portugês, significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.

A implementação dessas estratégias visam promover um melhor relacionamento entre a empresa e seus clientes, buscando satisfazê-los e fidelizá-los. E isso pode ser feito com a ajuda de um software de CRM especializado.

Afinal, essa solução tecnológica possibilita conhecer os clientes, organizar as oportunidades de negócio, personalizar interações e oferecer uma experiência positiva e encantadora.

Assim, já dá para entender um pouco mais sobre a importância de investir em um dos melhores CRMs do mercado para promover a produtividade da equipe e, consequentemente, o sucesso do cliente.

Agora, iremos conhecer os principais tipos de CRM e como escolher o ideal para as necessidades da sua empresa. Confira.

Quais os tipos de CRM?

Basicamente, existem basicamente quatro tipos de CRM:

Tipos de CRM

Veremos agora as particularidades de cada um.

1. CRM Analítico

O CRM Analítico tem como abordagem o foco na análise de dados dos clientes coletados pela plataforma. 

Por meio de relatórios gerados automaticamente, é possível fazer análises sobre o perfil dos clientes e segmentá-los de acordo com critérios e características específicas.

Com um CRM analítico você consegue entender com mais detalhes os dados que coleta. Veja como isso é importante para as vendas assistindo a este vídeo:

2. CRM Colaborativo

Podemos definir o que é o CRM Colaborativo como uma abordagem mais voltada ao trabalho em equipe e à integração entre diferentes times e departamentos da empresa.

O objetivo do CRM Colaborativo é permitir que as informações circulem com mais fluidez nos diferentes pontos de contato entre o cliente e a empresa. Assim como entre as diferentes áreas de gestão do negócio, otimizando a comunicação organizacional.

3. CRM Operacional

O CRM Operacional é utilizado nas operações rotineiras dos times de atendimento, suporte técnico, marketing e força de vendas.

Um dos exemplos do CRM Operacional na prática pode ser observado quando a ferramenta é utilizada para gerenciar follow-ups, agendar reuniões e definir as melhores rotas para visitar os clientes.

4. CRM Estratégico

O CRM Estratégico mira mais os resultados de médio e longo prazo. Busca-se somar os três tipos de CRM anteriores e obter uma visão holística e macro das oportunidades de negócio.

Assim, ao usar os dados analisados de forma colaborativa, tanto a operação quanto o planejamento estratégico do negócio se tornam muito mais efetivos.

Como escolher o melhor CRM?

O melhor tipo de CRM de vendas é aquele que atende às necessidades atuais do negócio. Nisso, deve-se considerar o porte da corporação, o tipo de segmento, a complexidade das vendas e as funções que são essenciais para seu processo comercial.

Além disso, vale lembrar que apesar de diferenciar os quatro tipos de CRM do mercado, é possível encontrar softwares que trabalham com eles de forma integrada, aproveitando os principais benefícios de cada um.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas de como escolher entre os melhores CRMs do mercado. Afinal, a ferramenta ideal para você será aquela que se adequa à realidade da sua empresa

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar essa resposta:

  • Como está a “experiência do cliente” com a sua marca? Esse processo tem sido eficiente ou está deixando a desejar?
  • Você tem perdido clientes ou negócios por conta dos problemas apresentados em seus serviços ou produtos?  
  • Sua equipe viaja constantemente ou trabalham em conjunto mesmo quando não estão no mesmo ambiente?
  • Como está o processo de negociação? Existe um controle sobre ele ou as informações estão espalhadas? 
  • Os processos são padronizados? Ou seja, todos os vendedores conhecem as próximas etapas que devem seguir?
  • Na sua organização é possível encontrar os dados dos clientes de forma rápida e intuitiva? 
  • No seu negócio é comum o uso de muitas ferramentas? Elas estão conectadas em apenas um banco de dados? 
  • Para finalizar: como está o crescimento da sua empresa? 

Além disso, vale pensar em algumas questões que você considera fundamental para sua companhia. Por exemplo, a possibilidade de automação de propostas, contratos e orçamentos, ou, então, a integração com ERP.

Esses conteúdos também podem te ajudar a definir qual é o melhor CRM para sua organização:

Quais são as estratégias básicas CRM? Conheça 4

Existem quatro estratégias básicas de CRM para usar na sua empresa. Confira, em detalhes, mais sobre cada uma.

1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente 

Essa estratégia de CRM busca fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus clientes por meio de práticas que os aproximem. A personalização das interações e o pós-vendas com foco no sucesso no cliente são alguns exemplos.

Mas como saber se você está conseguindo fortalecer o relacionamento com os clientes?

Confira um conteúdo completo que te ajudará a medir o desempenho da equipe comercial com as principais métricas utilizadas pelo mercado. Assim, é possível melhorar a principal área responsável pelo crescimento sustentável do seu negócio.

Baixe este infográfico gratuito e saiba como medir isso: Os Principais Indicadores de Relacionamento com o Cliente 

2. Desenvolvimento de um processo comercial mais ágil

O CRM pode ser usado para identificar e corrigir gargalos no processo comercial, otimizando o fluxo de trabalho e tornando esse processo mais ágil.

Inclusive, uma das principais vantagens do uso dos diferentes tipos de CRM nas empresas é o aumento da produtividade da equipe comercial.

Isso acontece por uma série de razões:

  • a ferramenta permite que todas as interações com clientes sejam monitoradas e devidamente analisadas, assim como as demais informações geradas no processo de venda;
  • os colaboradores têm acesso facilitado a todos dados sobre a operação e sobre os consumidores;
  • com a padronização dos processos internos, os vendedores conseguem otimizar o seu tempo e podem visualizar as próximas etapas com mais objetividade;
  • há uma maior clareza do que está sendo feito em cada projeto, negociação e momento da jornada em que o cliente se encontra;
  • os gestores podem organizar melhor a operação e garantir que o trabalho dos vendedores seja mais fluido.

Ou seja, já que o sistema de CRM proporciona maior organização e visibilidade sobre as negociações, contribui diretamente para o aumento da produtividade nas vendas.

Este vídeo traz dicas práticas de como fazer isso:

3. Segmentação dos clientes

A ideia da segmentação de clientes no CRM é separá-los em grupos de acordo com critérios pré-estabelecidos e estratégicos. Por exemplo, de acordo com a localização geográfica, preferências, histórico de compra, entre outros. 

Isso é fundamental para que o relacionamento com os consumidores comece de forma mais espontânea e se desenvolva de maneira orgânica, tornando-se duradouro e saudável. 

Afinal, com a classificação dos clientes é possível personalizar não apenas o discurso de acordo com os desejos e necessidades dos clientes, mas também a maneira de abordar a cada um. 

Assim, você consegue criar ofertas customizadas e aumentar as chances de conversão.

4. Foco na excelência do atendimento

O atendimento é um dos aspectos-chave para a gestão de relacionamento. Uma pesquisa mostrou que 33,3% dos clientes desistem da marca após a primeira experiência ruim. 

Ou seja, privilegiar uma comunicação positiva, atendendo às necessidades dos consumidores é uma das principais maneiras de evitar que eles optem pela concorrência.

Uma estratégia com foco em garantir a excelência do atendimento ao cliente pode ser implementada com a ajuda do CRM.

Leia mais: O que a Indústria 4.0 tem a nos dizer sobre o atendimento ao cliente

Quais são as 4 etapas do CRM?

A implementação do CRM se dá a partir de quatro etapas:

  • Etapa 1: mapeamento de processos e dados realmente relevantes para aprimorar o relacionamento com os clientes;
  • Etapa 2: padronização dos procedimentos, fluxos de trabalho e a comunicação interna de modo a garantir o alinhamento entre as equipes de marketing, vendas e atendimento;
  • Etapa 3: centralização todos os dados relevantes para tornar os processos mais ágeis;
  • Etapa 4: oferecimento de treinamentos para que os colaboradores aprendam as funcionalidades da plataforma de CRM e aproveitem todo o potencial dela.

Se você quer mais dicas de como implantar o melhor CRM do mercado em sua empresa, este vídeo pode te ajudar:

Como escolher entre os melhores CRMs?

E então, ficou claro quais são os tipos de CRM, as etapas e estratégias? Mais do que isso, qual o melhor CRM de vendas e como definir isso de acordo com a necessidade do seu negócio?

Invista em uma plataforma de CRM para a sua empresa e coloque o relacionamento com os clientes no centro das suas estratégias de negócio.

O software de CRM da Ploomes é ideal para vendas complexas. Ele permite que você tenha maior controle sobre o processo de vendas e mantenha devidamente organizadas as informações valiosas sobre leads e clientes.

Esse é o melhor CRM de vendas para você acompanhar a jornada de compra e o histórico de relacionamento com os seus clientes, sendo a maior empresa de CRM da América Latina.

Além disso, um dos principais diferenciais do Ploomes é a possibilidade de contratar separadamente alguns módulos de acordo com a sua necessidade. Dentre os principais disponíveis, destacam-se:

  • Pipeline e Workflows: automatize seus processos, gerencie melhor suas oportunidades no funil de vendas, aumente suas conversões, crie fluxos de trabalho inteligentes e identifique e elimine gargalos do seu processo comercial;
  • CRM: centralize todos os dados sobre os seus clientes, mantenha os dados atualizados e acessíveis, segmente seus clientes por região, vendedor, porte, mercado, etc., controle os ciclos de compra, automatize ações de pós-vendas;
  • CPQ (Configuração, Preço e Cotação): reduza o tempo dedicado à geração de propostas, elimine erros e aumente a produtividade, faça o cálculo por fórmulas e consultas ao ERP, incluindo tributos e margens;
  • Analytics: visualize em tempo real o desempenho dos colaboradores, tenha acesso a dashboards completos, promova a gestão à vista para motivar os times.

Experimente a solução de CRM da Ploomes e tenha maior controle sobre as suas vendas, administrando em um único lugar suas oportunidades de negócio e o relacionamento com seus clientes.

Veja mais detalhes sobre como o Ploomes pode ajudar sua empresa:

Quer saber mais? Faça o teste gratuitamente nos primeiros 14 dias! Ou, então, para tirar dúvidas, fale com um de nossos consultores e agende uma demonstração.

ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.