Como organizar a rotina de vendas com um CRM

Seus vendedores sabem organizar a própria rotina de vendas com um CRM? Se eles não usam uma plataforma comercial, vocês conseguem se organizar de alguma outra forma? Na […]
12/05/2021 | 7 min
Vendedor organizando a rotina de venda com um CRM

Seus vendedores sabem organizar a própria rotina de vendas com um CRM? Se eles não usam uma plataforma comercial, vocês conseguem se organizar de alguma outra forma?

Na correria do dia a dia é muito fácil esquecer de ligar para aquele cliente que ficou de responder a proposta, ou elaborar um orçamento para uma oportunidade menor ou mesmo de registrar suas interações. 

Mas sabe o que você está perdendo com esses pequenos lapsos de memória? Eficiência e vendas que te ajudariam a bater a meta.

Por isso, vamos ver neste texto como a plataforma de CRM ajuda a organizar a rotina de vendas. Além disso, você também poderá conferir algumas práticas caso já tenha alguma plataforma para fazer essa gestão. Confira!

Veja também nosso e-book com métodos e práticas para quem deseja ter um processo comercial impecável

Benefícios de uma rotina de vendas bem estruturada 

Como você deve imaginar, uma rotina de venda bem organizada garante sim resultados mais promissores e satisfatórios, conforme introduzido neste artigo. Mas você sabe quais são os diferenciais que essa estrutura interna oferece para a área de vendas?

Em primeiro lugar essa estruturação promove a redução de falhas, permitindo que a equipe erre menos, já que conta com um escopo de atuação já definido. 

Além disso, há uma grande otimização de tempo e maior aperfeiçoamento de gestão. O motivo é simples, por contar com dados ricos sobre todas as fases e etapas pré-definidas, a gestão tem maior visão sobre o que está sendo feito pela equipe e o que pode ser melhorado, enquanto o time otimiza o tempo gasto em cada tarefa, pois sabe tudo o que deve ser feito. 

Com isso, a equipe consegue produzir mais e entender melhor os clientes, entregando naturalmente resultados mais positivos que geram maior satisfação aos compradores. Dessa forma, bater metas e alcançar objetivos se torna um caminho natural. 

Com a rotina de vendas bem estruturada sua equipe também consegue um pós-vendas mais eficiente já que esta etapa também deve ser prevista e organizada no momento de criação da rotina comercial. Isso garante que as expectativas de clientes e empresa estejam caminhando na mesma direção.

Agora que você já entendeu a importância de uma rotina de vendas bem elaborada para o sucesso da área comercial da sua empresa e também os principais benefícios dessa estruturação interna, vamos entender como um software de CRM de vendas (Customer Relationship Management) te ajuda com isso. 

Como o CRM garante uma rotina de venda mais organizada? 

Depois de analisar os benefícios que uma boa rotina de vendas traz para um negócio, aposto que você deseja organizar a sua agora mesmo, acertei? Para que isso seja possível é muito estratégico contar com um CRM!

O motivo é simples! E é provável que, se você atua com vendas, já saiba do que estamos falando. Lidar com vendas pode não ser nada fácil. Cumprir metas, garantir que os processos internos estejam bem estruturados e, principalmente, controlar o funil de vendas costuma ser bastante trabalhoso.

Além de garantir a execução adequada e eficiente de todas essas tarefas, um bom relacionamento com clientes é fundamental para qualquer negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pela Software Advice, 74% dos participantes disseram que um sistema de CRM promoveu melhor acesso aos dados de clientes.

Ou seja, contar com uma solução que proporcione o acesso facilitado aos dados necessários é um grande diferencial no dia a dia de uma operação robusta. Então vamos analisar melhor algumas maneiras de organizar sua rotina de vendas com um CRM:

Gestão do funil de vendas 

Até aqui já entendemos que dispor de processos comerciais bem organizados é uma etapa  determinante para ter sucesso nas negociações e vendas, certo? Então não podemos esquecer da importância de contar com funis bem organizados, sejam os de marketing, vendas e até os de customer success.

E, para isso, mais uma vez o CRM é o grande aliado das equipes comerciais. Isso porque, com o CRM, a gestão dos múltiplos funis é mais eficiente e controlada por vendedores e gestores. 

Isso porque a plataforma permite que você configure os diferentes funis da empresa e organize cada negócio em um modelo Kanban, o que facilita a visualização de todas as oportunidades em andamento.

Automações

Manter a organização em ordem é um processo que pode exigir muito tempo da sua equipe. Por isso, quanto mais desburocratizado for o processo comercial, melhor será para sua organização.

E você sabia que é possível automatizar muitas tarefas manuais? Assim, você garante que sua equipe foque em atividades realmente importantes, como as negociações e as próprias vendas. Uma excelente maneira de fazer isso é utilizando as automações do CRM. 

Com este recurso você tem a possibilidade de definir tarefas e automações para cada uma das etapas do funil, como por exemplo, ao avançar a etapa X, o vendedor deverá enviar um e-mail com algum conteúdo. Na etapa Y, o vendedor deve entrar em contato via telefone. 

Dessa forma é possível reduzir falhas e erros humanos, naturalmente comuns em qualquer operação. Além disso, permite que gestores e diretores tenham mais controle sobre todo o processo. 

Checklists

Como já falamos, o CRM automatiza tarefas e evita que tarefas importantes deixem de ser cumpridas por falta de tempo ou organização. Para isso, a função de checklists é uma grande aliada dos usuários.

A função de checklists funciona como uma trava de segurança, pois evita que um negócio seja passado para o próximo estágio se alguma informação não for preenchida. 

Assim, você evita que imprevistos surjam mais à frente. Imagina perder horas dos seus colaboradores porque ninguém perguntou se o cliente tinha orçamento para a sua solução. 

Automação de propostas e documentos 

A rotina de vendas é naturalmente composta de muitos documentos e propostas comerciais. Em negociações de caráter mais consultivo e complexo, o envio é praticamente obrigatório. 

Imagine agora a rotina de um vendedor com um alto volume de negociações em andamento. Se todos os documentos forem gerados de forma manual, é natural que ocorram muitos atrasos ou erros, o que compromete a credibilidade de sua empresa.

Por isso que a automação de propostas e documentos é uma ferramenta essencial para a rotina da área comercial.

Dessa forma, é muito importante contar com um CRM que tenha esse recurso para organizar a rotina de vendas de um negócio e garantir que nenhuma ação fique esquecida. 

Rápido acesso a históricos e documentos 

Independente se você trabalha no mercado B2B ou B2C, acessar informações relevantes de forma rápida e intuitiva é muito importante para que a sua rotina de vendas funcione da maneira esperada. 

Isso permite que os envolvidos no processo comercial acessem todo o histórico de interações com clientes, padronizem suas abordagens e gerenciem os dados e documentos gerados no decorrer do negócio. 

Ações como essa são imprescindíveis para garantir o bom andamento da sua rotina e também que a sua equipe comercial dê a devida atenção a todas as oportunidades. 

Por isso, é importante contar com um CRM para organizar sua rotina de vendas e potencializar os seus resultados! 

Conte com um CRM para tornar sua rotina de venda simples e funcional 

Ao decorrer deste conteúdo abordamos como a tecnologia de um software de CRM é necessária para organizar e estruturar uma rotina de vendas qualificada e funcional. 

Se você ainda não conta com essa solução, que tal dar uma olhada neste outro conteúdo que preparamos sobre a necessidade dessa solução e analise se a sua empresa precisa investir em um CRM de vendas.

Além disso, inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo em primeira mão e ficar de olho em tudo o que acontece no universo das vendas, marketing e gestão comercial. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.